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ALÉM DOS DEBATES, PMU OFERECEU AO PÚBLICO EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS E INTERATIVAS

Test drives com carros movidos a bateria, ônibus e triciclos elétricos… Confira outras atrações do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), que aconteceu no Estádio do Pacaembu

PEUGEOT E-208 GT – Com motor elétrico de 100 kW e autonomia de 340 km, o Peugeot e-208 GT agrada pelo estilo da carroceria e conforto. Segunda a fabricante, em 30 minutos é possível atingir 80% da carga. O designer Luiz Pitta ficou empolgado: “É sensacional, muito confortável e silencioso. Tenho um 208 e acho um dos hatches mais bonitos do mercado. Gostaria de ter um elétrico.” O preço sugerido é de R$ 237.990.

FIAT 500e – O compacto Fiat 500e tem motor elétrico de 87 kW. A autonomia é de 320 km. Em 30 minutos, é possível carregar 80% da bateria. O médico David Lewi garante: “É um carro muito bom. Além de silencioso e econômico, não polui”. A esposa Suely, engenheira, sentiu falta de espaço, mas afirma: “Ele está doido pra comprar um”. O preço ainda assusta o casal: R$ 224.990.

O médico David Lewi garante: “É um carro muito bom. Além de silencioso e econômico, não polui”. Foto: Marco Ankosqui

CITROËN AMI – Com a aparência de um brinquedão e só 2,4 metros de comprimento, o Citroën Ami conta com motor elétrico de apenas 6 kW e autonomia de 75 km. A velocidade não passa de 45 km/h. A porta direita tem abertura normal, e a esquerda, invertida. Carros como este não passam despercebidos. “A carroceria é de plástico. Este é o futuro”, garante o mecânico João Batista Chagas. Pela dificuldade de homologar carros assim no Brasil, a Citroën não planeja vendê-lo aqui.

“Carroceria é de plástico. Este é o futuro”, garante o mecânico João Batista Chagas. Foto: Marco Ankosqui

Para saber mais sobre o evento, acesse o canal Parque da Mobilidade Urbana

ENEL X – A empresa Enel X desenvolve o modelo de negócios quando é preciso criar a estrutura de abastecimento numa garagem de ônibus, por exemplo. Este modelo é semelhante ao adotado no Chile e na Colômbia. “A Enel X tem a expertise necessária”, garante Daniel Gomes, especialista em ônibus elétricos da companhia. O veículo da foto leva 39 passageiros sentados e outros 54 em pé. Usa tecnologia Eletra e motor de 355 kW. As baterias de íons de lítio pesam 3.920 kg.

“A Enel X tem a expertise necessária”, garante Daniel Gomes, especialista em ônibus elétricos da empresa. Foto: Marco Ankosqui

RÁDIO ÔNIBUS – Estúdio móvel criado a partir de um veículo escolar usado, o Rádio Ônibus é a materialização de um sonho de infância do radialista Henrique Estrada. “Sempre gostei de ônibus por causa de viagens com a família. Quando menino, fiz muitos deles com caixinhas de pasta de dente.” Estrada cresceu e se tornou radialista. Juntou a profissão com a paixão e criou uma rádio móvel digital, com notícias do setor de transporte.

“Sempre gostei de ônibus por causa de viagens com a família”, diz o radialista Henrique Estrada. Foto: Marco Ankosqui

INDIGO – A Indigo está implantando serviços complementares em sua rede de estacionamentos, e mostra alguns produtos com motor elétrico como patinetes, bikes e cadeiras de mobilidade. “Os patinetes já são utilizados pelas equipes de apoio em estacionamentos de shopping, e a cadeira, em resorts e alguns eventos, conforme a necessidade”, afirma Eduardo Trindade, head da área de smart cities da Indigo.

“A cadeira tem bom desempenho e design moderno”, diz o programador Jhony Zuim. Fotos: Marco Ankosqui
Entre os serviços complementares que a rede pode oferecer nos estacionamentos está a cadeira de mobilidade, um produto exclusivo da empresa, com motorização elétrica e autonomia de 30 km. O programador Jhony Zuim é cadeirante e gostou do que viu. “Tem bom desempenho e design moderno”, afirma. A cadeira é confortável, possui braços basculantes e se movimenta em qualquer direção por um joystick.
“A cadeira tem bom desempenho e design moderno”, diz o programador Jhony Zuim. Fotos: Marco Ankosqui

BIKE FÁCIL – Além da oferta de bicicletas compartilhadas, a startup Bike Fácil tem experiência na instalação e no dimensionamento de bicicletários e infraestrutura para favorecer o uso desse transporte. “Estamos nas cinco regiões do País, em mais de 100 cidades. Além das bikes compartilhadas e dos diferentes bicicletários, também temos estações de ferramentas para ajustes e calibragem dos pneus”, afirma Sthefany Pontes, gerente de operações.

“Estamos nas cinco regiões do País, em mais de 100 cidades”, diz Sthefany Pontes, gerente de operações da Bike Fácil. Foto: Marco Ankosqui

SKAPE – As bicicletas elétricas Skape estão à venda em três opções, com aros de 16 ou 20 polegadas e potência entre 250 W e 350 W. Todas são dobráveis e têm freios a disco. À vista, custam entre R$ 7.600 e R$ 10.700, mas dá para parcelar em até dez vezes no cartão de crédito. A estudante Raquel Carbone testou a bike e gostou demais. “É tudo de bom. Anda bem, freia bem e é muito prática. Estou pensando em comprar uma dobrável”, diz.

“É tudo de bom. Anda bem, freia bem e é muito prática. Estou pensando em comprar uma dobrável”, diz a estudante Raquel Carbone. Foto: Marco Ankosqui

QUERO PEDALAR – A Quero Pedalar surgiu para conectar pessoas que queiram fazer passeios ou aprender a pedalar. Segundo Lilian Frazão, sócia-presidente da startup, 40% da população não sabe andar de bicicleta. A startup criou um simulador com base em uma bike, um pequeno ventilador e óculos 3D. “Gente, estou pedalando na Av. Paulista! Muito boa a experiência”, afirma a engenheira Gianina Massenlli, que costuma andar de bicicleta apenas quando vai ao litoral.

“Gente, estou pedalando na Av. Paulista! Muito boa a experiência”, afirma a engenheira Gianina Massenlli. Foto: Marco Ankosqui

TRICICLO ELÉTRICO – Com três rodas, espaço para o condutor e dois passageiros no banco de trás, o pequeno Grilo possui 2,7 metros de comprimento e motor elétrico. Atinge 50 km/h e  autonomia de 80 km. O casal Amauri de Souza e Gleise Rodrigues aprovou a novidade. “Traz sensação de segurança, tem potência e estabilidade”, diz ele. “A altura da cabine favorece o conforto e a visibilidade”, garante ela. O Grilo roda como carro de aplicativo em Porto Alegre (RS). Em São Paulo, está operando para empresas e aguarda liberação da prefeitura para operar também como carro de aplicativo.

“O carrinho traz sensação de segurança, tem potência e estabilidade”, diz Amauri de Souza. Foto: Marco Ankosqui

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