spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesMANAUS RECONHECIDA COMO A MAIS AVANÇADA NA IMPLANTAÇÃO DO 5G

MANAUS RECONHECIDA COMO A MAIS AVANÇADA NA IMPLANTAÇÃO DO 5G

Manaus recebeu, nesta terça-feira (8/11), o prêmio de cidade amiga da implementação da tecnologia 5G, como destaque da região Norte do Brasil. A distinção reconhece as capitais brasileiras com legislações avançadas, que facilitam o licenciamento para instalação de antenas e a ampliação da infraestrutura de telecomunicações. A cerimônia com o reconhecimento da cidade aconteceu em Brasília, no painel Telebrasil Talks 2022.

O reconhecimento de Manaus deve-se à toda estrutura montada na cidade para receber a tecnologia. No planejamento da gestão municipal, está a utilização do 5G inicialmente em projetos nas áreas da saúde, mobilidade urbana e segurança.

“Manaus construiu uma legislação inovadora e democrática, que facilita a instalação de equipamentos e amplia a disseminação da tecnologia. Estamos trabalhando o 5G para fomentar negócios e mudar a vida das pessoas”, destaca o secretário do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus, Radyr Júnior, presente ao evento e representando o município.

Foto: Carolina Antunes/Agência inPacto

 

O ranking das Cidades Amigas do 5G é organizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e conectividade. Para o presidente executivo da Conexis Brasil, Marcos Ferrari, o impacto e implantação da tecnologia pode ser sentido em diversas áreas. “Uma legislação desburocratizada é fundamental para levar os benefícios do 5G para a região Norte, principalmente nas áreas de saúde, educação e transporte”, destacou Ferrari.

Implementação

Em setembro de 2022, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou o Memorando de Entendimento entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que possibilita o desenvolvimento de ações conjuntas para a implantação da tecnologia 5G na capital amazonense.

Em julho deste ano, a administração pública municipal disponibilizou no site do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) requerimento padrão para abertura de processo de licenciamento para a Estações Rádio-Base (ERBs), atendendo à lei municipal 17/2022 de maio deste ano, que coloca Manaus entre as cidades prontas para receber a tecnologia 5G, conforme os parâmetros urbanísticos atuais no Brasil. Com a lei, o procedimento passou a ser autodeclaratório, portanto mais simplificado. Com os avanços, é possível fazer o licenciamento para instalação das ERBs em até 48 horas, um avanço para as telecomunicações na cidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CIDADES

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos