spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEmpreendedorismoCIDADES EMPREENDEDORAS E O DESTINO DA INOVAÇÃO

CIDADES EMPREENDEDORAS E O DESTINO DA INOVAÇÃO

No cenário global, algumas cidades se destacam pela liberdade econômica e iniciativa empresarial, sendo verdadeiros polos de inovação e crescimento. Esses lugares atraem investidores e mentes brilhantes que desejam transformar ideias em negócios bem-sucedidos.

São reconhecidas por possuírem ecossistemas vibrantes de startups e empresas de tecnologia, oferecendo um ambiente propício para o surgimento e crescimento de novas ideias. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além da presença de universidades e hubs de inovação, contribuem para a formação de uma base sólida de conhecimento. Um bom exemplo é o “Station F”, em Paris, que é um importante hub de inovação e abriga mais de 1000 startups incubadas numa estação ferroviária que foi revitalizada. Em 2022, o “Station F” bateu recorde de financiamento com mais de 1 bilhão de euros.

As cidades empreendedoras possuem um ambiente de negócios favorável, com políticas públicas que regulamentam e incentivam a atividade econômica. O governo apoia a abertura de novas empresas, reduzindo a burocracia e estimulando a criação de empregos. Há uma cultura de fomento ao desenvolvimento econômico local, onde os empreendedores são encorajados a aprender com suas experiências.

A presença de mão de obra qualificada e multicultural, impulsiona o desenvolvimento e promove o networking. Barcelona é outro exemplo de cidade empreendedora com seu distrito inovador e tecnológico chamado “22@”, atraindo investimentos internacionais através de empresas de base tecnológica numa antiga área dominada por galpões industriais abandonados. Hoje somam mais de 25 universidades e cerca de 90 mil empregos gerados no distrito.

Além disso, essas cidades investem em infraestrutura e possuem bons índices de qualidade de vida. A zeladoria é essencial, o transporte público é eficaz, os serviços de saúde são ágeis e os espaços públicos são distribuídos geograficamente. Em Jundiaí, no interior de São Paulo, temos outro exemplo de cidade empreendedora. Com mais de 170 indústrias multinacionais instaladas e indicadores de qualidade de vida excelentes, a cidade é a 6ª mais rica do estado e a 15ª do país, segundo o IBGE. Conta, ainda, com uma ampla oferta de serviços públicos e um pujante ecossistema de startups chamado Grape Valley.

É importante ressaltar que o sucesso dessas cidades não se mede apenas pela prosperidade econômica, mas também pela busca de soluções para problemas sociais e ambientais. A sustentabilidade, a responsabilidade social, os investimentos em energia limpa, em mobilidade, em saneamento e inclusão produtiva, são prioridades constantes. As cidades empreendedoras entendem que a inovação deve ser direcionada para um futuro mais equitativo e sustentável, colocando-as no epicentro do progresso. Elas contagiam os municípios vizinhos e proporcionam um futuro mais próspero para seus moradores.

Em suma, a combinação destes fatores estimulam o desenvolvimento com planejamento de longo prazo e gestão pública focada nas entregas. Como resultado: Cidades mais inteligentes, promissoras e servindo para desbravar a condução do progresso mundial.

Fonte: Jones Henrique Martins é Gestor Adjunto de Governo em Jundiaí-SP

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos