spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaESSE ARTIGO É DE COAUTORIA DE UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O APOIO DAS...

ESSE ARTIGO É DE COAUTORIA DE UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O APOIO DAS IAS NA CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES INOVADORAS COM BASE EM DADOS DE PROBLEMAS REAIS

Thais Zschieschang
Thais Zschieschang
Internacionalista, cientista política, mestra e doutoranda em Psicologia Social (PUC/SP). Especialista em inovação pública e socioambiental, cofundadora do Delibera Brasil e pesquisadora pela PUC/SP. Criadora do Manual Participativo e do Jogo do Desenvolvimento Sustentável, autora do Mulheres e Política no Brasil, integrante Conexão Inovação Pública e Coalition for Digital Environmental Sustainability - CODES (PNUMA e PNUD). Mentora ABStartups, BrazilLAB, SEBRAE e Social.LAB.

A tecnologia, independente de seu formato, tem uma função instrumental, configurando ferramenta de apoio.

Muito tem se falado do ChatGPT, chat de IA treinado pela OpenIA, que responde perguntas, contesta premissas e informações incorretas e rejeita solicitações inadequadas de respostas ou ofensivas, mas como ele pode nos ajudar nos processos de criação de uma solução inovadora?

Não apenas na ideação e estruturação da solução que será criada, mas também em seu acompanhamento e avaliação de resultados, sucesso e impacto, as IAs bem treinadas podem apoiar e muito os processos de inovação. Antes de explorarmos quais são as principais formas dessa ajuda, é preciso pontuar qual é o papel da tecnologia.

A tecnologia, independente de seu formato, tem uma função instrumental, configurando ferramenta de apoio. Então por que temos tanto medo delas? Entre as principais razões, vale a pena mencionar a falta de conhecimento sobre o desenvolvimento, uso e objetivos da tecnologia.

Estamos em um contexto de desigualdade de letramento digital e tecnológico e de acesso à infraestrutura de rede e equipamento. Ou seja, não podemos considerar que o acesso às tecnologias e a compreensão de suas estruturas e funcionamento são amplamente difundidas e de forma equânime para toda a população, brasileira ou mundial.

As desigualdades apontadas seguem lógicas anteriores de exclusão social, baseadas em critérios locais, acesso a recursos e perfil identitário. Isso significa que quanto maior o acesso às áreas centrais, sejam grandes cidades ou centros de cada município, maior é o potencial de acesso à tecnologia, se comparado às áreas periféricas e de entorno.

Outra facilidade de acesso em tecnologia, tanto para se estar em áreas privilegiadas em infraestrutura, quanto para investimento em equipamentos de qualidade e acesso aos serviços de dados, é o econômico.

Por fim, existem os estímulos culturais, que faz com que homens e pessoas brancas, por exemplo, sejam mais estimulados a se engajar com o mercado de tecnologia e inovação. O segundo ponto de atenção de receios sobre a tecnologia, é sua velocidade de avanços e contínuas novidades. 

Com esse contexto em mente, é possível apontarmos alguns dos principais apoios estratégicos de uso de IAs para a criação de soluções inovadoras. Neste percurso teremos intervenções externas, do ChatGPT.

As soluções, sejam elas produtos, serviços ou processos, sempre se baseiam em um problema real ao qual se pretende enfrentar, portanto, a primeira parte de sua ideação é sempre a análise profunda do problema priorizado e seu ecossistema, o que só é possível a partir de dados confiáveis, sejam eles primários ou secundários, que se aprofundam na área temática do problema, no perfil e demandas dos públicos de interesse e da localidade onde o problema acontece.

Dentro de um cenário de informações rápidas, constantes, de múltiplas fontes, mas nem sempre confiáveis e passíveis de verificação, um ponto de atenção é a seleção de dados secundários existentes. Para contextualizar o desafio, perguntei ao ChatGPT o que são notícias falsas e desinformação.

A resposta foi: “Notícias falsas e desinformação são termos que se referem a informações erradas ou enganosas que são disseminadas deliberadamente para enganar as pessoas. Estas informações podem ser intencionalmente falsificadas ou distorcidas para fins políticos, comerciais ou outros fins. A desinformação pode se espalhar rapidamente na internet através de mídias sociais, blogs e outros meios de comunicação, e pode ser difícil de ser detectada ou corrigida. A desinformação e as notícias falsas podem ter impactos negativos na sociedade, incluindo a criação de medo e confusão, a erosão da confiança nas instituições e a difusão de informações prejudiciais à saúde pública, entre outros”.

Na mesma sequência, questionei como o ChatGPT pode nos ajudar com o enfrentamento de ambas: “Como modelo de linguagem treinado pela OpenAI, eu não tenho a capacidade de checar informações como um ser humano, mas sim de fornecer informações com base nas fontes de treinamento que recebi. Minhas fontes de treinamento incluem uma ampla gama de conteúdo na internet, como artigos de notícias, enciclopédias, livros e muito mais”.

Em outras palavras, um dos apoios mão na massa que as IAs ofertam é a realização de pesquisa qualificada sobre assuntos de interesse, o que nos poupa tempo no processo de levantamento de dados, conferência de fontes e confiabilidade de informações.

Além disso, a assertividade e visão ampliada de leitura do contexto pesquisado são impulsionadas, justamente porque o ecossistema trabalhado é compreendido a partir de uma visão holística, integrada e complementar, possibilitada a partir desse match de informações relevantes de diferentes perspectivas e fontes combinadas. 

Tais ganhos acontecem com duas condições: que a IA seja treinada com fortes e confiáveis banco de dados na composição de seus algoritmos. A própria lógica de funcionamento das IAs tende a garantir seus aprimoramentos contínuos, às fazendo fonte inesgotável de referências. A segunda condição é a compreensão irrefutável de que a IA não consegue, e nem tem como agenda, substituir pessoas, tech é sempre ferramenta.

Na segunda parte da conversa, perguntei como o ChatGPT pode ajudar na exploração de um problema para a construção de uma solução inovadora, e ele me respondeu elencando quatro grandes possibilidades: 

  1. “Fornecer informações: Posso fornecer informações sobre o problema em questão, incluindo antecedentes históricos, tendências atuais e dados relevantes.
  2. Gerar ideias: Posso usar meu treinamento em modelagem de linguagem para gerar ideias inovadoras e ajudar a expandir a sua compreensão do problema.
  3. Fazer conexões: Posso ajudar a fazer conexões entre o problema e outras áreas, a fim de encontrar soluções inovadoras.
  4. Sugerir soluções: Posso sugerir soluções para o problema com base em exemplos de sucesso em outras áreas ou em ideias inovadoras já existentes”.

Se somando à contextualização do problema, as IAs tem potencial de mapear soluções ou formas de lidar com o problema já existentes, o que é fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas soluções, indicações de soluções existentes que podem ser acopladas na que está sendo desenvolvida ou até mesmo pode levar a compreensão que soluções suficientes para o problema priorizado já estão disponíveis, não sendo necessário alocar esforços e recursos para o desenvolvimento de novas.

Seja na ideação da solução ou no momento de sua estruturação, podemos contar com elas para as famosas chuvas de ideias, colhendo sugestões de quais soluções podem ser geradas e qual a melhor forma de planejar seu funcionamento. As IAs nos ajudam a pensar alto e dão dicas qualificadas, diretas e de fácil compreensão como especialistas nos assuntos trabalhados. Ou seja, as IAs são as novas mentoras do ecossistema de inovação.

Para dúvidas nos ajustes das soluções, seja em sua fase de teste de validação ou de implementação, assim como para a construção de indicadores e monitoramento de sucesso, resultados e impacto, temos os mesmos apoios oraculistas elencados anteriormente. 

O ChatGPT completou a resposta com a seguinte frase: “Lembre-se, no entanto, que a solução final para um problema deve ser determinada por especialistas na área e pela avaliação cuidadosa de todos os fatores relevantes. Eu sou apenas uma ferramenta para ajudar na exploração do problema e na geração de ideias inovadoras”.

Soluções como o ChatGPT são abertas, gratuitas, com baixas barreiras linguísticas por operarem em diversos idiomas, (se bem treinadas, com séria e grande base de dados) são extremamente confiáveis e úteis. Bora testar?

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos