spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeAS PROPOSTAS PARA MOBILIDADE DOS PREFEITOS ELEITOS NAS 5 CAPITAIS MAIS POPULOSAS...

AS PROPOSTAS PARA MOBILIDADE DOS PREFEITOS ELEITOS NAS 5 CAPITAIS MAIS POPULOSAS DO BRASIL

Novidades incluem implementações da faixa azul para motos, ônibus elétricos e teleférico urbano

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) são as cinco maiores capitais do Brasil em termos de quantidade de habitantes. Agora, com as eleições municipais de 2024 encerradas, fica a pergunta: o que os prefeitos eleitos – e reeleitos – irão fazer para a mobilidade?

Automotive Business consultou os planos de governo dos vitoriosos (e mais algumas promessas esporádicas feitas por aí) e traz a lista para ficarmos de olho no futuro.

Como Brasília não tem prefeito (por não ser considerada município, não tem prefeito ou vereadores, apenas deputados distritais), adicionamos ao texto a sexta capital mais populosa, Belo Horizonte (MG).

São Paulo – Ricardo Nunes (MDB)

Ricardo Nunes (MDB) foi eleito com quase 60% dos votos em São Paulo após um segundo turno relativamente tranquilo, com sua campanha apostando no lema de “voto seguro”.

Durante o seu primeiro mandato, que Nunes herdou do falecido Bruno Covas, seus principais projetos em mobilidade foram a tarifa zero nos ônibus aos domingos e a inauguração do transporte via balsa na represa Billings, que circula entre dois terminais na represa.

Estas são suas promessas para a área de mobilidade nos próximos quatro anos:

  • Programa Mamãe Tarifa Zero – transporte gratuito em dias úteis para mães que levam seus filhos para a escola
  • Subaquático da represa de Guarapiranga nos mesmos moldes do que opera na Billings
  • 14 novos corredores de ônibus e BRTs (8 que estão em obras e serão entregues e 6 novos, que ainda entrarão em obras)
  • Aquisição de 2.600 ônibus elétricos (promessa feita ao blog “Fiscal do Clima”)
  • Mais 200 km de faixa azul exclusiva para motociclistas (atualmente são 145 km, com promessa de chegar a 200 km até o final do ano)
  • Inauguração de um VLT (Veículo Leve sob Trilhos) no Centro da cidade
  • Expansão das ciclovias – uma meta numérica não foi dada. Nunes não cumpriu a promessa de entregar 1.000 km até 2024
  • Revitalização de pontes, viadutos e túneis
  • Concessão de 11 terminais da zona Leste, mais o Parque D. Pedro, na região central, à iniciativa privada
  • Construção de Novos Terminais de Integração de Ônibus
  • Requalificação de calçadas e calçadões para melhorar o trajeto para pedestres
  • Extensão da Marginal Pinheiros

Rio de Janeiro – Eduardo Paes (PSD)

Eduardo Paes (PSD) vai para seu quarto mandato no Rio de Janeiro (foi eleito em 2008, 2012 e 2020).

No campo da mobilidade, a maior conquista deste último mandato, segundo o prefeito, foi o programa BRT Seguro, parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para trazer mais segurança aos ônibus da cidade. O programa teria diminuído em 90% as ações de vandalismo nos veículos e terminais.

O programa de governo do prefeito tem poucas propostas sobre mobilidade. São elas:

  • Começar a transição do sistema BRT (sobre rodas) para um sistema leve de trilhos (modelo VLT) a partir da Transcarioca e da Transoeste, no trecho do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico. Essa já havia sido uma promessa do mandato anterior e não foi cumprida
  • Implantação de três novas linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), somando 226 km
  • Renovação da frota de ônibus municipais, que passará a ser 100% climatizada e integrada a outros modais
  • Construção de um corredor para VLT ligando Botafogo à Gávea, substituindo um antigo projeto de metrô
  • Criação de mais uma via de conexão do BRT de Sepetiba, em direção ao terminal Pingo D’água
  • Iniciar a eletrificação da frota de ônibus
  • Implementar a faixa azul para motos nas principais vias da cidade
  • Com a nova bilhetagem digital (Programa Jaé), reestruturar a política tarifária do transporte público

Fortaleza – Evandro Leitão (PT)

Esta é a primeira vez em que Leitão, três vezes deputado estadual no Ceará, é eleito para um cargo executivo. Fortaleza foi a única capital que elegeu um prefeito do PT, partido que demonstrou uma perda de fôlego nesta eleição.

A votação foi apertada contra o candidato do PL, André Fernandes, e Leitão irá assumir a cidade sem ter uma maioria numérica na Câmara de Vereadores. Ou seja: vai precisar de jogo de cintura para criar alianças e garantir a aprovação de projetos.

Estas são suas propostas para a mobilidade:

  • Isenção de 50% do IPVA para os motoristas de aplicativo
  • Criação da “paradinha”, base de apoio aos motociclistas que trabalham para aplicativos
  • Investimento na carreira dos motociclistas, especialmente em direção defensiva, ecodrive e na gestão da carreira
  • Melhoria das calçadas da cidade para diminuir os desníveis e melhorar sinalização para PCDs
  • Criação de corredores verdes para pedestres e ciclistas interligando parques e espaços de lazer
  • Implementação da faixa azul na cidade, aos moldes de São Paulo
  • Integração dos modais de transporte público (ônibus, metrô e VLT)
  • Ampliação do passe livre estudantil para os finais de semana
  • Criação de pontos de parada e terminais de transportes públicos seguros, acessíveis e acolhedores para usuários, especialmente para mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência, através da integração com sistemas de vigilância, segurança cidadã e iluminação pública ostensiva
  • Manutenção preventiva e corretiva da malha pública

Salvador – Bruno Reis (União)

O atual prefeito foi reeleito no primeiro turno com 76,87% dos votos válidos, representando uma importante vitória do “centrão” – que, a partir do ano que vem, vai governar um terço das cidades brasileiras.

O transporte é uma das principais bandeiras do candidato, que apresentou um plano de governo recheado de projetos:

  • Criação do Teleférico de Salvador, também referido como “Teleférico do Subúrbio”. O projeto prevê um percurso de 4,5 km, 27 torres e 4 estações: Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, esta última localizada próxima à Linha 1 do Metrô, permitindo a integração dos modais
  • Ter 100% dos ônibus do transporte público com ar-condicionado
  • Ampliar para mais de 50% a frota dos ônibus elétricos que fazem parte do BRT
  • Inaugurar faixas exclusivas para ônibus em diversos pontos da cidade, além de um corredor ligando a Orla à Cidade Baixa, via San Martin, e a continuidade da obra do BRS Pituba-Aeroporto
  • Criação de um novo sistema de transporte, com micro-ônibus elétricos, para atender aos bairros do centro: Campo Grande, Avenida Sete, Pelourinho e Comércio. Entre o Farol da Barra e Santo Antônio Além do Carmo, o novo sistema ofertará 10 veículos com tecnologia headway, que reduz a resistência ao rolamento, resultando em economia de combustível e menor impacto
  • Criação de uma intermodalidade entre o sistema cicloviário e o transporte coletivo
  • Regularização do Subsistema de Transporte Complementar (STEC), o Amarelinho
  • Aperfeiçoamento na sinalização de informação aos passageiros, com a disponibilização de painéis nos principais pontos de Salvador
  • Ampliação de vias para ciclistas – meta é ter mais de 200 km entre ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade até 2028
  • Instalação de escadas rolantes ligando regiões estratégicas, como o Vale das Pedrinhas à avenida Antônio Carlos Magalhães, para melhorar o acesso ao BRT e ao Metrô
  • Melhorias na iluminação e sinalização das estações de BRT e Metrô, e estímulo à implementação de estacionamentos seguros nas redondezas
  • Regulamentação da velocidade em novos pontos da capital e ampliação das chamadas áreas de “trânsito calmo”
  • Elaborar o Programa Municipal de Transporte Hidroviário
  • Desenvolver estudos para implantação do acesso ferroviário aos portos de Salvador, ao Terminal Portuário de Cotegipe e ao Terminal Marítimo de Granéis

Belo Horizonte – Fuad Noman (PSD)

Após ficar em segundo lugar no primeiro turno, Fuad Noman (PSD) conseguiu reverter o resultado e assegurar a vitória no turno derradeiro, com 53,73% dos votos válidos. Noman era vice-prefeito de Alexandre Kalil, que deixou o cargo em 2022 para concorrer ao governo do estado.

Uma das principais promessas do candidato é revisar os contratos das empresas que operam o transporte público em Belo Horizonte. “Precisamos modificar completamente esse sistema”, declarou ele.

Confira as propostas do prefeito reeleito:

  • Renovação da frota de ônibus. Uma meta numérica não é estabelecida, mas o prefeito diz que entregou 757 veículos novos em um ano
  • Aumento do número de viagens diárias pelos veículos do transporte público
  • Manutenção das gratuidades implementadas durante a atual gestão: Vale-Transporte Saúde (para pacientes oncológicos e acompanhantes), Auxílio Transporte Mulher (para mulheres em situação de violência doméstica), Passe Livre Estudantil e Passe Livre das linhas de ônibus que circulam em vilas e favelas da capital
  • Continuação do programa Tolerância Zero, que pune a má qualidade na prestação de serviço das operadoras de ônibus. Segundo o prefeito, mais de 630 veículos são fiscalizados por semana
  • Continuação do Plano de Mobilidade Limpa de Belo Horizonte, que prevê a substituição de 40% da atual frota, até 2030, por ônibus com energia limpa, entre os quais ônibus elétricos. A Prefeitura obteve R$ 317 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a compra de 100 ônibus elétricos
  • Implementação do BRT da Avenida Amazonas, atualmente em fase de estudos, que terá mais de 40 km de extensão

Fonte: Automotive Business

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos