No último domingo, 19/03, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Rede Globo, revelou que a cidade foi eleita, na 8ª edição do estudo, a mais inteligente e conectada do Brasil.
Com o objetivo de identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento social, econômico e sustentável do Brasil, e incentivar a expansão da concepção de cidades inteligentes, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC) realiza, desde 2015, o Ranking Connected Smart Cities. O estudo se baseia no levantamento, coleta e triagem de dados de municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, considerando determinados eixos temáticos e indicadores de análise.
Na edição de 2022, a cidade de Curitiba conquistou a 1ª colocação no top 5 do Ranking das cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis do país. Em seguida, ficaram as cidades de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Campinas (SP). Dentre os 11 eixos temáticos contemplados neste estudo, a cidade se destacou nos quesitos: Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação; Urbanismo e Meio Ambiente.
Para contextualização do estudo e resultado, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Rede Globo de Televisão, apresentou reportagem, no dia 19/03, sobre o crescimento de startups, principalmente voltadas à produção de energia limpa e renovável, na região do Vale do Pinhão, considerada um grande polo de empreendedorismo, tecnologia e inovação do Brasil e uma referência em smart city.
“Em 2022, Curitiba foi considerada a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, à frente de Florianópolis e São Paulo.” “O Vale do Pinhão veio desse movimento para conectar os atores do ecossistema de inovação e desenvolver, trazer melhores práticas, ambientes de negócios na cidade para essas empresas, principalmente de base tecnológica”, destacou o apresentador.
Assista aqui a reportagem especial do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.