spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaDELOITTE | RESILIÊNCIA URBANA: DIGITAL TWINS NO CENTRO DO EQUILÍBRIO ENTRE MITIGAÇÃO...

DELOITTE | RESILIÊNCIA URBANA: DIGITAL TWINS NO CENTRO DO EQUILÍBRIO ENTRE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO

As cidades são organismos vivos, sempre em equilíbrio instável e sujeitos a mudanças constantes e ameaças externas. Com as mudanças climáticas, a cibersegurança e a saúde pública cada vez mais no centro das atenções de todos, a necessidade de equilibrar a mitigação e a adaptação para melhorar a resiliência das cidades é mais importante do que nunca.

As tecnologias de informação têm um papel fundamental tanto na mitigação como na adaptação a todo o tipo de ameaças, desempenhando um papel cada vez mais importante no aumento da resiliência das cidades. Através da análise de dados e da inteligência artificial, é possível operar de forma mais eficiente e planear de maneira mais adequada para dar resposta às necessidades das cidades. Além disso, a utilização de tecnologias permite uma melhor comunicação e coordenação entre as diferentes partes interessadas, garantindo uma resposta mais eficiente e integrada.

Os dispositivos Internet of Things (IoT), como sensores e dispositivos inteligentes, fornecem dados em tempo real sobre a infraestrutura, o ambiente e as condições da cidade, permitindo uma resposta rápida a interrupções e a manutenção dos serviços críticos. Por exemplo, os dispositivos IoT podem ser usados para monitorar a integridade de infraestruturas críticas, como pontes e estradas, e para fornecer alertas antecipados de possíveis falhas.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados, de forma a identificar padrões e fazer previsões, melhorando a tomada de decisões em situações de emergência e reduzindo o tempo necessário para responder. A IA poderá ser usada para analisar dados em tempo real de dispositivos IoT para prever a propagação de incêndios ou o impacto de cheias, permitindo que os serviços de emergência respondam de forma mais rápida e eficaz.

O uso de digital twins em cidades, como resultado da combinação da capacidade de obter informação com a capacidade de a gerir e analisar, é parte da solução para a resiliência urbana.

Os digital twins fornecem uma visão completa e acessível da cidade, permitindo uma análise precisa de informações de diferentes fontes (já mencionámos IoT, mas também se poderão usar dados de outros sistemas, dados abertos e até mesmo imagens de satélite). Além disso, os digital twins permitem a identificação da origem de determinado problema, a correlação entre incidentes ou a simulação de cenários para ajudar a tomar decisões informadas e garantir a preparação adequada para ameaças futuras.

As tecnologias de informação têm um papel fundamental tanto na mitigação como na adaptação a todo o tipo de ameaças, desempenhando um papel cada vez mais importante no aumento da resiliência das cidades.

A Comissão Europeia tem investido fortemente no desenvolvimento e na implementação de digital twins como uma ferramenta para melhorar a resiliência urbana, no âmbito das suas políticas de cidades inteligentes e de dados.

Embora estas tecnologias tenham o potencial de aumentar muito a resiliência das cidades, há também vários desafios que precisam de ser superados. Entre eles estão o custo e o financiamento, uma vez que as cidades não têm como incorporar o investimento inicial necessário nos seus orçamentos.

A interoperabilidade é outro desafio, uma vez que a falta de interoperabilidade entre diferentes tecnologias e sistemas pode criar barreiras ao intercâmbio de dados, reduzindo o potencial impacto e sustentabilidade das aplicações.

A privacidade e segurança são também preocupações importantes. As cidades precisam de implementar medidas robustas para proteger a privacidade e a segurança dos cidadãos, garantindo, ao mesmo tempo, que os dados recolhidos sejam usados de maneira responsável e ética.

Por último, importa destacar a literacia digital. A utilização destas tecnologias requer capacidades específicas que, muitas vezes, não estão facilmente disponíveis no atual quadro de competências das administrações públicas.

Em conclusão, a resiliência urbana é uma questão crítica na era digital e os digital twins poderão estar no centro do equilíbrio entre a mitigação e a adaptação para tornar as nossas cidades mais seguras e eficientes.

Fonte: Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos