spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosANO DE EVENTOS E CONEXÕES

ANO DE EVENTOS E CONEXÕES

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

Iniciamos 2023 com uma perspectiva muito melhor em relação a efeitos da pandemia e recuperação econômica, fundamentais para projetos de inovação, empreendedorismo e smart cities, incluindo seus grandes eventos

O ano de 2023 promete. Diferentemente do ano passado, iniciamos esse agora com uma perspectiva muito melhor em relação a efeitos da pandemia e recuperação econômica, fundamentais para projetos de inovação, empreendedorismo e smart cities, incluindo seus grandes eventos. E temos um calendário empolgante de eventos importantes nestes setores. O melhor de tudo é que o Brasil se consolida nesse calendário internacional, com vários eventos grandiosos, não apenas de tamanho, mas de qualidade.

Nossa primeira agenda vibrante do ano é o SXSW, em Austin, maior evento de criatividade e inovação do mundo. Será “nossa agenda” porque pela primeira vez duas startups brasileiras foram selecionadas entre as 40 finalistas do mundo para a fase decisiva do Pitch SXSW, que acontecerá durante o festival, em março. 

O Brasil concorrerá no principal concurso de startups do planeta com a lyga, uma edtech de São Paulo que propõe desenvolver a próxima geração de jovens líderes para promover mudanças e disrupção nas maiores empresas do mundo. A lyga concorre na categoria Futuro do Trabalho.

A outra finalista é a AMA (Agentes do Meio Ambiente), de Curitiba, que concorre na categoria Smart Cities, Transporte e Sustentabilidade. A AMA é especializada em desenvolver ferramentas “figitais” para melhorar a vida das pessoas e seus ambientes urbanos, focada em participação popular e desenvolvimento sustentável. A startup também faz parte da equipe da Prefeitura de Curitiba que venceu o Climate Smart Cities Challenge 2022 da ONU-Habitat.

O Pitch SXSW é tão potente que normalmente todas as 40 finalistas conseguem investimento. E o Brasil finalmente chegou no palco principal deste prestigiado concurso.

Mas março também irá ferver por aqui. Começamos com a Feira de Inovação de Curitiba, dias 10 e 11, no calçadão da famosa Rua XV. Vamos colocar as startups num dos lugares mais populares e democráticos do País, levando a inovação onde o povo está. 

Também em Curitiba, de 22 a 24, acontece a edição brasileira do evento Smart City Expo, oficial da FIRA Barcelona, na capital paranaense.

Ainda em março, marchamos para Porto Alegre, onde acontece o South Summit, de 29 a 31. O evento de estreia do ano passado foi sucesso absoluto e em 2023 promete, com o mundo de inovação reunido às margens do Rio Guaíba.

No dia 19 de abril, acontece o CSC GovTech, em São Paulo, que irá promover a modernização e a inovação do setor para a promoção de um governo simples, eficiente e transparente centrado no cidadão.

Em maio, de 1 a 4, o Rio recebe o Web Summit, que desembarca no Brasil pela primeira vez. A expectativa é muito grande para este encontro de tecnologia e inovação que a cada ano reúne mais de 70 mil pessoas em Portugal. A edição brasileira tem tudo para estar neste nível.

No mês seguinte, Curitiba volta ao calendário com o Connect Week, recém-anunciado. Ele foi idealizado a partir do Viasoft Connect, o maior evento de inovação na gestão empresarial do País. O Grupo Viasoft, mais Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae, Secretaria Estadual de Inovação, Transformação Digital e Modernização do Paraná e Assespro/Acate-PR, vão ampliar este seminário, com mais de 50 eventos em sete dias, ainda tendo o Viasoft Connect como âncora. Em junho também tem o ExpoInovação em Joinville, esta cidade inovadora do Sul do País que também tem tradição em ótimos eventos.

A agenda continua em junho, com o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), entre os dias 22 e 24. O Memorial da América Latina, em São Paulo, será palco do evento que promove a mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva.

Em agosto as atenções continuam no Sul, com o Startup Summit de Florianópolis, que recebe inovadores de todo o Brasil nos dias 23, 24 e 25. 

Já em setembro desembarcamos em São Paulo para o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do país, nos dias 4 e 5, o Connected Smart Cities & Mobility. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. No evento será apresentada a nona edição do Ranking Connected Smart Cities e a segunda edição do Selo Connected Smart Cities.

De 12 a 20 de outubro vale a pena dar uma esticada até Caxias do Sul, onde a Mercopar cresce e se inova a cada ano.

Para fechar o ano, dia 5 de dezembro tem em Curitiba o Conexões Vale do Pinhão, com muita inovação e empreendedorismo, mas com música e esquetes de humor, porque ninguém é de ferro. Evento é conhecimento e networking. 2023 será um ano de grandes conexões. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos