spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteESTACIONAMENTOS PUXAM PROTAGONISMO PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

ESTACIONAMENTOS PUXAM PROTAGONISMO PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Thiago Piovesan
Thiago Piovesan
Thiago Piovesan é CEO da Indigo Brasil, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual. Presente em mais de 350 cidades de 10 países, a empresa trabalha para criar espaços que propiciem jornadas tranquilas, conectando serviços e modais de mobilidade aos usuários e ajudando no desenvolvimento de cidades inteligentes e agradáveis para as pessoas.

Conhecer bem as oportunidades do seu espaço de atuação e o público que se relaciona com o serviço favorece o planejamento de ações diversas, que possibilitam explorar os muitos potenciais de um estacionamento

Projetos sociais, ações de preservação ao meio ambiente, uso da tecnologia em prol de uma sociedade mais sustentável. Estas medidas devem estar na pauta de todas as empresas atuantes no século XXI. E os estacionamentos não fogem à regra e já deixaram de ser um espaço apenas para guardar carros e se tornaram agentes motivadores para cidades mais sustentáveis. A Indigo Brasil vem desenvolvendo projetos sociais e de cunho ambiental que funcionam como exemplos positivos que merecem ser divulgados e replicados. Os estacionamentos do Aeroporto Internacional de Curitiba e do Aeroporto Internacional de Guarulhos, administrados pela empresa, contam com uma gama de ações nesse sentido.    

Conhecer bem as oportunidades do seu espaço de atuação e o público que se relaciona com o serviço favorece o planejamento de ações diversas, que possibilitam explorar os muitos potenciais de um estacionamento. É o caso da atuação em aeroportos. A Indigo Brasil faz a gestão de estacionamentos de cinco importantes aeroportos, ambientes que concentram grande circulação de público. Por conta disso, esses espaços têm grande potencial para dar visibilidade a ações sustentáveis, que podem ser propagadas para muito além de sua área de atuação.  

O estacionamento do Aeroporto Internacional de Curitiba conta com mais de quatro mil vagas e tem capacidade para receber cerca de oito milhões de passageiros por ano. Pensando na redução das emissões de carbono, conta, desde 2019, com pontos de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in. Já é sabido que o atual modelo automotivo depende de uma fonte finita: o petróleo. Como os veículos movidos a energias alternativas despontam como um futuro promissor para o mercado automotivo, entendemos que essa medida colabora para gerar a infraestrutura necessária para o uso de veículos menos poluentes.

A ação ganha, ainda, maior impacto, já que a recarga é gratuita para os clientes. São oito carregadores em funcionamento e, para possibilitar a gratuidade, eles utilizam a energia advinda de painéis solares, instalados desde 2019. Além do estímulo ao uso de meios de locomoção de menor impacto ao meio ambiente, temos a tecnologia sendo utilizada para a produção de energia limpa para consumo próprio. O resultado é o que poderíamos chamar de estacionamento verde!

Outro espaço que também conta com um projeto relevante é o estacionamento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Por lá, aproveitamos o espaço de parqueamento para o estímulo a ações solidárias, em prol de uma sociedade mais igualitária. O projeto Manobra Solidária, programa permanente de doação de roupas, que completou 18 anos em 2022, aportou em Guarulhos neste segundo semestre. Os coletores de doações foram instalados nos terminais de passageiros e de carga. O intuito do projeto é ajudar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. As peças arrecadadas são destinadas aos moradores das comunidades localizadas no entorno do aeroporto e, também, a outras instituições e projetos sociais. Ao mesmo tempo, o Manobra Solidária contribui para a diminuição do desperdício de matéria prima, proporcionando a circulação de produtos e o aumento de sua vida útil.

A escolha do local é estratégica. O Aeroporto de Guarulhos é o maior da América Latina e recebe, anualmente, mais de 40 milhões de visitantes e muitos chegam até o local de carro, já que há nove mil vagas destinadas ao estacionamento.

O segmento de parking, assim como qualquer setor do mercado, precisa trazer para si a responsabilidade de não apenas oferecer um serviço de qualidade excepcional, mas de trazer um impacto positivo para toda a região do entorno em que se está atuando. Os estacionamentos podem, e devem, viabilizar em seus projetos ações que colaborem para essa nova realidade social.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos