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COM MAIOR ROTA DO MUNDO DEDICADA A DRONES LOGÍSTICOS, SALVADOR DISCUTE POLÍTICA INÉDITA DE FOMENTO AO SETOR

Conjunto de iniciativas para atração de investimentos e geração de empregos a partir do uso sustentável de aeronaves não tripuladas será debatido no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador

Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais de 5.000 quilômetros sobrevoados por drones em sua costa. Todos os dias, aeronaves não tripuladas decolam do droneporto do Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, transportando amostras de pacientes de quatro laboratórios e um hospital da região. O drone faz o primeiro pouso no Jardim dos Namorados, onde recebe novas amostras, e parte para seu ponto final, a praia de Jaguaribe, onde os materiais seguem por terra até a cidade de Lauro de Freitas.

Além disso, a conexão com a ilha de Itaparica também acontece diariamente, com travessias de aproximadamente 10km por drones. No total, em menos de um ano de operação, já foram transportados em Salvador mais de 3 mil kg de carga, com quase 2 mil voos realizados, gerando impactos não somente na qualidade e agilidade dos serviços, como – principalmente – na redução do número de automóveis nas redes de transporte terrestre e diminuição da emissão de gases de efeito estufa na cidade.

A vocação de Salvador para a logística com drones tem relação direta com a geografia da cidade, somada às limitações atuais da ANAC – Agência Brasileira de Aviação Civil quanto ao sobrevoo de áreas urbanas e cidadãos não anuentes. Com uma costa de mais de 300 km, é possível operar entregas de leste a oeste da cidade, com a aeronave contornando o território (como ilustrado abaixo), em pleno cumprimento à regulação atual da ANAC, além da conexão das ilhas com o continente. Entregas que levariam, tradicionalmente, entre uma e duas horas, são convertidas em cerca de 10 minutos, “desafogando” os sistemas de transporte e contribuindo à redução da pegada de carbono da cidade.

Voos diários com aeronaves não tripuladas em Salvador. Fonte: Speedbird Aero

O cenário aquecido do setor, além dos impactos positivos da solução à cadeia logística, à mobilidade urbana e ao meio ambiente, impulsionaram a Prefeitura de Salvador, por intermédio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a propor um conjunto de iniciativas e medidas para fomentar o uso sustentável, seguro e inovador de drones no Município.

Pela primeira vez no Brasil, áreas de pouso e decolagem de drones (os “droneportos”) serão integradas ao planejamento urbanístico e de mobilidade urbana da cidade, com apoio do poder público municipal à instalação de infraestruturas de apoio aos entregadores e aos operadores, energia, conectividade, assim como a garantia de isolamento da área (pelo menos 30 metros de cidadãos não anuentes, conforme a regulação da ANAC). De acordo com estudos desenvolvidos pela Prefeitura e diálogo com o setor, questões urbanísticas estão entre os principais entraves à homologação de voos e rotas de drones nas cidades brasileiras, sendo sempre necessário o apoio das autoridades locais – especialmente de mobilidade, segurança e urbanismo – para assegurar o cumprimento dos requisitos regulatórios.

Para centralizar a interlocução com os agentes operadores e garantir agilidade, é proposta a criação de um novo comitê de governança para aeronaves não tripuladas, integrado por diversas secretarias municipais – e órgãos de outras esferas – responsáveis por temas que interferem diretamente na operação de drones na cidade. Além de centralizar a interação com o ecossistema, o comitê será responsável por apoiar os operadores na coordenação e redução de interferências e conflitos das áreas de voo, mantendo cadastro atualizado de helipontos, aeródromos, entre outros atores.

Além dos usos logísticos dos drones, Salvador busca fomentar diversas outras utilidades que possam se beneficiar das soluções por aeronaves não tripuladas, como filmagens aéreas, segurança patrimonial, inspeção de prédios, shows (como o realizado no último carnaval) e outros muitos usos que ainda serão descobertos no futuro. Também estão no foco as chamadas “missões de interesse público” com apoio de drones, especialmente para monitoramento de espaços públicos e grandes eventos (como o carnaval), Defesa Civil, combate a incêndios, missões de salvamento e afogamentos, levantamentos de dados georreferenciados para os órgãos públicos municipais, apoio em mobilidade urbana, acompanhamento de obras públicas, monitoramento ambiental e de arborização urbana, entre outras utilidades públicas das aeronaves não tripuladas, contribuindo à eficiência do serviço público.

Show sincronizado com drones iluminados no circuito Barra Ondina, promovido pelo iFood, no carnaval de 2024. Fonte: iFood

Serão desenvolvidas, ao longo dos próximos dois anos, provas de conceito para cada um dos usos estudados pela Prefeitura, com a participação dos operadores de drones credenciados e dos servidores públicos das diversas secretarias envolvidas, no âmbito do “Sandbox Salvador” – programa da Prefeitura destinado a testes de soluções para cidades inteligentes. Os resultados das experimentações serão divulgados no portal de cidade inteligente do Município, e orientarão a atualização de políticas setoriais e a legislação municipal, conformando-a aos novos usos possíveis de aeronaves não tripuladas.

Operadores credenciados que atenderem a requisitos sociais estipulados na política, como o investimento na formação e capacitação de jovens para o mercado de logística aérea e operação de drones e práticas inclusivas, poderão acessar os benefícios e incentivos fiscais previstos na Política Municipal de Inovação de Salvador (Lei Municipal nº 9.534/20), abrangendo o ISS, IPTU e outros tributos municipais.

De acordo com Samuel Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, além dos incentivos, a Prefeitura auxiliará os operadores de droneportos e estações por meio das infraestruturas inteligentes municipais, especialmente a infovia, rede de fibra óptica da Prefeitura com mais de 800km e que perpassa todo o território urbano, e o Observatório da Smart City, que concentrará o monitoramento das operações com drones. Além disto, o programa de sandbox (ambiente regulatório experimental) da Prefeitura será utilizado para viabilizar, em conjunto com a ANAC, testes de novas soluções e usos públicos de aeronaves não tripuladas.

As ações de fomento ao ecossistema de aeronaves não tripuladas em Salvador foram modeladas pela SEMIT e secretarias parceiras, a partir de escuta e diálogo junto ao setor, operadores e autoridades regulatórias, contando ainda com a assessoria da SPIn Soluções Públicas Inteligentes e AL Drones, consultoria especializada em certificação de drones.

“É um privilégio colaborar com a iniciativa da Prefeitura de Salvador. Todos os dias, nas cidades em que moramos, encontramos agentes públicos municipais, o que não acontece com servidores do governo federal, por razões óbvias. Imaginar o poder que este envolvimento local pode ter no aumento da segurança, melhoria da comunicação e na geração de novas soluções com o uso de aeronaves não tripuladas é uma fonte de grande motivação”, comentam os sócios da AL Drones, André Arruda e Lucas Florêncio.

Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, mencionou o apoio já recebido da Prefeitura de Salvador e das parcerias que estão sendo construídas através desta iniciativa.  “Gostaria de enfatizar a vital importância do engajamento da autoridade local e nossos parceiros neste grande projeto para impulsionar a difusão das inovadoras tecnologias de drone delivery e operações com aeronaves não tripuladas em nossa querida cidade de Salvador.  Através de iniciativas como esta, podemos não apenas impulsionar a eficiência e a conveniência das entregas, mas também garantir a segurança e o respeito às regulamentações vigentes. Estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros para promover o uso responsável e benéfico dessa tecnologia em nossa comunidade, trazendo benefícios tangíveis para nossos cidadãos e para o desenvolvimento econômico de nossa cidade.”

E o iFood é um grande parceiro nisso, junto com a Speedbird. O app de food delivery é o pioneiro em aplicar esse tipo de tecnologia para melhorar e reduzir o tempo de entrega para os seus clientes:

“Fomos pioneiros no iFood com o delivery de alimentos por drones no Brasil. Agora, fazemos até seis entregas por hora, e nossos drones só precisam de uma configuração inicial. Isso é um game-changer, especialmente para lugares mais afastados. O que levaria uma hora de carro, o drone faz em seis minutos. E nossos entregadores? Eles pegam a encomenda do drone e entregam direto pro cliente, acelerando tudo. Estamos dedicados a aprimorar esse sistema, porque acreditamos demais no poder da tecnologia para tornar as entregas mais rápidas, confortáveis e práticas para mais pessoas”, explica André Borges, diretor de sustentabilidade do iFood.

A Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas de Salvador será apresentada e discutida no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador. O evento marcará a abertura da consulta pública da regulamentação municipal, que ficará por 30 dias disponível para recebimento de sugestões e contribuições de toda a sociedade. 

Sobre a Necta
A Necta é uma das principais promotoras de conteúdo e eventos no Brasil especialista em aproximar os públicos B2B, B2G, G2B e G2G através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas.

Criamos plataformas que conectam pessoas e transformam ecossistemas por meio de soluções de conteúdo especializado, promoção de eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos, marketplace e utilização de ferramentas de inteligência de mercado.

Somos os idealizadores e realizadores do Connected Smart Cities, única plataforma de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e da principal plataforma de PPPs e Concessões, o P3C Investimentos em Infraestrutura.

 

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