spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesPROGRAMA CIDADE INTELIGENTE DE PINDAMONHANGABA AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SOLUÇÕES EM...

PROGRAMA CIDADE INTELIGENTE DE PINDAMONHANGABA AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O município paulista é o segundo a obter a certificação ISO e possui o maior número de indicadores certificados. Dentre os projetos lançados neste ano, destacam-se: sensores IoT, o super app Pindamonhangaba App e o veículo com inteligência artificial para monitoramento e zeladoria.

O município paulista também recebeu o Selo Ouro Connected Smart Cities em Boas Práticas de Cidades Inteligentes, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional, realizada em setembro deste ano, em São Paulo.

Considerado um município de médio porte, com cerca de 165 mil habitantes (Censo IBGE de 2022), localizado na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, Pindamonhangaba vem se tornando referência em cidade inteligente, conectada e inclusiva no Brasil. 

Desde a implantação do Programa Cidade Inteligente, em 2020, pela Prefeitura da cidade, houve o desenvolvimento de ações em inovação e tecnologia que resultaram em impactos positivos em diversas dimensões da sociedade, como economia, educação, saúde, acessibilidade e segurança. 

Para Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura de Pindamonhangaba, a realização de investimentos dirigidos à construção de smart cities é prioridade no plano de políticas municipais voltado à melhoria da gestão da cidade. “Para o nosso município, buscamos aplicar esse conceito de smart city de modo eficiente e ampliado, no qual o cidadão precisa ser inteligente e evoluir junto com a cidade. Com isso, a verdadeira cidade inteligente deve ser construída por pessoas para pessoas”, destaca.

Selo Ouro Connected Smart Cities

Neste ano, Pindamonhangaba recebeu o Selo Ouro de Boas Práticas em Cidades Inteligentes, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility (CSCM) 2023, realizada em setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca. A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, e tem a missão de incentivar o desenvolvimento e reconhecimento de ações concluídas ou em tramitação que priorizam a transformação de espaços urbanos em diferentes dimensões avaliadas, que são:

Planejamento e Governança da cidade inteligente; Ecossistema de Inovação; Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação; Maturidade para Parcerias e Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.

“Para o desenvolvimento e transformação das cidades em espaços mais inteligentes, prósperos e justos para os cidadãos, o gestor público precisa planejar e aplicar ações estratégicas que resultam em conquistas sociais, econômicas e sustentáveis. Neste processo, realizar investimentos em soluções tecnológicas inovadoras e inclusivas que, ao mesmo tempo, pautem o cidadão como prioridade, garantindo, por exemplo, uma melhor prestação de serviços. Temos muito orgulho desse reconhecimento e significa que temos mérito para continuar investindo em caminhos cada vez mais promissores para a nossa cidade”, ressalta o Dr. Isael Domingues, Prefeito de Pindamonhangaba.

Pindamonhangaba como cidade participativa e engajada

Durante o CSCM 2023, a cidade também participou do palco de discussão “Cidades Participativas e Engajadas”, representada por Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura de Pindamonhangaba. No painel, foi debatida a temática referente à geração de indicadores para a certificação ISO com enfoque no case de Pindamonhangaba.

Premiações e soluções em T&I 2023

Todos os trabalhos realizados pela gestão pública do município paulista de Pindamonhangaba, no âmbito do Programa Cidade Inteligente, têm repercutido positivamente no cenário nacional. Neste ano, a cidade conquistou a Certificação  ISO 37120 – Indicadores de Serviços Municipais e Qualidade de vida para Cidades Comunidades Sustentáveis – no nível Platina.

“A certificação concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um reconhecimento do alto nível de desenvolvimento e inovação alcançado pela cidade que se consolidou como uma referência em gestão urbana inteligente comprometida em proporcionar qualidade de vida aos munícipes”, pontua um trecho de notícia publicada pela Geopixel, empresas de serviços e consultoria em geointeligência. 

Desde o início de 2023 a prefeitura vem implantando sensores IoT para monitoramento de temperatura, pressão, umidade, qualidade do ar, níveis de água, lixeiras e etc. O objetivo é reduzir o tempo e prestar melhores serviços à comunidade, alocando os servidores públicos em entrega de valor.

No final de setembro, a cidade também lançou um veículo inovador, munido de tecnologia de inteligência artificial, confeccionado pela startup Mapzer, que colabora no monitoramento e na gestão de vias urbanas, identificando problemas recorrentes, como a existência de buracos, calçadas irregulares e falta de sinalização nas ruas.

No mesmo mês, a Prefeitura também divulgou uma nova plataforma, o Pindamonhangaba App, que integra e facilita o acesso a diversos serviços essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos da cidade, como balcão de empregos, sala do empreendedor digital, ouvidoria, entre outros.

“Todas estas ações focadas em tecnologia e inovação refletem o trabalho da Secretaria, amparado pelo Programa Cidade Inteligente, incluindo a busca da aceleração da implantação da tecnologia 5G, focando na consolidação de uma governança cada vez mais desburocratizada e comprometida com as boas práticas digitais, humanas e sustentáveis em favor do crescimento de uma cidade próspera e inteligente”, destaca Julia Rossato, Diretora de Tecnologia, Inovação e Projeto da Prefeitura de Pindamonhangaba.

CSMS 2024 já tem data marcada

O próximo Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional o principal evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil – já tem data marcada para acontecer no próximo ano. Entre os dias 3 e 4 de setembro, o evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A Prefeitura de Pindamonhangaba é patrocinadora da iniciativa e será representada na programação dos painéis temáticos.

Acompanhe as notícias, novidades e informações sobre inscrições no CSCM 2024 no nosso portal exclusivo e nas redes sociais da Plataforma Connected Smart Cities Instagram e Linkedin.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos