spot_img
HomeCURSOSFALTAM 15 DIAS PARA O CURSO MOBILIDADE AÉREA URBANA NO CREA-SP

FALTAM 15 DIAS PARA O CURSO MOBILIDADE AÉREA URBANA NO CREA-SP

O curso é uma iniciativa da Plataforma Connected Urban Air Mobility e vai ensinar conceitos, discutir os principais aspectos, oportunidades e desafios para o avanço da conectividade do modal aéreo urbano. 

A iniciativa terá a participação de profissionais experientes e com credibilidade no mercado, e será realizada entre os dias 8 e 9 de novembro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo. Não perca essa oportunidade de troca de experiências e aprendizados. Inscreva-se!

Cidades inteligentes investem em projetos e soluções para o desenvolvimento urbano. Dentre as prioridades no cenário contemporâneo, integram-se a busca de melhorias nas condições de mobilidade e transporte da população. 

Com o objetivo de refletir e discutir a importância da integração do segmento de mobilidade aérea urbana neste ecossistema para a transformação de uma mobilidade mais inteligente, conectada e inclusiva, a Plataforma Connected Urban Air Mobility, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), promoverá, daqui a 15 dias,  entre os dias 8 e 9 de novembro, o curso Mobilidade Aérea Urbana.

“O curso tem a proposta de compartilhar conhecimentos sobre o ecossistema de mobilidade aérea urbana, incluindo questões relacionadas à segurança e sustentabilidade de negócios, e ensinar estratégias fundamentais para o crescimento de cidades mais inteligentes, integradas e humanas”, ressalta Paula Faria,  CEO e idealizadora da Plataforma Connected Urban Air Mobility.

“Ou seja, a iniciativa foi desenhada para oferecer um conteúdo multidisciplinar, que vai além de uma ótica meramente técnica e mercadológica, cujo foco é proporcionar conhecimentos teóricos e práticos essenciais para profissionais, empreendedores e público interessado em contribuir para o desenvolvimento deste nicho temático da sociedade”, conclui.

Por que participar do curso?

Com formato presencial, e transmissão online ao vivo, o curso abrange uma metodologia de ensino e aprendizagem com enfoque em ambientes ou cenários atuais cotidianos – concepções, desafios e perspectivas – do ecossistema geral de mobilidade aérea urbana. Neste âmbito, a programação envolve aulas expositivas, atividades pedagógicas, estudos de casos, sessões de debates e mesas-redondas com os professores convidados.

Objetivos do curso

O curso é focado na capacitação de profissionais para o tema de Mobilidade Aérea Urbana e responderá à algumas questões que estão nas pautas de discussão do assunto, dentre elas:

  • Quais as características do eVTOL?
  • Quais os desafios e oportunidades do eVTOL no Brasil?
  • Quais os desafios regulatórios para a UAM e os caminhos para a solução?
  • Quais os caminhos para a construção de soluções para a integração do modo aéreo no ecossistema da mobilidade urbana?
  • Quais as diferenças entre vertiportos, vertipontos e vertihubs?
  • Como mensurar a demanda para serviços de UAM?
  • E, muito mais…

Conheça a equipe docente

  • Dario Rais Lopes

O curso será realizado por profissionais capacitados e experientes do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana. Com mais de 40 anos de experiência no segmento de transportes,  Dario Rais Lopes, Engenheiro e  CEO da Aeroportos Paulistas SPE, concessionária responsável pela administração de 11 aeroportos no interior de São Paulo, será o professor responsável em coordenar a atuação do corpo docente. 

O professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie também é autor do capítulo “Aeroportos e trilhos: tudo a ver” do livro “Mobilidade Urbana sobre Trilhos na Ótica dos Grandes Formadores de Opinião” (2018) e dos livros “Mobilidade Urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro” (2020) e “Aeroportos: tópicos em planejamento e projeto” (2021).

Na programação do curso, Dario Lopes abordará as seguintes temáticas: UAM: Conceito e contexto; Demanda e aceitação social; e  Implementando UAM no ambiente urbano.

  • Roberto José Silveira Honorato

O Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil, Roberto Honorato, começou a sua trajetória profissional no setor de aviação em 1998 e, desde 2008, é responsável em gerenciar, na ANAC, atividades referentes ao registro brasileiro de aeronaves, acordos internacionais de aeronavegabilidade, certificação de aeronaves e aprovações de produção.

No curso, Honorato abordará o tópico Visão e atribuições do regulador Autoridade aeronáutica e mobilidade urbana aérea, integrando discussões acerca dos desafios regulatórios; operação e gestão de tráfego; normatização, certificação e fiscalização, entre outros pontos. Além de debater o tema UAM sob a perspectiva do fabricante, abrangendo todos os aspectos relacionados à tecnologia eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical). 

  • Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, Sergio Avelleda possui uma longa carreira trilhada na área de mobilidade urbana. Já foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, período em que a cidade aderiu ao Programa Visão Zero, de redução para zero de mortes no trânsito.

Também foi Presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM; Diretor de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities, em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT)

No curso, Avelleda abordará a questão: UAM e o planejamento da mobilidade, que inclui discussões  sobre; Trânsito, transporte e uso do solo; Multimodalidade e integração modal; Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU; Planos de Mobilidade – PlanMob; Desafios da inserção do modo aéreo nos Planos de Mobilidade; Operação e gestão integrada do modo aéreo no espaço urbano: desafios e oportunidades.

  • Roberta Andreoli

Sócia fundadora do Escritório Leal Andreoli Advogados, Roberta Andreoli atua há mais de 15 anos nos segmentos de Direito Aeronáutico, Regulatório e Infraestrutura Aeroportuária. Também contribui com produções em portais e revistas jurídicas especializadas do setor aéreo, além de participar de grandes eventos do universo da aviação nacional e internacional. 

No curso, a executiva abordará os Aspectos jurídicos da mobilidade aérea urbana, enfatizando, dentre os tópicos, a construção de soluções para a integração do modo aéreo no ecossistema da mobilidade urbana.

  • Capitão Márcio André da Silva

Especialista em Tráfego Aéreo, o Capitão Márcio André da Silva, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), já ministrou palestras sobre os Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical (eVTOL), entre outros temas de UAM, que destacam a importância de investimentos na infraestrutura e gestão de sistemas de transporte aéreo seguro e eficiente.

No curso, o Capitão abordará o recorte temático Gestão do tráfego aéreo para a UAM, que integra os seguintes tópicos de discussão: A reorganização do espaço aéreo; Os ambientes de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM); Mobilidade aérea urbana (UAM) e Gerenciamento de tráfego não tripulado a baixa altura (UTM); Demanda associada às aeronaves eVTOL no país – visão do gestor do tráfego aéreo.

  • Eng. MSc. Giovano Palma

Engenheiro e Chefe do Departamento de Infraestrutura Aeroportuária da ANACGiovano Palma atua, desde 2008, na área de Aviação civil, e já participou de projetos e programas relacionados à segurança, proteção e concessões aeroportuárias. No curso, o profissional irá ministrar uma aula sobre Infraestrutura para UAM, esclarecendo os conceitos e propósitos de elementos da infraestrutura para mobilidade urbana aérea: vertiportos, vertipontos e vertihubs; Características físico-operacionais; Alternativas de operação e exploração comercial da infraestrutura; entre outros pontos.

Serviço

Mobilidade Aérea Urbana
Datas: 8 e 9 de novembro

Local: CREA-SP – Av. Angélica, 2364 – Consolação, São Paulo – SP
Para mais informações e inscrições, acesse o portal da plataforma.

Assessoria de Imprensa:

Karolina von Sydow – Necta       
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos