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MERCADO DE ELETRIFICAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO AVANÇA NO BRASIL

Através do Projeto Attivi Integral, a empresa automotiva Marcopolo estimula a eletromobilidade coletiva e o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável.

Com o objetivo de oferecer soluções sustentáveis em mobilidade no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a expansão do mercado automotivo nacional, a Marcopolo  iniciou o cronograma de operações das primeiras unidades de ônibus elétricos do Projeto Attivi Integral nas cidades do país.

No momento, o projeto está na etapa de demonstrações em diferentes cidades do país e, a partir dessas experiências, busca comprovar a alta capacidade produtiva da indústria automotiva, embasada pela expertise da engenharia nacional. 

Como funciona o Projeto Attivi Integral

O Projeto Attivi Integral tem o objetivo de fabricar ônibus elétricos com chassis e carrocerias robustas e adequadas para o mercado nacional. No final de junho, já foram iniciados os testes das primeiras unidades do lote inicial de 130 veículos, produzidos pela companhia, nas capitais de Curitiba e Porto Alegre.

Ao longo do ano, a empresa visa expandir as demonstrações em outras cidades brasileiras. Os modelos abrangem configurações técnicas específicas e diferenciadas. São flexíveis, adaptáveis e capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade. 

“O Attivi consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, não podemos deixar de reforçar que é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local, por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, explica Ricardo Portolan, Diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. 

Compromisso com a descarbonização no transporte coletivo

A produção do Attivi Integral também está alinhada com a estratégia da Marcopolo de investir em ações e soluções inovadoras e sustentáveis de fomento à eletromobilidade para contribuir com a redução de emissão de poluentes na atmosfera, favorecendo a descarbonização do transporte coletivo mundial.

“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades de transporte coletivo eletrificado de conglomerados urbanos. O Attivi Integral é uma solução que prioriza o uso de componentes nacionais e que conta com a tradição e confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, pontua Portolan. 

Ficha Técnica Attivi 

  • Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade – até 90 passageiros de acordo com a configuração
  • Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  • Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
  • Motor de tração Central com potência de 395 KW e torque de 2800Nm
  • Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro – 13,0 mil kg
  • Comprimento – até 13 m
  • Largura – 2,55 m
  • Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
  • Direção eletro-hidráulica
  • Suspensão pneumática 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Marcopolo

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