spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaINOVAÇÃO E TECNOLOGIA DIVERSIFICAM RECURSOS PARA TRANSPORTE COLETIVO MUNDIAL

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DIVERSIFICAM RECURSOS PARA TRANSPORTE COLETIVO MUNDIAL

Joao Paulo Ledur
Joao Paulo Ledur
Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo: Profissional com experiência internacional na indústria automotiva, João Paulo Pohl Ledur atualmente é diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, onde responde também pelas áreas de Corporate Venture Capital e Inovação da companhia. Atuando na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos na cultura organizacional, fazendo conexão do atual negócio com o futuro da mobilidade. Há 18 anos na empresa, parte deles atuando na África do Sul, o executivo tem formação pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos e Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Avanços da engenharia automotiva ampliam a participação de empresas brasileiras entre os grandes players do segmento de mobilidade

Em outubro deste ano, estive no maior evento direcionado ao transporte coletivo da Europa – a Busworld 2023, realizada na Bélgica. Por lá, pude acompanhar os investimentos de diferentes empresas para o desenvolvimento de ônibus que atendam às exigências e anseios mundiais por veículos mais sustentáveis e que contribuam com a descarbonização, além de produtos movidos à combustão com recursos que aliam conforto, segurança e sustentabilidade em sua composição.

O Brasil, que tem grande expertise no setor, também marcou presença no evento. A indústria nacional mostrou seu potencial de inovação e apresentou soluções como um ônibus rodoviário que representa um avanço em inovação, com diferenciais de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motoristas, bem como um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio. A presença brasileira no mercado europeu é um resultado do interesse mundial e a preocupação com um transporte coletivo mais seguro, confortável e aliado às expectativas de sustentabilidade ambiental.  

Diante deste cenário, a tecnologia aproxima os mercados e os clientes. Neste sentido, o que vimos é que os fabricantes brasileiros estão habilitados a fornecer ônibus equipados com acessórios que transformam as viagens em experiências mais prazerosas e conectadas, equiparados aos grandes líderes mundiais do segmento.

Os avanços tecnológicos aproximam pessoas, criam laços de afetividade com as marcas e ajudam a globalizar veículos que podem ser adaptados para diferentes públicos, países e necessidades. Por esses recursos inovadores, projetos brasileiros como um micro-ônibus autônomo, ônibus elétricos ou movidos a hidrogênio podem ser amplamente reproduzidos no cenário internacional, aumentando a competitividade e trazendo maior visibilidade para a indústria automotiva nacional.

A inovação é um motivo de orgulho para o Brasil, uma vez que, por meio dela, conquistamos mercados e construímos projetos diferenciados e posicionamos o país entre os grandes players mundiais no segmento do transporte coletivo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos