spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO NONO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES...

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO NONO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O eixo Mobilidade foi pauta do programa que recebeu o Secretário de Planejamento Urbano da cidade de Joinville 

Na última terça-feira, 21/06, a Plataforma Connected Smart Cities trouxe mais um Evento Temático 2022 do Ranking CSC para discutir Mobilidade, tomando por base a cidade de Joinville (SC), representada por Marcel Virmond Vieira, Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável do município. Também participaram deste evento Haydée Svab, Secretária da subcomissão da ABNT/CEE-268 e Carlos Eduardo Souza, Responsável e-city da Enel X.

Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 05 de julho, com o eixo Economia.



Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban System e Correalizador do Connected Smart Cities, apresentou os indicadores do eixo Mobilidade, de acordo com estudos do Ranking CSC. Neste eixo, é avaliada a proporção de automóveis por habitantes; a idade média da frota de veículos; a relação de ônibus x automóveis; as ciclovias; o acesso ao aeroporto; o transporte rodoviário; os veículos de baixa emissão; o bilhete eletrônico para o transporte público; os semáforos inteligentes; outros modais de transporte coletivo e a taxa de mortes em acidentes de trânsito. Joinville ficou em 8o. lugar no eixo Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities de 2021. 

Marcel Virmond Vieira apresentou a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville com as políticas de desenvolvimento urbano, que visam o desenvolvimento sustentável da cidade. O objetivo da Secretaria, segundo o Secretário, é incentivar o intercâmbio educacional, cultural e o desenvolvimento econômico. Para subsidiar os estudos e o planejamento futuro do município, a prefeitura de Joinville contratou o consórcio Nipon que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Administração e Planejamento no desenvolvimento do plano viário, em atendimento ao disposto no Plano de Mobilidade Urbana com previsão de término ainda em 2022.

Hoje, em Joinville, há 604 milhões em investimentos, 33 km de corredores de ônibus, 87 km de rede cicloviária, 187 km2 de calçadas, 26 km de corredores logísticos, 95 km de vias qualificadas, 6 mil árvores plantadas e fluidez na mobilidade das zonas sul e norte. Segundo apresentação do Secretário, foram selecionados 23 trechos de vias em 16 bairros nas margens de rios, aproximadamente 21 km de qualificação urbana. O relatório de 2022 da Qualiônibus, grupo de benchmarking organizado pelo World Resources Institute, levantou que Joinville, até maio de 2022, transportou mais de 9 mil passageiros em mais de 540 mil viagens.   

“Joinville é conhecida por ser a cidade das bicicletas. A cidade é destaque nacional pela maior extensão em ciclovias e ciclofaixas do Brasil”, afirma Vieira. O telespectador Adelino Dias perguntou pelo canal interativo se não foi levantada a mobilidade por motocicletas. Willian Rigon respondeu que quando se vai para a ISO 37.120 de Indicadores de cidades sustentáveis, existe o indicador chamado de perfil, mas há a dificuldade de entender o valor, a ponderação e o consenso de saber se mais motocicletas por habitantes é positivo ou negativo, porque na verdade tem a ver com a dinâmica da cidade.

“Em 2009, incluímos pela primeira vez a pesquisa origem-destino com deslocamentos a pé. Isso foi muito importante para identificar, principalmente nos bairros de menor poder aquisitivo, esses deslocamentos que ultrapassam 50% e isso foi bem importante para se determinar a política de se pensar no acesso às calçadas, atendendo assim a maior parte da demanda com menos investimento, se comparado às obras de asfalto. As pesquisas são feitas a cada dez anos”, afirmou o Secretário. 

Para finalizar essa série, Carlos Eduardo de Souza trouxe as soluções da Enel X Brasil e afirmou que ‘as cidades e estados têm um papel fundamental na formação de um futuro sustentável para todos nós’. Nos próximos dias 23 a 25 de junho, quinta a sábado, a equipe Enel X estará presente para apresentar sua linha eletrificada de ônibus no Parque da Mobilidade Urbana, que acontece no Memorial da América Latina. A entrada é gratuita. 

Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.

Nos vemos na Economia!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos