spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeCOM EXPANSÃO DOS CARROS ELÉTRICOS, ELETROMOBILIDADE VIRA DESAFIO E ESTACIONAMENTOS PODEM SER...

COM EXPANSÃO DOS CARROS ELÉTRICOS, ELETROMOBILIDADE VIRA DESAFIO E ESTACIONAMENTOS PODEM SER SOLUÇÃO PARA DEMANDA POR RECARGA

Thiago Piovesan
Thiago Piovesan
Thiago Piovesan é CEO da Indigo Brasil, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual. Presente em mais de 350 cidades de 10 países, a empresa trabalha para criar espaços que propiciem jornadas tranquilas, conectando serviços e modais de mobilidade aos usuários e ajudando no desenvolvimento de cidades inteligentes e agradáveis para as pessoas.

O novo cenário motivou a Indigo a expandir a parceria com empresas que desenvolvem soluções em mobilidade elétrica

Com a expansão dos carros elétricos no Brasil, muitos consumidores já pensam em aderir aos veículos mais sustentáveis, que não geram emissões de gás carbônico para a atmosfera. Mas, na hora de comprarem de fato um modelo, dois fatores podem pesar contra a decisão: o preço e a quantidade ainda pequena de estações de recarga. Os desafios, contudo, já encontram novas soluções.

Hoje, empresas privadas estão apostando no segmento e são as responsáveis pelas principais iniciativas, como eletropostos em estacionamentos, em centros comerciais e em estradas. Neste cenário, a crescente demanda por serviços de eletromobilidade tem impulsionado uma mudança que posiciona o estacionamento como polo de mobilidade.



Essa transformação vem propiciando a implantação de estações de carregamento e o desenvolvimento de projetos de inteligência de dados, além de outras soluções inovadoras que conectam as pessoas aos diferentes modais de transporte nas cidades. 

O desenvolvimento da infraestrutura que permita acompanhar a expansão dos veículos elétricos no país precisa mesmo acelerar. Um levantamento recente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostra que, em junho, foram vendidos 4.073 veículos leves eletrificados, contribuindo para a marca de 20.427 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2022. Os números representam um crescimento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. E a tendência é que eles deem um salto ainda maior: dados da Agência Internacional de Energia (AIE) apontam que a venda de carros elétricos ou híbridos praticamente triplica a cada três anos.

O novo cenário motivou a Indigo a expandir, neste ano, a parceria com a startup GreenV, que desenvolve soluções em mobilidade elétrica. A atuação conjunta tem como objetivo instalar mais de 350 pontos de recarga para veículos elétricos no Brasil até 2025. O ponto de partida do processo de instalação será nas regiões Sul e Sudeste, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Na sequência, o serviço também será levado para outras regiões do país.

Atualmente, os estacionamentos Indigo também contam com carregadores da Volvo e da EBP. Ao todo, são 76 pontos. Com o objetivo de proporcionar novos serviços e facilitar a vida dos clientes, a empresa sempre busca por parcerias inovadoras. Um exemplo é a recarga com os carregadores da GreenV, que pode ser controlada por meio de um aplicativo. O app permite ao usuário conferir a localização dos pontos de recarga mais próximos, bem como optar pela forma de pagamento desejada. 

Hoje, há cerca de 16 milhões de veículos elétricos em circulação no mundo todo, o que representa cerca de 1% da frota mundial de carros de passageiros. Entretanto, a previsão é de que, até 2030, 30% dos veículos vendidos sejam elétricos, de acordo com dados da BloombergNEF (Bloomberg New Energy Finance). Aumentar esse percentual significa, sobretudo, contribuir para um futuro sustentável, uma vez que cerca de 12% das emissões globais de gases-estufa têm origem no transporte sobre rodas. Ao mesmo tempo, essas mudanças poderão proporcionar às pessoas nas cidades redução de gastos com transporte e deslocamentos mais programados, integrados e conectados.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos