Buscando expandir sua atuação no Brasil, instituição contratou Consórcio de empresas especializadas no tema de cidades inteligentes no Brasil
O CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina é uma instituição financeira multilateral que tem como missão apoiar o desenvolvimento sustentável de seus países acionistas e a integração da América Latina e Caribe. Nesse sentido, o banco vem trabalhando há vários anos nas questões relacionadas à transformação digital de cidades, inclusive no Brasil, onde as iniciativas ocorrem tanto ao nível da implantação de infraestruturas de conectividade em cidades grandes e médias, como em questões de fortalecimento institucional nas cidades por meio da utilização de tecnologias avançadas.
Atento aos desafios relacionados sobretudo à escassez de recursos de parte dos governos locais para estruturar programas de impacto para a transformação digital, o CAF mobilizou recursos de cooperação técnica para apoiar municípios brasileiros no entendimento de seus desafios sobre a temática, por meio da aplicação de um diagnóstico padronizado, que leva em consideração os principais indicadores internacionais para Cidades Inteligentes.
A partir de uma metodologia desenvolvida exclusivamente para esse fim, 8 municípios de diferentes regiões do país foram selecionados de diferentes regiões do país, tendo sido iniciados no mês de março os trabalhos de levantamento e sistematização de dados e informações. Os municípios selecionados foram: Belém (PA), Boa Vista (RR), Rondonópolis (MT), Palmas (TO), Vitória da Conquista (BA), Foz do Iguaçu (PR), Guarapuava (PR), Caxias do Sul (RS).
O trabalho conta com o apoio do Consórcio Latin America Smart Cities, que reúne as principais consultorias brasileiras dedicadas ao tema de Cidades Inteligentes – SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Bright Cities e Connected Smart Cities. A partir das informações recolhidas no diagnóstico, três desses municípios avançarão para uma etapa de elaboração de projetos que respondam aos principais desafios identificados.
Sobre o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina
O CAF – banco de desenvolvimento da América Latina – tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional, financiando projetos nos setores público e privado, prestando cooperação técnica e outros serviços especializados. Fundado em 1970 e atualmente formado por 21 países -19 da América Latina e Caribe, juntamente com Espanha e Portugal- e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informações em www.caf.com.
Sobre a SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria
Primeira Consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades Inteligentes, a SPIn concentra renomados especialistas e a mais avançada expertise em todos os campos do conhecimento necessários ao planejamento e à estruturação multidisciplinar de projetos para Smart Cities.
Sobre a Bright Cities
Com uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma ampla base de dados e de centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e ISO (Organização Internacional de Normalização), a ferramenta estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município.
Sobre o Connected Smart Cities
Connected Smart Cities é reconhecida, desde 2015, como a principal plataforma de cidades inteligentes no Brasil, envolvendo empresas, academia, entidades e governos que têm por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias que contribuem com a formação de cidades mais inteligentes e conectadas entre si, sejam elas pequenas ou megacidades. Para atingir este objetivo, unimos empresas e entidades de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, startups, pesquisadores, universidades, governo e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo.
Crédito: CAF e Consórcio Latin America Smart Cities