spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesACESSOCIDADES: MUNICÍPIOS TÊM ATÉ 22 DE SETEMBRO PARA INSCREVEREM BOAS PRÁTICAS NO...

ACESSOCIDADES: MUNICÍPIOS TÊM ATÉ 22 DE SETEMBRO PARA INSCREVEREM BOAS PRÁTICAS NO PROJETO

O preenchimento do formulário leva menos de dez minutos e conta como ponto de engajamento no projeto; objetivo é melhorar o planejamento e a gestão na mobilidade urbana

Municípios de todo Brasil têm até o dia 22 de setembro para inscreverem suas boas práticas em mobilidade urbana no “Projeto AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas”, realização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos/Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (Anci/Itália) e cofinanciamento da União Europeia. O projeto tem como objetivo qualificar políticas de mobilidade no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais. O link está disponível aqui.

É possível responder ao questionário em menos de dez minutos. São perguntas para a validação de critérios do mapeamento e a oportunidade de compartilhar boas práticas implantadas no município. Essas práticas servirão para disseminar ações relevantes e positivas entre os municípios participantes da iniciativa e auxiliar gestores, dirigentes e técnicos locais na elaboração de planos, projetos e ações inclusivas, acessíveis e sustentáveis de curto, médio e longo prazo em mobilidade e acessibilidade urbana. Ao responder ao formulário, o município já receberá pontos de engajamento no projeto, o que ajudará nas etapas seguintes.



Posteriormente, com o objetivo de incentivar a viabilização de boas práticas no território nacional, três temáticas mapeadas serão selecionadas por secretários e dirigentes em mobilidade urbana e serão o foco de estudos de replicabilidade para o contexto brasileiro. Os estudos conterão o detalhamento das questões e desafios técnicos, institucionais e políticos relacionados às políticas elencadas, bem como modelos de tomada de decisão, implementação e monitoramento das ações.

No dia 29, às 10h, será aberto um espaço para que os municípios tirem dúvidas sobre o processo de mobilização. Faça sua inscrição aqui para participar.

Etapas
Nesta fase, o projeto é composto por atividades de engajamento, como planejamento estratégico do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana (FNMU), seminários on-line para troca de experiência, mapeamento de dados abertos e mapeamento de boas práticas. Após essa etapa, serão selecionados 50 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes e dez municípios europeus (na Itália e na Espanha) para fazerem parte de uma capacitação em uso de dados abertos para planejamento de transportes.

De acordo com os critérios elencados no documento “AcessoCidades: mobilização de municípios”, dentre os 50 municípios selecionados para a capacitação em uso de dados abertos, dez municípios receberão também apoio técnico e institucional para a viabilização de boas práticas em mobilidade urbana e terão possibilidade de participar de viagens nacionais e internacionais de intercâmbios entre municípios.

Oficina FNMU
Além do formulário para o mapeamento de boas práticas, estão abertas as inscrições para a Oficina 2 de Planejamento Estratégico do FNMU, que também contará como engajamento do município ao projeto. Será no dia 17 de setembro, às 15h, em formato virtual. A oficina é direcionada para secretários e dirigentes de mobilidade urbana. Para se inscrever, clique aqui.

Se seu município não participou de alguma etapa e deseja se engajar, basta acompanhar as atividades do Projeto AcessoCidades de acordo com o documento e participar das próximas, que serão divulgadas pelo portal e pelas redes sociais da FNP.

Projeto
O Projeto AcessoCidades é uma iniciativa entre FNP, Confocos e Anci (Brasil, Espanha e Itália), com cofinanciamento da União Europeia. O objetivo central do projeto é contribuir para qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução das desigualdades sociais, raciais e de gênero.

O AcessoCidades terá duração de três anos (entre 2021 e 2023) e quatro eixos de atuação: governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento.

A partir disso, será possível pensar na sustentabilidade financeira do serviço de transporte público, na inovação tecnológica para qualificação e eficiência no setor, na mobilidade ativa e na regulamentação do transporte individual por aplicativos, entre outros.

Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo e-mail: acesso.cidades@fnp.org.br

____

Os assuntos tratados neste texto estão localizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Saiba mais aqui.

Fonte: FNP

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos