Projeto Porto Digital, aplicativo Conecta Recife e o 2º Ciclo de Inovação Aberta de transformação digital, além do Visit Recife, de gestão de informações do turismo local, foram destaques nas declarações do presidente da Emprel, Bernardo D´Almeida, e do gestor de Comunicação da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, José Flank Bekemball Gonçalves, como ações promissoras em smart city.
O programa, que integra a programação de eventos online da Plataforma Connected Smart Cities, apresentará quinzenalmente um bate papo com autoridades de cidades que se destacaram no Selo CSC e vêm desenvolvendo uma agenda de iniciativas voltadas à expansão do desenvolvimento de cidades mais inteligentes, resilientes e inclusivas.
Na manhã desta segunda-feira, 03/04, o sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), Willian Rigon, apresentou o primeiro Programa Cidades, Café & Prosa de 2023. A iniciativa integra a programação de eventos online da plataforma e promoverá, quinzenalmente, uma conversa com representantes do poder público para divulgação de projetos e ações que estão sendo realizados para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.
Na abertura do programa, o sócio-diretor da plataforma CSC, destacou a importância da iniciativa que incentiva a expansão do conceito smart city no país. “O programa apresenta reflexões e conteúdos aprofundados de cases de cidades que tiveram destaque no Selo Connected Smart Cities, trazendo representantes do poder público e organizações privadas envolvidas na implementação ou oferecimento de soluções inovadoras para as nossas cidades”, salientou.
“Teremos a participação nessa jornada de cidades de diferentes regiões e portes para demonstrar que a transformação de cidades brasileiras em cidades inteligentes é um caminho para todas as cidades”, concluiu ele.
Neste primeiro episódio, foi apresentado o cenário atual de soluções inovadoras em smart city na cidade do Recife (PE), que conquistou a 23ª colocação no Ranking Connected Smart Cities em 2022. Dentre as categorias de destaque, a cidade alcançou a 5ª posição em Empreendedorismo e a 15ª posição em Tecnologia e Inovação. A cidade do Recife também recebeu o Selo Ouro de boas práticas no movimento de cidades inteligentes, na última edição da iniciativa.