spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCIDADES INTELIGENTES NO BRASIL PARA VIVER

CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL PARA VIVER

As grandes metrópoles têm um potencial gigante para se tornarem cidades inteligentes, capazes de fomentar tecnologias que ajuda a construir um novo ambiente real, mais dinâmico e que promova mais inovação para as pessoas e qualidade de vida.

Nada melhor do que morar numa cidade que te permita a comodidade de realizar ações por meio da tecnologia. Comprar casas em condomínio fechado em São José dos Campos, se favorecer da expansão do 5G e do aprofundar da transformação digital já é uma realidade factível.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é a meca da inovação e das novas tecnologias no Brasil. O espaço tem mais de 55 mil m² e ajuda a fomentar startups de diversos segmentos, sendo uma incubadora de projetos inovadores.

E o melhor de tudo é que as empresas podem testar e validar seus produtos digitais, além de ter a obrigação de oferecer os serviços à população. É a fomentação de tecnologia para qualidade de vida e a construção de cidades inteligentes em larga escala.

5G deve alavancar projetos de cidades inteligentes no Brasil

Parte das empresas que atuam no parque tecnológico de São José dos Campos focam na expansão do 5G no Brasil. A tecnologia já está ativa em todas as capitais brasileiras, alcançando mais de 50 milhões de pessoas e isso tem ajudado a fomentar e aumentar a oferta de dispositivos 5G no país.

A expectativa do Ministério da Economia é de que o 5G consiga movimentar cerca de R$ 590 bilhões por ano. O Fórum Econômico Mundial deve gerar cerca de 22,8 milhões de empregos até 2035.

Como promessa, o 5G garante mais facilidade e eficiência na criação de cidades inteligentes por meio da tecnologia. Atualmente, mesmo com as limitações de alcance no país, a tecnologia 5G já apresenta avanços e é vista como um divisor para novo ciclo pelas empresas de tecnologia.

Ranking destaca as cidades mais inteligentes do Brasil 

O Ranking Connected Smart Cities 2022 mapeou dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes e apontou as cidades inteligentes mais desenvolvidas no Brasil.

No topo do ranking, temos a cidade de Curitiba, capital do Paraná, que assumiu o 1° lugar no ano passado. Confira o top 10 do ranking das cidades mais inteligentes do Brasil:

  1. Curitiba (PR);
  2. Florianópolis (SC);
  3. São Paulo (SP);
  4. São Caetano do Sul (SP);
  5. Campinas (SP);
  6. Brasília (DF);
  7. Vitória (ES);
  8. Niterói (RJ);
  9. Salvador (BA);
  10. Rio de Janeiro (RJ).

O ranking foi idealizado pela Necta e a Urban Systems e é formado com base em 75 indicadores divididos por 11 categorias como mobilidade, meio ambiente, inovação, saúde, urbanismo e governança.

Curitiba se destaca por incentivar projetos de tecnologia e sustentabilidade 

A cidade de Curitiba saltou de 3° para 1° lugar do ranking em 2022 e isso não foi nenhuma surpresa para os gestores do município. A capital do Paraná se destaca por incentivar o desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade, empreendedorismo e tecnologia.

Para ter uma ideia, Curitiba foi a primeira cidade do mundo a testar uma luminária inteligente 5G e desenvolver projetos focados em energias renováveis. O principal símbolo da Curitiba inteligente é o Vale do Pinhão, programa criado por meio da agência estatal Curitiba de Desenvolvimento S/A.

Assim como o parque tecnológico de São José dos Campos, o Vale do Pinhão é um espaço de fomentação de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de profissionais do segmento e de startups.

O principal fator que coloca Curitiba como cidade mais inteligente do Brasil é a união entre setor público e setor privado para fomentação de negócios que visem melhorar a qualidade de vida da população.

Mesmo com um grande caminho para trilhar, o Brasil já dá os primeiros passos e possui exemplos de como a transformação digital pode construir cidades inteligentes que visem o bem-estar dos brasileiros.

Fonte: Portal Mato Grosso

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos