spot_img
HomeTALKSCidades, Café & ProsaCENTRO DE OPERAÇÕES RIO APRESENTA AVANÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM PROGRAMA...

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO APRESENTA AVANÇOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM PROGRAMA DO CONNECTED SMART CITIES

O Programa Cidades, Café e Prosa apresenta cenários e perspectivas de transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis.

Inaugurado em 2010, o COR é o maior centro de monitoramento urbano da América Latina e é responsável pelo lançamento de ações, projetos e tecnologias de ponta que fortalecem o potencial em smart city da cidade carioca.

O que vem tornando o Rio de Janeiro uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável? Considerada uma das 10 cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o último levantamento do Ranking Connected Smart Cities, e reconhecida com o Selo Ouro na promoção de boas práticas em cidades inteligentes, pelo mais recente estudo do Selo CSC, a cidade carioca vem protagonizando um conjunto de ações que a tornam cada vez mais inteligente, resiliente e sustentável.

Para apresentar esse cenário de avanços, Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities, conversou com Willington Feitosa, Coordenador de Cidades Inteligentes da Prefeitura do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, em nova edição do Programa Cidades, Café e Prosa.

Centro de Operações acelera expansão de iniciativas em smart cities

Idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Centro de Operações Rio (COR) é um centro de inteligência e monitoramento urbano criado para atuar como um instrumento de coordenação e gestão da cidade para atendimento rápido de demandas do dia a dia em prol da qualidade de vida e do bem-estar da população. 

O COR atua de forma colaborativa com demais órgãos públicos e apoia projetos de melhoria de diversos setores da vida social, que abrangem os ecossistemas de uma cidade inteligente – mobilidade urbana e monitoramento do trânsito; conectividade e transformação digital; segurança cibernética; educação; descarbonização e eficiência energética; entre outros.

“O COR é um orgulho para o Rio e vem se expandindo cada vez mais. É uma forma de trabalho integrado e transversal que olha para o todo para facilitar a entrega de soluções e melhorar a qualidade de vida à população”, destaca o Coordenador de Cidades Inteligentes, que ainda ressalta o cenário de investimentos para expansão do órgão e incremento da segurança urbana. 

“Atualmente, temos em torno de 3 mil câmeras e vamos chegar logo ao número de 10 mil. Há muitas oportunidades e queremos explorar muita tecnologia e inteligência artificial”, revela. 

Programas de incentivo ao desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade

Willington Feitosa ressalta ainda a atuação e o apoio do COR  frente à diversas outras ações de Secretarias da Prefeitura, que focam em projetos de cidades inteligentes e fomentam a valorização e conexão de cidadãos com o trabalho do poder público.

Dentre as iniciativas em foco, destacam-se: Territórios Sociais, Programa Rio+, Desafio COR e o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro, hub tecnológico Porto Maravalley, que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e sustentável da cidade do Rio de Janeiro.

Assista o programa na íntegra aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos