spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPRESIDENTES DAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS PARTICIPAM DA AÇÃO DA ANPTRILHOS PELA SEMANA DA...

PRESIDENTES DAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS PARTICIPAM DA AÇÃO DA ANPTRILHOS PELA SEMANA DA MOBILIDADE

Com o tema “Transporte sobre trilhos – mobilidade sustentável, rápida e segura para todos os brasileiros”, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) lança a sua campanha da Semana da Mobilidade. A ação será nas redes sociais da entidade com mensagens dos presidentes das operadoras metroferroviárias de todo o País abordando a importância do setor na mobilidade urbana.

“Ao oferecer um serviço de transporte rápido, seguro e confortável, o transporte sobre trilhos favorece a redução do número de carros nas ruas e as emissões de poluentes dos combustíveis fosseis, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida nos grandes centros”, explica José Eduardo Ribeiro Copello, Diretor-Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e Vice-Presidente de Desenvolvimento da ANPTrilhos.

Presidente da SuperVia e Vice-Presidente Executivo da ANPTrilhos, Antonio Carlos Sanches, ressalta que ao tratar do sistema de transportes sobre trilhos, pensamos em mobilidade urbana e sustentabilidade. “Precisamos ter um olhar atento para esse setor, solucionando problemas e propondo melhorias. Investir no sistema metroferroviário, através de parcerias e incentivos, é estimular o desenvolvimento de um transporte eficiente e de maior qualidade”.

Diretor-Presidente do Metrofor, Igor Ponte, destaca que os investimentos na infraestrutura de trilhos é uma necessidade nacional, pois esse é o transporte estruturador da mobilidade e um dos motores do desenvolvimento do País e do bem-estar da população. “Investir em trilhos é garantir conforto, segurança e eficiência, um direito da população. Nos últimos anos, o Ceará tem sido destaque nestes investimentos”.

Diretor Executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira, também destaca que investir no transporte sobre trilhos é investir na melhoria de vida das pessoas. “É buscar mobilidade urbana com sustentabilidade e agilidade. É oferecer hoje infraestrutura de longo prazo que será aproveitada pelas gerações futuras, ampliando as oportunidades de desenvolvimento do País”.

Na opinião do Presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, o bom funcionamento das cidades passa, necessariamente, por um planejamento de mobilidade urbana que priorize o transporte de alta capacidade integrado em rede com outros modos. “É assim que avançaremos em agendas importantes como preservação do meio ambiente, desafogo das vias públicas, acessibilidade e qualidade de vida”.

“Quando pensamos em planejamento urbano o transporte sobre trilhos exerce papel fundamental da organização do fluxo de passageiros e de pessoas na Grande São Paulo, já que não existe mais espaço para ampliar o uso de carros nas cidades. Quanto mais saudável for o modelo de operação das empresas de transporte público, melhor será o dia a dia da metrópole e da qualidade de vida”, comenta Pedro Moro, Diretor-Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Diretor-Presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, também enfatiza que é importante que o setor seja privilegiado em políticas governamentais porque ele estabelece melhor mobilidade nos grandes centros urbanos. “Além disso, é importante que esses meios sejam interligados cada vez mais com os mais modernos e descentralizados meios de transporte, como motos, bicicletas e patinetes que surgem”, complementa.

Para o Diretor-Presidente do Metrô São Paulo, Silvani Pereira, “a mobilidade nas grandes cidades deixou de ser apenas uma forma de transporte e passou a ser um vetor de crescimento”. Ele explica que, na capital paulista, “o Metrô traduz o novo significado da mobilidade, que transporta, atrai serviços, comércios e moradias, além de gerar benefícios com a economia de tempo e ganhos ambientais”.

“Como operadores, acreditamos e trabalhamos diariamente para que o transporte sobre trilhos nas grandes metrópoles seja eficiente, seguro e confiável e para que a população escolha esse modal e, assim, tenhamos mais apoio da opinião pública para envidar mais investimentos a longo prazo nessa solução que, sem dúvida, traz qualidade de vida e oportunidades aos cidadãos”, explica o Diretor-Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, Francisco Pierrini.

Presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, defende que o “transporte sobre trilhos é a garantia de uma maior eficácia na mobilidade urbana do País. Além da alta capacidade para transportar pessoas, é mais rápido, confortável, moderno, seguro e menos poluente”.

“Por meio do transporte sobre trilhos deslocamos multidões, agimos como indutores de urbanização e atividades econômicas por onde passamos, reduzimos distâncias e solucionamos congestionamentos. Sem dúvida, o transporte metroferroviário é um dos principais vetores para o desenvolvimento sustentável das cidades”, destaca José Marques, Diretor-Presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Diretor da CCR Metrô Bahia, Andre Costa, defende o compromisso com os passageiros: “Somos uma empresa de mobilidade humana e temos o compromisso de transportar milhares de pessoas diariamente com rapidez, conforto, segurança, contribuindo para a construção de uma sociedade mais integrada e de cidades mais inclusivas e acessíveis.”

Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade é realizada anualmente, em setembro, com objetivo de debater os assuntos relacionados aos deslocamentos dos brasileiros. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) promovem ações em âmbito nacional, com debates, palestras e parcerias para o fortalecimento de ações de trânsito e mobilidade urbana.

A ANPTrilhos apoia as atividades da Semana da Mobilidade. “Nesta semana que celebra a Mobilidade, queremos ratificar o compromisso dos operadores metroferroviários brasileiros com a segurança, a qualidade, agilidade e sustentabilidade da mobilidade de todo cidadão brasileiro”, ressalta Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Programação completa

Segunda-Feira – 19 de setembro

10h – 12h: MDR
Lançamento da Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana – Projetos de Transporte de Média e Alta Capacidade

14h – 17h: MDR + Minfra
Oficina: Como utilizar a comunicação a favor de cidades mais sustentáveis

Terça-Feira – 20 de setembro

10h – 12h30: MDR
Seminário Internacional – Regulação do Transporte Público Coletivo

14h30 – 16h: MDR + MInfra
Oficina on-line: Transporte por Bicicletas: legislação x realidade e as mudanças propostas pela estratégia nacional da mobilidade por bicicleta

Quarta-Feira – 21 de setembro

10h – 12h30: MDR
Seminário Internacional – Regulação do Transporte Público Coletivo

14h – 17h: MDR + Minfra
Oficina com WRI: Ruas Completas

Quinta-feira – 22 de setembro

10h – 12h: MDR
Live com as iniciativas premiadas pelo Selo Bicicleta Brasil

14h – 16h: MDR +Minfra
Roda de Conversa sobre Mobilidade Ativa: desafios e soluções para as cidades

Sexta-feira – 23 de setembro

10h – 12h: MDR
Reunião Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana – 1 ano de Funcionamento

14h – 17h: MDR + Minfra
Visita técnica à Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia (DER/DF)

As atividades serão transmitidas pelo canal do MDR no YouTube – www.youtube.com/c/MinistériodoDesenvolvimentoRegional

Fonte: ANP Trilhos

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos