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SEMÁFOROS INTELIGENTES MELHORAM O TRÂNSITO?

Tecnologia funciona com base em sensores instalados nas vias públicas

Os semáforos inteligentes são uma opção para melhorar o trânsito? Especialistas apontam que a tecnologia traz benefícios, mas o custo de instalação e manutenção é alto.

Semáforos inteligentes são sistemas de controle de tráfego. Assim, utilizam sensores e algoritmos para melhorar o fluxo de veículos e pedestres nas vias públicas.

“Essa tecnologia funciona com base em sensores instalados nas vias públicas, que detectam a presença de veículos, bicicletas e pedestres, permitindo que os semáforos se adaptem automaticamente às condições de tráfego em tempo real”, explica o coordenador técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade, Miguel Ângelo Pricinote.

Neste contexto, os principais benefícios do uso da tecnologia estão relacionados a melhorias no trânsito. De acordo com Pricinote, destacam-se a redução do congestionamento nas vias, a melhoria da segurança no trânsito, a redução das emissões de poluentes e o aumento da eficiência do transporte público.

No entanto, a implantação de semáforos inteligentes também apresenta desafios. Por exemplo, o alto custo de instalação e manutenção dos equipamentos. Ainda assim, já existem casos de sucesso.

“Um exemplo bem-sucedido de aplicação de semáforos inteligentes ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde um sistema desse tipo foi instalado em uma área de 32 km² em 2015”, menciona o coordenador.

“O sistema é capaz de monitorar o tráfego em tempo real e ajustar o tempo dos semáforos de acordo com as condições de tráfego em cada momento. Isso resultou em uma redução do tempo médio de deslocamento dos motoristas na área monitorada em 12% e do tempo de espera nos semáforos em 15%”, detalha também.

Semáforos inteligentes no Estado de São Paulo

Em Hortolândia, no interior paulista, a Prefeitura implantou semáforos inteligentes. Assim, por meio de câmeras, os conjuntos semafóricos criam mais tempo na fase verde no lado onde há maior número de automóveis transitando.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a longo prazo, o objetivo é implementar a tecnologia em pontos de todas as regiões da cidade. Com isso, a Prefeitura vai interligar as câmeras à nova Central de Monitoramento da cidade, inaugurada em 2022.

Já em São José dos Campos, a Prefeitura também implantou semáforos inteligentes. Em 2021, a Secretaria de Mobilidade Urbana começou a ampliar a instalação destes sistemas.

Segundo a Prefeitura, o sistema funciona do mesmo modo: identifica o fluxo de veículos por meio de câmeras, e em tempo real e de forma automática organiza o tempo do semáforo.

Com isso, os semáforos inteligentes estão em cruzamentos movimentados. Por serem controlados por um software inteligente que age em tempo real, recebem alterações em todos os ciclos, mantendo o sincronismo e a “onda verde” das vias.

Além disso, o sistema também permite personalizar tempos semafóricos, ou seja, no caso de imprevistos como acidentes ou obras nas vias, eles podem ser ajustados à distância pelos agentes de mobilidade que ficam no Centro de Controle Operacional da secretaria.

Por fim, na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresentou uma tecnologia de semáforos inteligentes em 2012. Além disso, um contrato de R$ 3,836 bilhões, válido por 17 anos, prevê a troca de todo o sistema semafórico por equipamentos inteligentes na cidade.

Resultados da implantação

Por sua vez, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, existem 153 cruzamentos com semáforos. Destes, 93 já operam com inteligência artificial. De acordo com a Prefeitura, os resultados já são visíveis.

Por exemplo, antes da instalação dos semáforos inteligentes, se o motorista levava 20 minutos para avançar os 16 cruzamentos semafóricos da Avenida Goiás localizados entre as avenidas Presidente Kennedy e Guido Aliberti, hoje leva entre 12 e 15 minutos no horário de pico.

Além disso, as câmeras reduzem o tempo de manutenção dos semáforos. Desde a implantação do sistema, em 2019, o número de chamados sobre semáforos fora de operação passou de 15 para três por dia.

Fonte: Mobilidade Estadão

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