spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeTECNOLOGIA A FAVOR DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

TECNOLOGIA A FAVOR DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Joao Paulo Ledur
Joao Paulo Ledur
Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo: Profissional com experiência internacional na indústria automotiva, João Paulo Pohl Ledur atualmente é diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, onde responde também pelas áreas de Corporate Venture Capital e Inovação da companhia. Atuando na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos na cultura organizacional, fazendo conexão do atual negócio com o futuro da mobilidade. Há 18 anos na empresa, parte deles atuando na África do Sul, o executivo tem formação pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos e Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A eletromobilidade é uma realidade que já vivenciamos e ampliar os recursos tecnológicos para que estes veículos elétricos tragam experiências de conforto e dirigibilidade são fundamentais para a popularização  

Os olhares do mundo estão voltados para a eletromobilidade, afinal, a descarbonização do meio ambiente é um dos principais desafios dos dias de hoje. Com isso, o que antes era visto como uma solução futurista, tornou-se uma realidade. Hoje, esses veículos já estão em circulação e, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE, somente em janeiro deste ano, o Brasil registrou um crescimento de 93% nos emplacamentos de veículos elétricos, na comparação com o mesmo mês de 2021. 

Mais do que reforçar o interesse do brasileiro pelo veículo elétrico a cada dia, o dado mostra que existe um vasto campo de oportunidades para as indústrias que atuam no segmento. Afinal, com o fortalecimento da tendência por veículos mais sustentáveis, surge também a necessidade de soluções que se adaptem ao estilo de vida das pessoas.

Nesse sentido, a engenharia automotiva, que demonstra constantemente o seu potencial de evolução, atua ativamente para ir além do desenvolvimento de motores sem emissão de gases poluentes. Esse é um trabalho que envolve uma atenção para as reais necessidades de passageiros e motoristas, sejam de veículos particulares ou coletivos, para garantir que eles se sintam seguros, confortáveis e contem com o apoio de soluções tecnológicas e ferramentas capazes de tornar os veículos mais inteligentes. 

Nesse trabalho de promover o equilíbrio entre conforto, segurança e tecnologias, as soluções embarcadas podem ditar os novos caminhos que a mobilidade elétrica seguirá. Um dos exemplos é a telemetria, que por meio de um equipamento promove a comunicação de dados do veículo, via nuvem, e monitora o desempenho do carro e do motorista, com isso é possível ter acesso a dados de consumo de energia, informações analíticas sobre o desempenho dos veículos. Ou seja, com a tecnologia é possível receber avisos de reabastecimentos da energia, acompanhar o desempenho de consumo de energia e gerar alertas sobre a direção segura. 

Outro destaque é a digitalização de processos e o desenvolvimento de projetos em ambientes virtuais, com simulações numéricas, realidade aumentada e ferramentas de gestão ágil do ciclo de vida de cada produto. Aliado a essas tecnologias, temos o avanço da indústria 4.0, que cresce com a implementação de equipamentos aplicados ao processo de manufatura, com atividades como controle de torque de fixação, rastreabilidade, gestão de processo, manufatura aditiva (impressão em 3D de protótipos), equipamentos inteligentes que podem se mover em uma rota definida, os chamados AGV´s, e a robotização.

Com esse pacote de recursos, os veículos elétricos se tornaram mais eficientes e benéficos ao meio ambiente, contribuindo com a popularização das unidades eletrificadas. Podemos dizer que a indústria está pronta para atender aos anseios do mercado, com tecnologias capazes de tornar os veículos mais inteligentes, confortáveis e seguros. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos