spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesBAIRROS PLANEJADOS NO BRASIL E SUAS PARTICULARIDADES

BAIRROS PLANEJADOS NO BRASIL E SUAS PARTICULARIDADES

Urban Systems é referência no estudo de projetos de Bairros Planejados e coleciona em sua carteira produtos imobiliários inovadores nas mais diversas regiões do País

Investir em qualquer segmento do mercado brasileiro exige planejamento e flexibilidade. Com o mercado imobiliário não é diferente conforme citamos no blog. Planejar o desenvolvimento de um bairro planejado envolve não apenas a inserção de um produto imobiliário, mas de diversos produtos em uma cidade. Produtos esses que trarão impacto local e regional, portanto devem estar integrados e caminhar para o desenvolvimento urbano ordenado.

Os bairros planejados têm sido discutidos há muitos anos no Brasil, no entanto, o conceito segue diferente da prática. A proposta inicial era integrar empreendimentos residenciais e comerciais a uma variedade de serviços e opções de cultura e lazer, promovendo assim um uso misto do espaço urbano. Esses espaços tendem a mudar o jeito de morar bem no Brasil e atrair ainda mais pessoas para esse novo conceito de urbanização, principalmente após a pandemia, onde os cidadãos buscam mais comodidade e assertividade ao buscar sua moradia.

No entanto, essa tendência acaba levando os incorporadores a seguir uma receita que deu certo em determinada região, por exemplo, colocando em risco o sucesso do seu negócio, uma vez que um bairro planejado não é apenas um condomínio de lotes com serviços e torre comerciais agregadas.

Expertise

Atualmente, a Urban Systems é referência no estudo de projetos de Bairros Planejados no Brasil, e conta com os mais variados projetos em sua carteira, desde bairros planejados com foco em um determinado vetor de desenvolvimento; bairros onde foi necessário criar um novo vetor ou centralidade; outros casos em que se aproveitou a exuberância da natureza trazendo a sustentabilidade e o planejamento para o desenho urbano, entre outros.

Para planejar um bairro inteligente, estruturado e sustentável, a Urban Systems considera vocação imobiliária de uma determinada área, a sua lógica urbana, os fluxos existentes, os relacionamentos entre os clusters produtivos e as informações de oferta e demanda.

Além de toda essa questão técnica, a Urban Systems traz outros diferenciais aos seus clientes. Algo que sempre costumo dizer é que conseguimos trazer o olhar do proprietário no desenvolvimento da sua terra. Ou seja: o que ele prioriza; quanto está disposto a investir; quais são os anseios em termos de velocidade e volume de retorno. O proprietário tem um sonho, nós iremos aliar esse sonho aos dados que teremos disponíveis, ao que será viável. Isso é uma ciência, desenvolver, com base no potencial do mercado sem esquecer do perfil do cliente. Existe outra questão nessa fase: muitas vezes a área tem um potencial a ser desenvolvido que não estava no radar do proprietário, por não ter nenhuma ligação com a utilização usual da área, por exemplo. Nesse caso a Urban Systems acompanha e auxilia o investidor a entender sobre o negócio que ele irá desenvolver.

Destaques

Para que possamos analisar algumas diferenças importantes em projetos de bairros planejados, trouxemos alguns exemplos de projetos desenvolvidos pela Urban Systems, suas particularidades e, principalmente, diferenciais competitivos que mudaram a cara das regiões onde essas comunidades foram inseridas. Além disso, é importante ressaltar que a Urban Systems também está participando de projetos que estão em desenvolvimento nas regiões de Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), entre outros.

Granja Marileusa, em Uberlândia (MG), por exemplo, um dos primeiros bairros planejados do Brasil, começou a ser estruturado em 2011 pela Urban Systems, com o objetivo de valorizar uma propriedade pertencente ao Grupo Algar, integrando-a ao tecido urbano. Acredito que, um grande destaque desse projeto é ele ser formado por usos diversificados e complementares, essencialmente comércio, serviços e residências, e espaços de convívio e lazer.

Bairros planejados no Brasil e suas particularidades
Imagem: Def Projetos

Normalmente, os projetos trazem apenas um empreendedor que irá explorar as diversas atividades no bairro. No caso do Granja  Marileusa, trouxemos diversos parceiros nas áreas de varejo, salas comerciais e loteamentos. Isso é um grande diferencial que precisa de um articulador imparcial para que aconteça.

Saiba mais sobre o estudo da Urban Systems para o Granja Marileusa aqui.

CSul Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), é o maior projeto de desenvolvimento urbano da América Latina.  São aproximadamente 28 milhões de m² de área total, 10 milhões de m² de área a ser urbanizada, 60% do território preservado em terreno natural e um índice de 120 m² de área verde por habitantes. Os estudos começaram em 2014 e contemplam infraestrutura de lazer, habitação e trabalho, focado nos conceitos de sustentabilidade, tecnologia e mobilidade.

O projeto evoluiu e acelerou sua condução após os proprietários da área tomarem conhecimento de um estudo que identificava a necessidade de diversificação econômica para contribuir com o crescimento e desenvolvimento ordenado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Bairros planejados no Brasil e suas particularidades
Imagem: CSul Lagoa dos Ingleses

Masterplan do projeto CSul Lagoa dos Ingleses está alinhado com o Plano Diretor de Nova Lima, que tem como objetivo definir o crescimento da cidade para os próximos anos, visando ordenar o seu desenvolvimento econômico e social. Com o CSul levamos interesse de moradia e investimento para outra área de Minas Gerais.

Saiba mais sobre o estudo da Urban Systems para o CSul Lagoa dos Ingleses aqui.

Sul do País

VivaPark Porto Belo, empreendimento da Vokkan Urbanismo localizado na cidade de Porto Belo (SC), na região litorânea mais valorizada do país foi inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano. Com 705 mil m², é o primeiro ‘bairro-parque’ do Brasil, reúne espaços de moradia, trabalho, educação e lazer. O VivaPark deverá ser entregue em 2025.

O projeto ganhou reconhecimento internacional em design recentemente, faturando o prêmio Architecture, Construction & Design Awards (ACD Awards) na categoria Melhor Design Urbano, de acordo com o portal da incorporadora. A sustentabilidade é outro ponto do empreendimento que ganhou destaque. O Vivapark Porto Belo foi o primeiro do mundo a alcançar o nível platinum do selo LEED for Communities: Plan and Design, certificação global de sustentabilidade no mercado imobiliário.

Bairros planejados no Brasil e suas particularidades
Imagem: VivaPark Porto Belo

Urban Systems foi responsável pelo estudo de vocação e demanda imobiliária para a propriedade, com análises contemplando a cidade de Porto Belo e região, demonstrando que o crescimento econômico, de empregos e de geração de renda da região proporcionam oportunidade única de uma demanda influente e ansiosa por empreendimentos imobiliários diferenciados.

Saiba mais sobre o estudo da Urban Systems para o VivaPark Porto Belo aqui.

Também no Sul do Brasil, outro destaque é o Parque Una, em Pelotas (RS), que trouxe, dentro do conceito de bairro planejado, desenvolvimento para a região. Esse caso é muito interessante em termos de mercado, pois levou à cidade de Pelotas produtos diferenciados, além de aperfeiçoar o que já existia no mercado na época. Portanto esse projeto se destacou tanto pela inovação quanto para a ‘subir a régua’ do mercado, que entendeu que o nível de exigência do consumidor mudou. Importante ressaltar aqui que a Urban Systems não participou desse projeto.

A Idealiza Urbanismo, responsável pelo projeto urbanístico, queria ir além dos métodos convencionais de planejamento urbano e trouxe um olhar para o futuro, valorizando a cultura local.

Nesse caso especificamente precisamos destacar uma das referências utilizadas: o Placemaking, que em tradução livre significa a construção de lugares. O conceito surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e caracteriza uma abordagem centrada na construção e transformação de espaços públicos para atender às necessidades dos habitantes. Inclusive, a abordagem Placemaking, ajudou a Idealiza Urbanismo a envolver os cidadãos na construção de uma Pelotas melhor.

A iniciativa reuniu aproximadamente 500 cidadãos e revelou o desenho do que as pessoas esperavam da cidade. Soluções de mobilidade urbana, espaços de incentivo à economia criativa, à cultura e ao lazer estiveram em alta entre as tendências e anseios populares levantados no encontro.

Cidade Pedra Branca, bairro-cidade criado há 20 anos na Grande Florianópolis, é referência internacional em planejamento urbano sustentável. O espaço adota o conceito do novo urbanismo, recebendo inúmeras premiações pelas práticas inovadoras que proporcionam maior qualidade de vida aos moradores, visitantes e comunidade em geral. Assim como citado sobre o parque Una, ressaltamos também que a Urban Systems não participou desse projeto.

Um grande destaque desse empreendimento na cidade de Pedra Branca (SC) é a flexibilidade e capacidade de adaptação ao longo dos anos e mudanças no País e no mundo. Por isso, sempre repito que a única certeza do masterplan é de que ele será adaptado no futuro. Por isso, um masterplan de sucesso deve nascer com flexibilidade e, uma vez que as mudanças acontecem rapidamente e são imprevisíveis.

Na Cidade Pedra Branca, o grande desafio foi desenvolver um projeto a partir de uma propriedade em um município distante de Florianópolis, por isso, foi preciso criar um destino de forma planejada equilibrada, criativa, consciente e responsável. O projeto transformou o que era uma fazenda familiar em uma verdadeira cidade para pessoas no município de Palhoça, em Santa Catarina.

Como desenvolver um bairro planejado de sucesso?

Para que a sua área se torne um bairro planejado sustentável e integre o tecido urbano, contribuindo para o crescimento da região é fundamental o acompanhamento de especialistas desde a concepção até a entrega do projeto. A Urban Systems tem, na minha opinião, uma habilidade muito rara: trazer o sonho do proprietário para o olhar da demanda e do mercado. Além disso, todo o conhecimento em cidades adquiridos em todos esses anos permite que nossos projetos estejam inseridos de forma inteligente no tecido urbano.

Bairros planejados no Brasil e suas particularidades

A partir da ótica do proprietário, dos produtos sugeridos, das demandas e do potencial de mercado identificado, a Urban Systems, inicia o trabalho coordenando uma equipe multidisciplinar com urbanistas, arquitetos, engenheiros, especialistas em meio ambiente, advogados e dependendo do caso, especialistas em patrimônio histórico, por exemplo.

Da mesma forma, a Urban Systems atua na busca de parceiros para os negócios. Tanto na esfera pública, que é preciso identificar qual o momento e maneira ideais para tratar sobre o projeto om os gestores públicos, quanto na privada, onde ocorre com a busca dos parceiros adequados para o negócio. É preciso escolher os parceiros certos para cada momento do desenvolvimento e unir, todos os envolvidos, em torno de um único objetivo.

Todo esse trabalho permite que a Urban Systems entenda as necessidades e desejos do proprietário integrando todos os steakholders necessários para desenvolver um bairro planejado, além da expertise em cidades e a visão imparcial para que aquela área seja desenvolvida adequadamente.

Fonte: Urban Systems

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos