spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesO NOVO MAPA DO BRASIL

O NOVO MAPA DO BRASIL

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

O Selo Connected Smart Cities 2023, que reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando seis dimensões de análise

Amargosa, Lucas do Rio Verde, Tubarão, Santana de Parnaíba, Igarapava, Laranjeiras do Sul, Jaguariúna, Mesquita, Primavera do Leste, Tangará da Serra, estas cidades não estão entre as mais conhecidas do Brasil. Confesso que até nunca tinha ouvido falar de algumas delas. Mas estas, e várias outras cidades não-famosas estão fazendo um novo mapa de nosso País, o Mapa da Inovação. 

As dez citadas no primeiro parágrafo estão entre os 39 municípios que foram premiados com o Selo Connected Smart Cities 2023, que reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando seis dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. 

A premiação aconteceu durante o Connected Smat Cities e Mobility, evento que, em setembro, em São Paulo, divulgou o ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Nesse ranking também observamos esse novo mapa em formação, com várias cidades de menor porte se destacando e até superando grandes capitais. O ranking é liderado por Florianópolis, com Curitiba em segundo lugar e São Paulo em terceiro, mas vemos entre as TOP10 cidades como Niterói, Santos e Barueri. 

A região Sudeste ainda concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sete municípios estão entre os 10 mais bem colocados, mas é interessante ver Balneário Camboriú, décimo-primeiro lugar no geral, ser líder em meio ambiente em todo o Brasil. Ou Jaguariúna, primeiro lugar nos municípios com menos de 100 mil habitantes, ser líder nacional em educação.

Essa descentralização da inovação aparece também no Prêmio Nacional de Inovação, divulgado em setembro. No prêmio principal, de Ecossistemas de Grande Porte, o Sul do Brasil já havia garantido o primeiro lugar antes mesmo de a Confederação Nacional da Indústria e o Sebrae divulgarem os vencedores: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre foram os três finalistas, com vitória da capital catarinense.

Voltando ao Selo, além de cidades que se destacam também no ranking de Smart Cities, temos municípios como Pato Branco, Pindamonhangaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Praia Grande, Santo André, Cachoeiro de Itapemirim, Caruaru, Caxias do Sul, Joinville, Londrina, Maringá e Garopaba.

Esse novo mapa mostra um Brasil que inova e avança, em todas as regiões, usando tecnologia e/ou criatividade para melhorar os serviços públicos para o cidadão. Era um cenário impensável poucos anos atrás, quando somente cidades grandes e ricas conseguiam implementar projetos de ponta. 

A digitalização, o novo cenário de startups e as tecnologias mais acessíveis, aliados a uma nova mentalidade inovadora e vontade política em governos municipais, estão transformando nossas cidades. Fiquem preparados, o novo mapa do Brasil continuará sendo desenhado pela inovação.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos