spot_img
HomeSÉRIESIluminação PúblicaENEL X PARTICIPA DE SÉRIE TEMÁTICA DISCUTINDO INVESTIMENTOS NO SETOR DE ILUMINAÇÃO...

ENEL X PARTICIPA DE SÉRIE TEMÁTICA DISCUTINDO INVESTIMENTOS NO SETOR DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Mylena Kosimenko
Mylena Kosimenko
Jornalista da Necta - Conexões com Propósito

A série, realizada em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility, promove imersão no tema iluminação pública a fim de discutir investimentos, tecnologia e inovação

No próximo dia, 18, começa a  série temática Investimentos no Setor de Iluminação Pública com a participação da Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility.

O objetivo do evento é discutir os desafios enfrentados pelo mercado de PPPs de Iluminação Pública.



Serão três blocos quinzenais de apresentação. A transmissão será ao vivo, e com inscrições gratuitas.

O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira (18/08) às 9h, e apresentará o questionamento: Existe um “tamanho ideal” de projeto de PPP de Smart Cities?

Para pensar ideias e propor soluções com a Enel X e a plataforma do Connected Smart Cities & Mobility, participam deste primeiro dia da série temática: Marcelo Caumo, Prefeito de Lajeado; Bruno Werneck do Mayer Brown Advogados e Tauil & Chequer Advogados e Carlos EduardoCardoso Souza, responsável e-city da Enel X.

Setor de Iluminação Pública

A resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou a responsabilidade do poder público municipal sobre os ativos de iluminação pública, acelerou a estruturação de projetos de Parceria Público-Privada (PPP) voltados à modernização dos parques de iluminação pública (IP) dos municípios.

Estima-se que o mercado de PPP´s de IP seja superior a R$ 9 bilhões por ano e projetos foram lançados em um ritmo bastante intenso nos últimos anos. As prefeituras cada vez mais se propõem o desafio de estudar a viabilidade de PPPs de Iluminação Pública e mais organizações têm se mobilizado para atuar nesse setor.

Contudo, é necessário discutir a sustentabilidade desses projetos de forma que seja possível que as PPP´s de IP possam atingir o  potencial esperado.

Além disso, o emprego da tecnologia para a utilização inteligente de recursos nas cidades trouxe um forte debate acerca das cidades inteligentes, já que os projetos de IP possibilitam a prestação integrada e eficiente de serviços de interesse público local, monitoramento e gestão das vias e do trânsito, segurança pública, saúde, educação, dentre outros.

O Brasil está atrasado em relação a outros países de mesmo porte econômico no que se refere a implantação de redes elétricas inteligentes, mas apesar do modelo ter apresentado uma boa aceitação nas discussões com os players do setor,  ainda é preciso avançar em relação a aspectos práticos de sua adoção.

A Série Temática Investimentos no Setor de Iluminação Pública debaterá os desafios que ainda impedem que o pleno potencial do mercado de PPPs de IP se concretize e, especificamente, os desafios para o desenvolvimento de modelagens que viabilizem a incorporação de serviços e receitas complementares a partir desses projetos.

Serviço:

Série Temática- Investimentos no Setor de Iluminação Pública

Datas: 18/09; 01/09 e 15/09 de 2022

Horário: 09h00 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos