spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesGOIÂNIA LANÇA PORTAL INFORMATIVO DESTACANDO INICIATIVAS DE MOBILIDADE URBANA E TECNOLOGIA

GOIÂNIA LANÇA PORTAL INFORMATIVO DESTACANDO INICIATIVAS DE MOBILIDADE URBANA E TECNOLOGIA

A ferramenta apresenta ações que caracterizam o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente, como o Passe Livre do Trabalhador e  o Cartão Família, e foi apresentada na 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional, em São Paulo.

Neste ano, a cidade também conquistou a terceira melhor colocação no Ranking Connected Smart Cities no recorte da região  Centro-Oeste e foi premiada com o Selo Ouro de cidade inteligente.

A Prefeitura de Goiânia (GO) lançou um portal informativo reunindo iniciativas desenvolvidas em mobilidade urbana e inovação no município. A página foi apresentada no maior evento de cidades inteligentes do Brasil, o Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), que chegou à 9ª edição, em setembro deste ano. 

Durante o evento, o prefeito da cidade, Rogério Cruz, foi um dos palestrantes do palco temático Mobilidade Urbana – Conectividade e Integração, que debateu os seguintes aspectos dentro desse ecossistema: Mobilidade como serviço, exemplos brasileiros de inovação e conectividade na mobilidade urbana, serviços digitais para mobilidade urbana e sistemas de integração no transporte urbano de grandes cidades.

O gestor ainda apresentou as soluções tecnológicas desenvolvidas no transporte público de Goiânia, no primeiro dia do evento nacional, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Como funciona o portal? 

O portal apresenta navegação interativa, disponibilizando botões clicáveis que possibilitam o acesso a materiais informativos sobre projetos de relevância em smart cities, como o Cartão Família e o Passe Livre do Trabalhador, implantados pela gestão Rogério Cruz. Os projetos de tecnologia foram reconhecidos e premiados por estudos recentes desenvolvidos pela Plataforma Connected Smart Cities, já que colaboram para a promoção de melhorias no transporte público, avanço da inclusão social e da cidadania.

No portal, também estão presentes conteúdos sobre outras ações tecnológicas desenvolvidas em Goiânia, como o uso da tecnologia no combate à dengue; instrumentos educacionais de apoio a crianças, professores e famílias; utilização de veículos com inteligência artificial para o aprimoramento de serviços e monitoramento inteligente de galerias pluviais.

A página destaca ainda o cenário de crescimento do setor do turismo local mais inovador, igualitário e sustentável. Em junho deste ano, o Ministério do Turismo selecionou a capital goiana para se tornar um Destino Turístico Inteligente. As iniciativas de ciclovias e ciclofaixas também são apresentadas no portal.

Premiações Connected Smart Cities

Durante o CSCM 2023, Goiânia foi reconhecida como a terceira cidade mais inteligente e conectada da região Centro-Oeste do Brasil pela 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities e também recebeu o Selo Ouro de Boas Práticas em Cidades Inteligentes na 2ª edição do estudo, que avalia o nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões. Confira a iniciativa aqui.

Fonte: Karolina von Sydow com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos