spot_img
HomeRanking CSCFLORIANÓPOLIS É RECONHECIDA COMO A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL...

FLORIANÓPOLIS É RECONHECIDA COMO A CIDADE MAIS INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL PELO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2023

A capital de Santa Catarina garante ainda a primeira colocação na região Sul e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Depois de conquistar a segunda melhor colocação no Ranking Geral do Connected Smart Cities em 2022, Florianópolis (SC) supera Curitiba (PR) e, neste ano, assume a primeira posição no levantamento. A cidade também se destaca na liderança da região Sul do Brasil e entre as cidades com população superior a 500 mil habitantes.

Além disso, Florianópolis é a segunda cidade mais bem posicionada nos eixos Mobilidade e Saúde.  Além de ocupar a terceira melhor colocação no eixo Segurança, quinta no eixo Tecnologia e Inovação e sétima no eixo Empreendedorismo.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre segunda e terça-feira, a 9ª edição do evento  nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10  finalistas com negócios inovadores para as cidades.  

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2023, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“Há nove anos a Plataforma Connected Smart Cities congrega todo o ecossistema para a discussão eficiente e prática da transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Hoje construímos uma comunidade com o ideal comum para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros, com esforços conjuntos entre todos os atores: poder público, empresas, academia, entidades e sociedade civil”. comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

FLORIANÓPOLIS EM NÚMEROS

Após permanecer 3 anos na vice liderança do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Florianópolis (SC) assume a primeira posição no estudo que reúne 656 cidades com mais de 50 mil habitantes no país.

A cidade registrou avanço também em 6 dos eixos temáticos do estudo, e que demonstra que seus avanços não estão concentrados em apenas uma vertical das cidades inteligentes, mas sim em temas como: Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Saúde e Educação.

Em 2023 a cidade registrou a existência de 41,9 km de ciclovia para cada 100 mil habitantes, índice 7 vezes maior do que a cidade de São Paulo, por exemplo. Em termos de infraestrutura de saneamento e esgoto, a cidade apresentou aumento no percentual de atendimento urbano de esgoto, de tratamento de esgoto e também no aumento de recuperação de materiais reciclados. 

Em Tecnologia e Inovação, a cidade de Florianópolis avançou uma posição e atualmente é a 5ª mais bem posicionada, contando com velocidade média de conexão de 363,6 Mbps, 97,9% do município já coberto com sinal 5G, 51,3 domicílios com acesso à banda larga, para cada 100 domicílios e 47,5% dos empregos formais ocupados por profissionais qualificados (com ensino superior completo).

No eixo de saúde, a capital Catarinense passou da 6ª para a 2ª posição no recorte por eixo, contando com 3,64 leitos para cada mil habitantes, 705,9 médicos para cada 100 mil habitantes, 100% da população coberta pela atenção de saúde primária, um investimento per capita de R$ 705,9 por habitante em saúde, redução da taxa de óbitos infantis de 4,7 para 3,6 por mil nascidos vivos e a existência de agendamento online para consultas de saúde na rede pública.

No recorte de educação a cidade conta com média ENEM das escolas públicas de 503,1 pontos, 96,4% dos docentes com ensino superior completo, avaliação IDEB nos anos finais público da educação fundamental de 4,9 pontos, redução da taxa de abandono no primeiro ano do ensino médio, de 5,3% para 5,1%, aumento dos investimentos per capita em educação, passando para R$ 1.219,50. por habitante e oferecimento de matrícula escolar online na rede pública.

Quando o assunto é empreendedorismo, a cidade conta com 2 Parques Tecnológicos e registrou  crescimento de 5,92% das Empresas de Tecnologia, 7,04 das Empresas de Economia Criativa e 14,45 do Número de MEIS.

Para saber mais informações de Florianópolis no Ranking CSC acesse aqui.

É uma premiação que nos orgulha muito e que vínhamos perseguindo há alguns anos. Sem dúvidas o resultado nos motiva a continuar melhorando os indicadores e tornando Florianópolis cada vez mais uma cidade inteligente. A busca por resultados melhores não é apenas para conquistar premiações, mas principalmente para tornar a vida dos moradores cada vez melhor. ” – Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2023

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sete municípios estão entre os 10 mais bem colocados, um a mais do que na edição anterior. Duas cidades da região Sul e uma do Nordeste também são destaques.  

Na classificação por região, além do destaque de Florianópolis (SC) na liderança do Sul, Brasília é a primeira colocada no Centro-Oeste. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Niterói (RJ). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Florianópolis é a líder. 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Vitória (ES); Educação: Jaguariúna (SP); Segurança: Santana de Parnaíba  (SP); e Governança: Niterói (RJ).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h30. 

SELO CONNECTED SMART CITIES

O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. A apresentação e reconhecimento das cidades também acontece amanhã, 05, a partir das 09h30 em painéis com prefeitos e secretários envolvidos na pauta.

SERVIÇO

9a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04 e 05 de setembro de 2023

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP)

Mais informações:  https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br) 

Sobre o Connected Smart Cities
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento  faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. 

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse

Mais Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities e Mobility

Karolina von Sydow – Coletivo da Comunicação 

55 11 95368-8829 – imprensa@nectainova.com.br 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos