Parceria entre Nova Escola e distribuidoras da Neoenergia, o projeto pretende impactar 10 mil educadores no País
Repensar os hábitos de consumo de energia elétrica e seus impactos no meio ambiente é muito importante no cenário atual brasileiro de escassez de recursos hídricos para geração de energia. A escola possui um papel importante e pensando nisso a Nova Escola, negócio social voltado a oferecer recursos para educadores com foco na Educação pública brasileira, em parceria com as distribuidoras da Neoenergia Coelba, Celpe, Cosern, Elektro e Neoenergia Distribuição Brasília, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, realizam uma série de cursos online autoinstrucionais e gratuitos sobre como trabalhar o tema da sustentabilidade e da eficiência energética em sala de aula. A formação “Meio ambiente, Metodologias Ativas e Energia na Base Nacional Comum Curricular – BNCC” pretende impactar 10 mil educadores.
Educação Ambiental e uso eficiente de energia fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como temas contemporâneos que afetam a sociedade, e o documento recomenda que sejam abordados por todas as disciplinas e etapas de ensino. “Queremos apresentar para os professores algumas soluções de forma transversal e integradora a respeito dos temas energia, como eficiência energética, e projetos Interdisciplinares na BNCC”, conta Bárbara Ito, Coordenadora Pedagógica da Nova Escola .
“A importância de treinar os professores e fornecer material didático de qualidade para repassar as informações sobre uso eficiente de energia aos alunos e suas famílias é muito importante para os Programas de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia. A Educação é fundamental para a mudança dos hábitos de consumo dos nossos consumidores, temos certeza que a parceria com a Nova Escola vai ser muito positiva para atingir esse objetivo”, diz Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia .
Os cursos autoinstrucionais fazem parte da iniciativa Energia que Educa, feita em parceria da Nova Escola com a Coelba, Celpe, Cosern, Elektro e Neoenergia Distribuição Brasília, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, que pretende ajudar os professores a abordarem questões socioambientais e o consumo responsável na sala de aula, por meio de metodologias ativas e pautados pela BNCC.