spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesPREFEITURA DE PONTA GROSSA E BANCO DO BRASIL INICIAM PROJETO PILOTO NO...

PREFEITURA DE PONTA GROSSA E BANCO DO BRASIL INICIAM PROJETO PILOTO NO TRANSPORTE COLETIVO DE PG

“A Prefeitura de Ponta Grossa e o Banco do Brasil formalizaram ontem, 29, uma parceria envolvendo a bilhetagem eletrônica do sistema de transporte coletivo da cidade. A iniciativa prevê a instalação de dispositivos validadores nas catracas que permitirão o pagamento das passagens por aproximação de celulares ou cartões nas modalidades crédito, débito e pix.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença dos secretários municipais Luiz Henrique Honesko (Infraestrutura e Planejamento) e Claudio Grokoviski (Fazenda), do procurador geral do Município, Gustavo da Matta, de representantes do Banco do Brasil, da Viação Campos Gerais e da Onboard Mobility.

“A ampliação dos meios de pagamento do transporte coletivo não se trata apenas de comodidade, mas de inclusão, pois amplia as possibilidades de acesso ao serviço. Além disso, a medida também contribui para melhorar significativamente a eficiência, diminuindo a necessidade das operações em dinheiro e o tempo de espera nas catracas, além de ampliar a segurança e transparência da operação”, destacou o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

Durante o evento, o gerente geral da Unidade Estratégica de Governo do Banco do Brasil, Márcio Chiumento, ressaltou o papel de Ponta Grossa como vanguarda em inovação. “Ponta Grossa é uma cidade que se destaca pelo pioneirismo, pela inovação e pelo desenvolvimento sustentável. Tem uma economia diversa e tem a preocupação com o cidadão. Então, entre vários critérios, a gente adotou Ponta Grossa como uma cidade para iniciar esse piloto que se trata de um marco de inovação. Nós temos muitos desafios pela frente, mas não tenho dúvidas que, com o esforço do setor público da cidade, do Banco do Brasil e da nossa parceira, os resultados virão e, com certeza, serão definitivos aqui na cidade, que será primeira a implementar essa solução de forma definitiva e aí, vamos expandir esse modelo para todo o Brasil”, disse.

Já a gerente executiva da Unidade Estratégica de Governo, Mariana Capellari, destacou o impacto que a tecnologia traz para a população. “Hoje a gente dá um pontapé inicial na nova mobilidade urbana no Brasil e isso nos ajuda na estratégia de trazer, cada vez mais, cidades mais sustentáveis, mas inteligentes, mais inclusivas e agregando muito valor para o nosso cliente e nosso cidadão”.

Para Luiz Renato Mattos, CEO da Onboard Mobility, a implantação da solução na cidade marca uma nova fase do sistema de transporte público não só de Ponta Grossa, mas do país. “A tecnologia veio para promover não só o acesso ao sistema de transporte público, mas também informações facilitadas para os usuários e, com isso, garantir a sustentabilidade de um serviço que é tão essencial”, declarou.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Viação Campos Gerais, o uso da tecnologia é essencial para tornar o sistema mais acessível. “A VCG está sempre conectada e em busca de novas tecnologias. E fazer parte deste movimento é muito importante para promover a mobilidade e deixar o transporte coletivo mais atrativo e acessível, com diferentes modais de pagamento”, afirmou.

FUNCIONAMENTO – De acordo com o diretor do departamento de transportes do Município, Diego Felipe Vaz, a tecnologia começará a ser disponibilizada já na próxima segunda-feira, 02. A primeira linha a contar com o dispositivo será a UTFPR. Na sequência, o sistema será ofertado na linha Santa Terezinha e no Terminal Central. “Inicialmente serão cinco aparelhos. Quatro serão instalados em veículos das linhas UTFPR, a partir do dia 02, e Santa Terezinha e no Terminal Central a partir do dia 09”, comenta. Os pagamentos poderão ser feitos por aproximação de celular ou cartão sem a necessidade de nenhum cadastro prévio. Já no caso dos pagamentos por PIX, é necessário que o usuário tenha instalado o aplicativo SPID – disponível em todas as lojas e aplicativos com o nome Spid BB – para realizar a operação. (Com assessoria)”

Fonte: Blog do Johnny

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos