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AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL APRESENTA PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO WEB SUMMIT 2022

Jornada Digital auxilia a digitalização de pequenos negócios brasileiros; a apresentação será realizada no estande da Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estará no Web Summit 2022, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa, que acontece de 1º a 4 de novembro em Lisboa, Portugal. No dia 2/11 (quarta-feira), a Agência apresentará o programa que desenvolveu para ajudar as micro e pequenas empresas brasileiras, tradicionalmente analógicas, no processo de digitalização: o Jornada Digital.

Criado há pouco mais de um ano, o programa é totalmente gratuito e on-line. Como o próprio nome sugere, os empreendedores devem cumprir um roteiro desenhado de acordo com suas necessidades que contém algumas etapas para concretizar a transição para o universo digital e alcançar resultados positivos nos negócios. O primeiro passo é fazer o cadastro, realizar um autodiagnóstico para identificar o nível de maturidade digital da empresa e acessar o Guia de Boas Práticas Digitais. O diagnóstico é estruturado em cinco dimensões de análise: conectar e engajar clientes; estabelecer novas bases de competição; construir uma organização orientada a dados, inovar mais rápido e colaborativamente; e gerar mais valor para o cliente.

O empresário poderá construir o próprio mapa da digitalização, a partir do resultado desse levantamento de informações. Assim, inicia-se a jornada de acordo com o perfil revelado. Vídeos demonstrativos, e-books, podcasts, arquivos editáveis de plano de ação, entre outros conteúdos, são liberados para acesso à medida que o participante avança em sua jornada.

A qualquer momento o empreendedor pode refazer o autodiagnóstico e gerar um novo mapa de digitalização, selecionando outros desafios que irão disponibilizar novas práticas para serem implementadas no dia a dia do seu negócio. O Jornada Digital é dedicado a qualquer segmento econômico — comércio, serviço, indústria. O programa também pode ser útil para negócios que já estão familiarizados com o ambiente digital em algum nível e pretendem ampliar o escopo de atuação.

Contexto brasileiro

Desde 2021, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a ABDI realiza pesquisas para verificar o nível de maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras, bem como identificar o grau de implementação de tecnologias digitais habilitadoras.

Recentemente divulgada, a segunda edição do Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras identificou que o uso de recursos digitais cresce nos pequenos negócios do país. O acesso à banda larga saltou de 69% no ano passado para 79% em 2022. Práticas de back-up e armazenamento de dados também registraram aumento significativo. Em 2022, 55% das 1.701 empresas respondentes afirmaram ter rotinas de back-up de dados formalmente estabelecidas. Em 2021, eram apenas 38%.

“Website com funcionalidades interativas” e “Ferramentas de personalização da experiência” saltaram de 27,5% e 14,9% respectivamente em 2021 para 34,3% e 38% em 2022 como práticas “implementadas” pelas empresas.

O estudo tem uma escala de 0 (empresa totalmente analógica) a 100 pontos (empresa líder digital). Este ano, houve um discreto aumento na maturidade digital dos pequenos negócios: 41,47 pontos contra 40,77 em 2021.

A primeira rodada da pesquisa, realizada no ano passado, revelou que 66% dos micro e pequenos empresários estavam nos níveis 1 e 2 de maturidade digital, sendo 18% empresas analógicas (nível 1) e 48% emergentes (nível 2). Só 3% eram consideradas líderes digitais (nível 4), e 30% estavam na etapa intermediária (nível 3). Em 2022, a distribuição das empresas brasileiras, por categorias de maturidade digital, se manteve estável com 66% das empresas nos níveis 1 e 2 de maturidade digital, sendo 19% empresas analógicas (nível 1) e 47% emergentes (nível 2). Acesse a pesquisa Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras 2022.

“A missão da ABDI é fomentar a transformação digital das empresas brasileiras, e foi nesse contexto que o Jornada Digital foi criado com foco no micro e pequeno empreendedor. O programa está funcionando no Brasil, obtendo resultados positivos e identificamos que ele pode ser aplicado em outros países. A ABDI tem interesse em estabelecer parcerias com formuladores de políticas públicas de outras nacionalidades e o Web Summit será uma excelente oportunidade para o network e intercâmbio de conhecimento”, destaca Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.

A apresentação do Jornada Digital será dia 2/11, às 13h30, no estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que fez o convite à ABDI.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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