spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesMAIOR TERMINAL INTEGRADOR DO RIO DE JANEIRO CONECTA BRT TRANSBRASIL, VLT E...

MAIOR TERMINAL INTEGRADOR DO RIO DE JANEIRO CONECTA BRT TRANSBRASIL, VLT E ÔNIBUS MUNICIPAIS

Estimativa da prefeitura para demanda do terminal é atender cerca de 150 mil pessoas por dia

O maior terminal integrador do Rio de Janeiro, inaugurado dia 23, conecta diferentes serviços de transporte público da capital carioca. O Terminal Intermodal Gentileza iniciou a operação no sábado. O termo intermodal se refere especificamente aos serviços de BRT Transbrasil, VLT e algumas linhas de ônibus municipal.

Além do terminal, a cidade iniciou as operações do BRT Transbrasil, com trajeto entre Penha e Gentileza, nos horários entre 12h e 14h. Em operação total, de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o terminal deve reunir os serviços do novo BRT Transbrasil, as linhas 1 e 4 do VLT e 14 linhas de ônibus municipais regulares. A estimativa é de que o terminal atenda cerca de 150 mil pessoas por dia.

O nome da nova construção faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que cunhou a expressão “Gentileza gera Gentileza”, presente no discurso dado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no evento de inauguração.

Leia também: Trem que conectará São Paulo a Campinas promete ser o mais rápido do Brasil

“Os escritos de José Datrino, o Profeta Gentileza, que dá nome a esse terminal, e que estão espalhados pelas pilastras do viaduto aqui em frente, agora estão por todo esse terminal. A sua mensagem é tão simples quanto profunda e vital: gentileza gera gentileza”, afirmou. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também esteve presente durante abertura do terminal.

O Terminal Gentileza possui dois andares, em uma área de 77 mil metros quadrados. As bilheterias ficam na parte superior, próximas aos banheiros, 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial Terminal Gentileza/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). Além disso, a construção possui três passarelas (Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil) e um acesso pela Avenida Francisco Bicalho.

BRT Transbrasil

Além da inauguração do terminal integrador, a partir de sábado, começou a funcionar também o novo BRT Transbrasil. A partir de agora, a cidade conta com quatro serviços de BRT. O novo corredor tem 26 quilômetros, com 18 estações e dois terminais, conectando a Zona Oeste da cidade ao Centro, na Região Portuária. De acordo com a prefeitura ,a estimativa é que 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente, até 2030.

O Transbrasil ainda tem conexão com linhas de ônibus municipais, VLT, Transolímpica e Transcarioca. Desde sábado, o BRT também conta com uma linha executiva para o GIG, todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos de 20 minutos.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos