spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesSÃO LUÍS INTELIGENTE: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O FUTURO

SÃO LUÍS INTELIGENTE: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O FUTURO

Prefeitura de São Luís Apresenta Plano de Cidade Inteligente e Recebe Selo de Reconhecimento

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), realizou, no Teatro da Cidade (Centro), o evento São Luís Inteligente.

Durante o evento, foi apresentada a política de inovação para o Município, com o objetivo de envolver a população na construção do Plano Municipal Cidade Inteligente de São Luís, que será no dia 28 de novembro.

Foto: @Divulgação

O PMCI é uma iniciativa que pretende transformar São Luís em uma cidade mais conectada, eficiente e sustentável, por meio do uso estratégico da economia criativa e da inovação, abrangendo diversas áreas do desenvolvimento urbano: educação, saúde, segurança e meio ambiente.

Durante a cerimônia, a Prefeitura de São Luís recebeu o selo prata em boas práticas de Cidade Inteligente, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023, mérito que se dá pela contratação do Plano Municipal São Luís Inteligente, com destaque para o termo de cooperação técnica do uso de Big Data com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), além do fato da Prefeitura possuir uma secretaria com pasta específica de Cidades Inteligentes, a Semispe, e de ter em seu Plano Plurianual (PPA), ações direcionadas à temática que contribuíram para a conquista do selo.

“Estamos hoje muito felizes em receber o selo prata. É um reconhecimento, fruto de um árduo trabalho que vem sendo desenvolvido na Semispe, que também conta com o grande apoio do nosso prefeito Eduardo Braide. Ele tem feito várias ações, investindo nesse tema, Cidades Inteligentes. Esse prêmio pertence à cidade de São Luís”, frisou a secretária Verônica P. Pires.

Foto: @Divulgação

O evento contou com a palestra “Big Data para Cidades Inteligentes”, ministrada por Maurício Bouskela, especialista em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano.

“Durante a palestra, expus a parte conceitual sobre cidades inteligentes, a importância dos dados e uma série de exemplos aplicados que podem servir como inspiração. A Prefeitura de São Luís, por meio da Semispe, está de parabéns por essa iniciativa. Minha gratidão pelo convite de estar com vocês esta noite”, destacou Maurício Bouskela.

Foto: @Divulgação

Vitor Antunes, especialista em políticas para cidades inteligentes, também esteve presente ao evento. Ele é representante do Consórcio São Luís Smart City, que apoia a Prefeitura na elaboração do Plano.

“O Plano São Luís Inteligente vai colocar o Município na vanguarda, como primeira cidade a aplicar, de fato, a política nacional de Cidades Inteligentes e, com certeza, trará muitos incrementos em diversos setores”, disse Vitor Antunes.

Fonte: Ponto e Virgula

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos