spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaA INFLUÊNCIA DO CYBERBULLYING NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS NA ERA DIGITAL:...

A INFLUÊNCIA DO CYBERBULLYING NA SAÚDE MENTAL DOS JOVENS NA ERA DIGITAL: O PAPEL CRUCIAL DOS PAIS E DA REGULAÇÃO GOVERNAMENTAL

Karina Florido
Karina Florido
Karina Florido Rodrigues, tem 46 anos e possui 28 anos de experiência na gestão pública, é socióloga, administradora, especialista em Direito Penal e tem MBA em Gestão, Inteligência em Segurança Pública. Trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi Diretora Executiva da Câmara Municipal de São Paulo, Diretora Administrativa e Coordenadora de Esporte e Lazer da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foi assessora técnica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretária de Desenvolvimento Econômico no município de Santo Antônio de Posse, entre outros. Atualmente Coordenao Programa de Cidades Inteligentes do município de Jaguariúna, no Estado de São Paulo e com esse projeto a cidade já foi premiada por quatro anos consecutivos no rankink da Connected Smart Cities/Urban Systems. Ao longo de sua carreira trabalhou tanto no Poder Executivo como no Legislativo. Ocupou diversos cargos e hoje se dedica a gestão das Smart Cities, acredita que uma cidade inteligente é aquela que utiliza a tecnologia em favor da eficiência no atendimento aos cidadãos. É autora de diversos projetos de Lei regulamentando a tecnologia 5G.

   Estudos indicam que a exposição ao cyberbullying incide em graves problemas de saúde que afetam o corpo e a mente

          O advento da era digital trouxe consigo inúmeras facilidades e benefícios que revolucionaram a forma como interagimos, aprendemos e nos comunicamos. No entanto, também trouxe desafios significativos, particularmente no que diz respeito à saúde mental dos jovens. O cyberbullying emergiu como uma triste realidade, conectado diretamente ao aumento preocupante de casos de depressão, ansiedade e até suicídios entre os adolescentes.

          Estudos indicam que a exposição ao cyberbullying incide em graves problemas de saúde que afetam o corpo e a mente. As redes sociais e outras plataformas online fornecem um terreno fértil para comportamentos prejudiciais e agressivos, que podem ter repercussões graves na psique dos jovens. As interações frias e efêmeras caracterizadas pela era digital muitas vezes facilitam o anonimato e a impunidade, aumentando a propensão ao bullying virtual. O anonimato e a impunidade que o ambiente digital oferece, protege os algozes e deixam mais vulneráveis as vítimas.

          A influência negativa da inteligência artificial também merece destaque, pois algoritmos e bots que vem como grande avanço na área da tecnologia, quando utilizados de forma irresponsável e sem supervisão, por crianças e adolescentes, podem construir imagens distorcidas e prejudiciais do outro, exacerbando conflitos e alimentando o cyberbullying. A falta de autenticidade e conexão emocional nas relações online, presentes nas interações face a face, torna os jovens mais vulneráveis a essa manipulação e deturpação de suas percepções. O aspecto impessoal e efêmero das conexões virtuais, podem aumentar a propensão ao cometimento desses atos, uma vez que a falta de empatia e compreensão mútua pode levar a comportamentos desumanos.

          Um estudo recente nos mostra que uma em cada cinco crianças vítimas de bullyng relatam ter pensado em suicídio, 78% das vítimas sofrem com ansiedade e 56% perdem muitas noites de sono pelo trauma. Diante desse cenário alarmante, a importância do controle parental sobre o tempo de acesso e o conteúdo consumido na internet se destaca como uma medida preventiva crucial. Os pais desempenham um papel fundamental na orientação e supervisão do uso da tecnologia pelos filhos, estabelecendo limites saudáveis e promovendo um ambiente digital seguro e responsável.

          Além do papel dos pais, a regulação governamental é uma vitória na proteção dos jovens contra essa prática. A recente promulgação da Lei 14811/24, que criminaliza o bullying e o cyberbullying, reflete o reconhecimento da gravidade desses atos e estabelece penalidades para aqueles que as perpetuam. Essa legislação serve como um marco importante na conscientização e prevenção dessas formas de violência virtual, destacando a necessidade de responsabilização e combate ativo a esses comportamentos danosos. 

          A prevenção do cyberbullying e seus impactos devastadores na saúde mental dos jovens exige uma abordagem multifacetada. O envolvimento ativo dos pais, a educação e o letramento digital e a regulamentação eficaz são peças-chave para criar um ambiente online seguro, saudável e capacitador para as gerações futuras. A conscientização e a ação coletiva são essenciais para promover uma cultura digital inclusiva e livre de bullying, protegendo assim o bem-estar e a segurança emocional dos nossos jovens. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos