spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCAMPINAS COMPLETA 249 ANOS E É REFERÊNCIA DE CIDADE INTELIGENTE E CONECTADA...

CAMPINAS COMPLETA 249 ANOS E É REFERÊNCIA DE CIDADE INTELIGENTE E CONECTADA DO BRASIL

Considerada a maior cidade do interior paulista, Campinas vem crescendo cada vez mais como smart city com a promoção de ações e investimentos nos segmentos de mobilidade urbana, tecnologia e inovação, infraestrutura, meio ambiente, empreendedorismo, educação e saúde.


Campinas também conquistou a 5ª posição na última edição do Ranking Connected Smart Cities, além do Selo Ouro de Boas Práticas CSC, premiações que reconhecem iniciativas de cidades com maior potencial de desenvolvimento do país.

Nesta sexta-feira, 14 de julho, a cidade de Campinas (SP) completa 249 anos de existência. Com mais de 1,1 milhão de habitantes e um dos maiores PIBs do país, a cidade é considerada, atualmente, um polo de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, e exemplo de trajetória bem-sucedida que pode ser seguida por outras cidades brasileiras. 

Investimentos em projetos de governança, conectividade, tecnologia e inovação voltados aos ecossistemas de cidades inteligentes, que integram as áreas de mobilidade, economia, educação e saúde, entre outras, possibilitam avanços estratégicos e beneficiam a qualidade de vida local. 

Neste âmbito, o Portal Connected Smart Cities vem publicando, ao longo dos últimos anos, notícias que comprovam que a cidade investe em políticas públicas voltadas ao bem-estar do cidadão, fortalecendo a qualidade dos serviços prestados, combinadas com medidas de redução de custos, atreladas ao uso da tecnologia moderna e de ferramentas com eficiência operacional.

Dentre essas ações, já foram implementados programas de transformação digital e ampliação da conectividade, por meio da geração de redes móveis 5G; ações de gerenciamento inteligente de iluminação pública; fomento ao crescimento de micro e pequenas empresas, startups e espaços de coworking; investimentos em pesquisas, Instituições de Ensino Superior (IES), programas educacionais de Ciência Tecnologia e Inovação (ICTI) e Parques C&T; incentivo a projetos de capacitação e qualificação profissional, incremento de oportunidades nos setores de comércio, indústria, turismo, entre outras.

Plano de ações para o desenvolvimento de uma Campinas mais inteligente e conectada

Em entrevista exclusiva para a Plataforma Connected Smart Cities, o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou a agenda de ações implementadas para o desenvolvimento de uma cidade ainda mais inteligente, conectada e sustentável. “Neste último período, destacamos a implantação da saúde digital (telemedicina) nos Centros de Saúde; as 16 creches Espaços do Amanhã, que começaram a ser construídas em todas as regiões; a publicação da lei para a reabilitação de cerca de 1.800 imóveis na área central, com isenções e descontos de IPTU, entre outros incentivos.”

O prefeito ainda ressalta a criação do modal de transporte “BRT, ligando os bairros ao centro; do PAES (Programa de Ativação Econômica e Social) com várias iniciativas; do Campinas na Palma da Mão, com serviços digitais à disposição da população; da Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), com mil câmeras integradas de monitoramento”. Além da “definição do novo zoneamento para o Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que terá um novo modelo para o setor de tecnologia, com geração de empregos, moradia e ocupação do espaço público com base sustentável.”

Programa de Mobilidade Ativa da EMDEC é premiado no PMU 2023

Na 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, o Programa Revivacidade, da Empresa Municipal de Campinas/Secretaria Municipal de Transportes (EMDEC/SETRANSP), que engloba o Projeto Delphino Cintra, foi reconhecido como a melhor iniciativa em prol da mobilidade ativa. 

O programa atua com a implementação de ações para a readequação dos espaços em prol do bem-estar e da segurança dos pedestres, alinhando os conceitos: sistema seguro, visão zero, gestão de velocidade e desenho seguro. A categoria Mobilidade Ativa reconhece iniciativas relevantes que tenham efetivamente contribuído para o incremento de modais ativos de deslocamento, com investimentos em ações e soluções em infraestrutura, comodidades, segurança e acolhimento.

