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GTFS PODE SER UM CAMINHO PARA A POLÍTICA NACIONAL DE SUBSÍDIO?

Gustavo Balieiro
Gustavo Balieiro
Mestre em transportes pela UFMG, com mais de 15 anos na área tendo atuado em transportes em duas copas do mundo e duas olimpíadas, sendo as duas últimas posições em eventos como consultor do COI e CONMEBOL. Sócio de uma consultoria tradicional de transportes (PLANUM) e sócio de uma startup de inovação de mobilidade (Bus2). Atualmente trata mais de 1 bilhão de registros por mês entre dados de planejamento, AVL, SBE e outros, independente de formato e fornecedores.

O que é e para que serve este padrão de dados no transporte.

O transporte público é uma prerrogativa dos governos municipais, mas muitos enfrentam desafios significativos devido à falta de verba. A pandemia agravou essa situação, mas também catalisou discussão sobre mudanças na regulação, principalmente o apoio em recursos por parte do governo federal. Uma solução paliativa foi o pagamento de subsídios com base no número de idosos, mas as discussões prosseguem, e é necessário ter uma metodologia e mecanismo que permita pagar e medir caso a medida avance.

Eis que o General Transit Feed Specification (GTFS), um formato de dados desenvolvido pelo Google, e hoje liderado pela Mobilitydata, fornece toda estrutura dos dados da oferta. Esse padrão facilita a troca de informações e apresenta o conjunto de linhas, variantes, quadro de horário com suas nuances, tarifa, enfim, este padrão de dado permite que se tenha a real clareza do planejado a ser executado em dada localidade. 

Saber exatamente o que será ofertado é uma ótima estimativa para custos do sistema. A composição de custo é complexa, mas a grosso modo é o conjunto de custos fixos (veículos, mão de obra, etc) e custos variáveis (como combustível, peças e acessórios, rodagem, etc). O GTFS permite saber a quilometragem total estimada a ser executada e em conjunto com o quadro de horário uma estimativa da frota e mão de obra necessária para atendê-la. Desta forma o GTFS possibilitaria ao Governo Federal estimar ou estabelecer critérios de subsídios com uma margem de controle e medição muito apuradas.

Muito além do subsídio, um municio que informa aos seus habitantes quais são as opções de deslocamento, e cumpre essa especificação, garante um dos critérios mais importantes na percepção da qualidade do transporte coletivo, a confiança. Seja através de aplicativos proprietários, ou oficiais do municio/operador, a informação ao usuário é uma vertente fundamental à melhoria do transporte e principalmente fortalecimento do setor.

A plataforma lançada pela Bus2 no Connect Smart Cities de 2023 passou a ter apoio de parcerias estratégicas, como a do Google e FNP. Com isso os municípios passam a ter a oportunidade de transformar seus sistemas de mobilidade urbana. Essa transformação não só atende a uma demanda urgente por melhoria na gestão e transparência, mas também se alinha com a necessidade dos municípios se organizarem com seus dados para permitir uma metodologia viável para o aporte de recursos federais.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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