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COMO UMA CORRIDA DE BICICLETA, SE BENEFICIA DAS SMARTS CITIES?

Para os fãs de ciclismo, o maior evento esportivo do ano é o Tour de France ou simplesmente, Tour. Organizada pela primeira vez em 1903, chega em 2023, à centésima décima edição. Em números de audiência é maior que a Copa do Mundo de Futebol.

São 21 etapas e participam ciclistas de vários países. Inicia na Espanha e termina na Champs-Élysées em Paris, França.

O Tour tem um grande impacto econômico nas cidades e regiões pelas quais passa.

COMO UMA CORRIDA DE BICICLETA, SE BENEFICIA DAS SMARTS CITIES?
Crédito: Canva

A organização do evento gera empregos temporários para a construção e montagem da infraestrutura necessária para todas as etapas e a presença de milhares de turistas que ficam nas cidades por alguns dias gera um grande fluxo de dinheiro para a economia local, incluindo restaurantes, hotéis, bares e lojas.

As cidades também se beneficiam significativamente com a exibição na mídia e na televisão. As imagens de cartões postais que aparecem na TV durante a corrida ajudam a promover a cidade como um destino turístico, ou que podem ter um impacto duradouro na economia local.

Nos últimos anos, devido ao grande impacto nas cidades que sediam as etapas, a organização busca sensibilizar o público sobre questões ambientais e promover ações de sustentabilidade durante o evento.

Algumas iniciativas que o Tour tem implementado são:

Redução de emissões: A organização do Tour tem trabalhado para reduzir as emissões de carbono e por isso utiliza carros elétricos para acompanhar os ciclistas e incentiva o uso de bicicletas para transporte nas áreas onde ocorre a corrida.

Gestão de resíduos: O Tour tem implementado um programa de gestão de resíduos em parceria com as cidades por onde passa a corrida, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da corrida.

Sensibilização sobre questões ambientais: Durante a corrida, a organização do Tour destaca questões ambientais, como mudança climática e proteção do meio ambiente, para sensibilizar o público sobre a importância da sustentabilidade.

Parcerias com empresas comprometidas com a sustentabilidade: O Tour tem parcerias com empresas que apoiam seus valores ambientais, como a fabricante de bicicletas ECOALF, que usa materiais reciclados para produzir roupas e acessórios de alta qualidade.

A Etapa Final na Champs-Élysées, em Paris, é a conquista máxima dos velocistas. E muito se aproveita dos benefícios de uma cidade inteligente, afinal Paris é considerada uma das principais smart cities do mundo devido ao grande números de dados abertos aos moradores. Além de sempre promover o transporte por meio de bikes e carros elétricos, otimizando o fluxo de pessoas.

A Empresa Nabla Flow, especializada em avaliações de vento para terrenos complexos, utilizou os sensores e dados abertos da cidade para estudar e desenvolver uma metodologia juntamente com o Tour de France, que permitisse criar uma simulação de vento e direcionar a posição ideal do ciclista e do equipamento, durante a prova. 

Esta metodologia está disponível e pode ser usada para avaliações de vento local necessárias para projetar parques eólicos, linhas de energia ou edifícios em espaço aberto.

Dessa forma, as cidades podem aplicar esse tipo de simulação, para dar maior conforto aos pedestres, entender a poluição do ar e prever a energia da saída de painéis solares e turbinas eólicas.

Para assistir às Etapas do Tour, que este ano acontecem em julho, o canal ESPN é a transmissora oficial da prova aqui no Brasil. Para esse canal, é preciso um plano de assinatura de TV a cabo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

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