A premiação é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), da consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e do Portal Mobilidade Estadão e premia iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva nas cidades brasileiras. Conheça os vencedores na última edição do Prêmio aqui.

Reconhecimentos no Ranking Connected Smart Cities

Em 2022, Campinas garantiu a 5ª colocação no Ranking Connected Smart Cities (CSC), com o reconhecimento de cidade mais inteligente e conectada do Brasil,  ficando na 3ª posição entre as cidades da região Sudeste. A cidade também conquistou a 3ª posição no eixo Economia, o 5º lugar nas temáticas Tecnologia e Inovação e Educação e a posição em Empreendedorismo.

“O quinto lugar no Prêmio Connected Smart Cities no Ranking de cidades inteligentes e conectadas do Brasil é um reconhecimento da nossa gestão. Avançamos, mas ainda há muitos desafios. Neste sentido, cada vez mais buscamos promover políticas públicas para uma cidade inteligente e conectada para todos”, ressalta o Prefeito de Campinas.

O Ranking é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeia todos os 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Em 2022, o levantamento contou com 75 indicadores, que validam a prestação de serviços inteligentes nas cidades. Saiba mais sobre o estudo aqui.

Conquista do Selo Ouro CSC

Campinas também foi reconhecida com o Selo Ouro de Boas Práticas em Cidades Inteligentes. Uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, a ferramenta incentiva o desenvolvimento e o reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes. Conheça a iniciativa aqui.

As categorias de premiação são: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e o nível Aspiracional. Para levantamento e compreensão das realidades urbanas, o Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e 1 considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

As dimensões de análise são:

  • Planejamento da Cidade Inteligente para avaliar boas práticas refletidas no planejamento municipal;      
  • Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas presentes na governança da Cidade;
  • Ecossistema de Inovação, cujo objetivo é analisar boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
  • Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, tópico que trata da observação do impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
  • Maturidade para Parcerias, direcionada à identificação de boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; 
  • Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, item que abrange um balanço geral de resultados em boas práticas nos indicadores das cidades estudadas.

Na última edição da premiação, o município apresentou iniciativas dentro das 5 dimensões consideradas pela ferramenta, que foram: o  Plano Campinas Cidades Inteligente; projetos de Cidade Inteligente (da Diretoria de Projetos Estratégicos, EMDEC e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação); o Marco Legal das Startups; o Plano Diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação – fase final – da Prefeitura de Campinas; regulamentação da Lei de Parcerias Público Privadas (PPPs) , com a implementação da primeira PPP de Campinas, referente à iluminação pública.

Campinas completa 249 anos e é referência de cidade inteligente e conectada do Brasil
Prefeito Dário Saadi. Crédito: Carlos Bassan

“Campinas é uma cidade com vocação para a inovação. Temos 21 entidades e instituições de ciência e tecnologia de peso nacional e internacional. Essas entidades são bem maiores do que o próprio município. Isso é importante para a cidade e para a formação individual, porque uma cidade é feita de pessoas e, se você quer uma cidade inteligente, você tem que ter pessoas preparadas”, conclui o Prefeito Dário Saadi.

Vinicius Lima Riverete, Diretor-Presidente da Emdec/Setrans. Crédito: PMU

Ficamos muito felizes e honrados por vencermos o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria ‘Iniciativa em favor da mobilidade ativa’. Afinal, esse Prêmio vem coroar um esforço da cidade de Campinas na construção de suas políticas públicas de mobilidade. O Programa Revivacidade, desenvolvido no segundo semestre de 2022, na Rua Delphino Cintra, incorporou medidas de redução da velocidade e mobilidade ativa à região do Botafogo. A iniciativa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade. Está alinhada também aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade. Já coletamos dados na fase inicial do Programa, que mostram importante redução de velocidade e aumento do respeito aos limites nessa região. É um avanço! Tanto que a segunda etapa já está prevista para esse segundo semestre, na Avenida Andrade Neves e da Rua Dr. Octávio Mendes“.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos