spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteOS ESTACIONAMENTOS E A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

OS ESTACIONAMENTOS E A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Thiago Piovesan
Thiago Piovesan
Thiago Piovesan é CEO da Indigo Brasil, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual. Presente em mais de 350 cidades de 10 países, a empresa trabalha para criar espaços que propiciem jornadas tranquilas, conectando serviços e modais de mobilidade aos usuários e ajudando no desenvolvimento de cidades inteligentes e agradáveis para as pessoas.

A partir de parcerias, Indigo Brasil concretiza o objetivo de realizar projetos socioambientais

Estacionamentos podem contribuir para uma sociedade mais sustentável? Espaços de parqueamento têm como concentrar projetos sociais e ações de reciclagem? É possível fazer com que uma empresa especializada na administração de estacionamentos colabore com a preservação do meio ambiente? Todas estas perguntas podem ser respondidas com um sim. 

A Indigo Brasil vem demonstrando que, por meio de parcerias, consegue colocar em prática programas que contribuam para o desenvolvimento de cidades inteligentes e para a diminuição do impacto no meio ambiente, concretizando objetivos importantes para o meio empresarial contemporâneo. Os projetos vão da compensação do carbono até a reciclagem dos uniformes dos funcionários.

Um dos exemplos mais recentes possibilita que o cliente contribua para a compensação de carbono, uma prática que procura reduzir, a partir do plantio em um determinado local, as emissões de dióxido de carbono ou outros gases que provocam o efeito estufa. Para isso, no fim de 2022, a Indigo começou desenvolver um projeto que possibilita ao usuário a doação de verba para o plantio de árvores. A iniciativa ocorre em parceria com a ONG Iniciativa Verde, que busca a restauração florestal e o combate às mudanças climáticas. 

Quando o usuário do estacionamento paga o seu tíquete, ele tem a opção de doar R$ 1. O valor é integralmente repassado para a ONG, que realiza o plantio. A opção está pouco a pouco sendo incluída nos estacionamentos que a empresa administra.

A conscientização do impacto que causamos ao meio ambiente está presente também na busca por eliminar o desperdício, estimulando a reciclagem. Com este intuito, foi criado o programa Upcycling, que propõe novos usos e destinos para os uniformes dos funcionários da Indigo que seriam descartados. As peças são recolhidas e enviadas à empresa parceira Ciclo Reverso, que faz a higienização e avaliação de quais itens podem ser reutilizados e quais serão ecologicamente descartados.

Desde o início do projeto, em 2020, 355 quilos de peças foram descaracterizados e doados a instituições de caridade ou transformadas em ecobags e máscaras. Buscando expandir o projeto de reciclagem, a Indigo firmou parceria também com a ONG Musa, que separa os resíduos produzidos em três categorias distintas, realizando a coleta diária e possibilitando o reuso. Iniciativas importantes para evitar o desperdício de matéria-prima.

Outro ponto de atenção é o estímulo a meios de transporte mais limpos. Com este intuito, a Indigo mantém parceria com a startup Beep Beep para a criação de smart stations, estações de recarga dos carros elétricos compartilhados da empresa. Uma iniciativa que fortalece o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Elas estão presentes nos estacionamentos de empreendimentos como o Hospital Israelita Albert Einstein. 

Estes são apenas alguns exemplos de projetos que estão em prática. Os espaços de parqueamento são hubs importantes para abrigar parceiros que contribuam para uma sociedade sustentável e para o desenvolvimento social.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos