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SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CONQUISTA CATEGORIA ESPECIAL DO PRÊMIO MOBILIDADE, DO ESTADÃO

Soluções inovadoras e criativas garantem destaque à cidade. Premiação acontece dia 12 de dezembro

“Para velhos problemas, novas soluções.” A frase é de Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, cidade localizada há cerca de 100 km da capital paulista. Mas ela é repetida como um mantra e colocada em prática diariamente por diversos funcionários da prefeitura.
Atualmente com 730 mil habitantes e conhecida por ser um município rico em soluções em transportes e para o deslocamento da população em geral, São José dos Campos acaba de ser anunciada como Cidade Destaque de Mobilidade, categoria especial do Prêmio Mobilidade 2023, do Estadão.

São diversas iniciativas que contribuíram para o reconhecimento, com destaque para a forma como o município faz a gestão da mobilidade urbana, a aposta na mudança de modal, do transporte particular parta o público e na descarbonização do sistema.

“Nosso prefeito já foi secretário de Mobilidade, assim como seu antecessor. Costumo dizer que esse é um dos principais desafios do nosso trabalho, porque ele tem muita experiência e se envolve em todos os projetos”, brinca Ronaldo Rodrigues da Cunha Filho, diretor de projetos e planejamento da Secretaria de Mobilidade.

Linha Verde

Lançado em junho de 2021, o projeto Linha Verde consiste em um corredor sustentável para interligação das regiões sul e leste, as mais populosas da cidade, e a área central, com obras em parte do terreno que pertencia à Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica. A área da linha foi negociada em troca da isenção de IPTU por cinco anos.

Depois de mesde de testes, atualmente a Linha Verde opera normalmente, mas é exclusiva para os VLPs (veículos leves sobre pneus), 100% elétricos.

“Ela tem 22 km de extensão e comporta 11 estações, com pavimento construído a partir do reaproveitamento da borracha de pneus, uma tecnologia sustentável”, explica Filho. Está prevista uma segunda fase, chamada de Anel Viário Leste, que está em licitação e tem previsão para conclusão dos projetos entre junho e julho do próximo ano.

Foco nas pessoas

Entre as vantagens da implementação desse corredor verde estão o menor tempo de percurso. “Antes dela, usuários tinham que fazer integração com outras linhas de ônibus, chegando a levar 1h20 minutos em alguns trajetos. Agora, com saída direto da rodoviária, leva-se 20 minutos”, comenta.

Além de economizar tempo, as viagens são mais confortáveis: silenciosas por conta dos ônibus serem elétricos, com ar-condicionado e com mais espaço interno, pois todos os veículos são articulados e têm capacidade para acomodar 168 passageiros

“No início dos testes, eu usava a linha frequentemente, para conversar com as pessoas. A aceitação foi muito boa. Teve até dois comentários muito curiosos: um de uma pessoa que usava os VLPs para passear por conta da novidade, indo até o ponto final e voltando; outro de uma senhora que disse que teríamos que colocar algum tipo de ruído, porque ela não escutava quando os ônibus estavam chegando”, conta.

Mobilidade ativa

Todas as iniciativas seguem o Plano de Mobilidade, feito em 2016. Além do fomento ao transporte coletivo, outra diretriz do importante instrumento de gestão é o incentivo à mobilidade ativa. Algumas iniciativas recentes, que colaboram para isso, são o aterramento dos cabos de energia na região central, com retirada de espaço para estacionamento de veículos e ampliação do calçamento.

“Exemplo disso foi o trabalho que fizemos na rua XV de Novembro, no centro, uma importante região comercial, com muito fluxo de pessoas. Lá aumentamos o espaço das calçadas para que os pedestres tivessem mais acessibilidade e conforto ao caminhar. Esse conceito, chamado de Ruas Completas, foi premiado pelo WRI Brasil“, explica o diretor de projetos e planejamento da Secretaria de Mobilidade de São José dos Campos.

Gestão criativa

Acompanhando as transformações da sociedade, a prefeitura segue inovando em sua gestão. Um exemplo é o Fundo Municipal de Transportes, com valores provenientes de diversas iniciativas. Uma delas é o estacionamento rotativo, implementado em 2021 e destina 38,5% de seu faturamento mensal para o fundo. “Estamos sempre nos explicando para o Tribunal de Contas da União, por conta dessas inovações, que não são comuns. Mas sabemos que vivemos em um contexto diferente, então essas inovação são fundamentais”, comenta.

Sobre o estacionamento rotativo, ele permite que a população possa estacionar seus veículos próximos às principais áreas de comércio, serviços e regiões em que a procura por estacionamento é alta. As vagas que estão disponíveis podem ser observadas em painéis fixos, instalados na região central da cidade, e o pagamento é feito via aplicativo ou mesmo pessoalmente.

“Essas câmeras também revelaram um efeito secundário muito positivo, ao inibirem os motoristas a praticarem infrações de trânsito. Já registramos uma queda real nas infrações e ocorrências de trânsito, com impacto positivo também na segurança viária”, finaliza Filho.

Fonte: Mobilidade Estadão

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