spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosSAMPO HIETANEN, CEO E FUNDADOR DA MAAS GLOBAL E MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO...

SAMPO HIETANEN, CEO E FUNDADOR DA MAAS GLOBAL E MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (MDR) CONFIRMAM PRESENÇA NO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

A entrada ao evento que acontece no Memorial da América Latina, de 23 a 25 de junho, é gratuita. Confira como será a abertura e o que o visitante pode encontrar nos três dias do PMU 

“O número de carros particulares nas ruas aumentou junto com o padrão de vida e com a promessa da liberdade de ir e vir. Mas será que ter um carro é mesmo a única e a melhor opção para a mobilidade urbana?”provoca Sampo Hietanen, CEO e fundador da MaaS Global. Conhecido como o ‘pai’ do conceito de Mobilidade como Serviço, Hietanen confirmou sua participação (presencial) e será o Keynote Speaker da 1a.edição do Parque da Mobilidade Urbana, no dia 23 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Segundo o CEO, a Maas Global acredita que o Brasil pode dar um salto digital importante, pulando o estágio de propriedade do automóvel e levando os brasileiros para o patamar da Mobilidade como Serviço, em que os consumidores passam a ter poder de escolha frente às diversas oportunidades oferecidas, em um ecossistema de mobilidade integrado. “A Mobilidade Como Serviço melhoraria o bem-estar das pessoas, resolveria os problemas de tráfego das cidades e forneceria uma maneira eficiente de reduzir as emissões de CO2”, diz o fundador da MaaS Global.



Para somar na abertura do evento, Eleonora Pazos, Head of Latin America Office da UITP – União Internacional de Transporte Público – também confirmou presença. Sampo Hietanen comenta que quando visitou o Brasil, no início deste ano, percebeu que os brasileiros têm competências, capacidades técnicas e potencial de mercado muito maiores do que podem imaginar. “A MaaS Global está pronta para se aliar a outros players do segmento e ajudar a fazer a maior mudança na história dos transportes, desde que os carros se tornaram meios de locomoção prioritários. Por isso, é uma honra estar participando de um dos maiores eventos de mobilidade do país, ao lado de nomes relevantes para acelerar essa transformação. Estamos confiantes de que, juntos, podemos fornecer os melhores serviços para os clientes e fazer a diferença.”, conclui.

Ainda na abertura do PMU, têm presença confirmada Sandra Holanda, Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Na ocasião, será lançado o Guia Mobilidade Urbana e a agenda ambiental, social e de governança (ASG), colocando em pauta ‘Um Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável. 

Participam ainda da manhã de abertura, no primeiro dia de evento, Francisco Scroffa, Country Manager da Enel X Brasil, patrocinadora que apresenta o Parque da Mobilidade Urbana, para falar da importância da eletrificação do transporte público neste contexto; Jens Giersdorf, Management Head da TUMI – Transformative Urban Mobility Initiative trazendo informações sobre a cooperação internacional de acelerar a transição para mobilidade elétrica no Sul Global; Frederico Carneiro, Secretário Nacional de Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), além da Stellantis compartilhando o futuro do carro eco-friendly, tecnológico e autônomo e da participação de Daniel Guth, Diretor Executivo da Aliança Bike, trazendo a importância da micromobilidade e intermodalidade do deslocamento nas grandes cidades.

O evento

O Parque da Mobilidade Urbana também fará um inventário das emissões de CO2 durante os três dias e, posteriormente, se encarregará de compensar esses números. A neutralização de emissões de CO2 é feita através de créditos de carbono (RCE) e, a cada tonelada de CO2 não emitida ou reduzida à atmosfera, gera-se um crédito de carbono que pode ser comercializado no mercado.

O maior evento de mobilidade urbana sustentável, com entrada gratuita, parceria entre o Connected Smart Cities & Mobility e o Mobilidade Estadão, promove, entre os dias 23 a 25 de junho, a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

“A sustentabilidade é um dos pilares do Parque da Mobilidade Urbana”, afirma Paula Faria, idealizadora do evento e da plataforma Connected Smart Cities & Mobility. Além das ações diretas de sustentabilidade, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), em colaboração com diversos parceiros, programou:

  • Ações com drones – Em parceria com a Speedbird Aero, haverá a simulação de entrega do Ifood com drones. 
  • Ações com carros – Oportunidade de dirigir um carro elétrico com test drive, por meio do APP UCorp Mobilidade ESG. Somente os inscritos, previamente, poderão fazer o test drive com os carros elétricos disponíveis no evento. Para isso, é obrigatório fazer sua inscrição neste link.
  • Ações com motos e scooters – Test ride com diferentes marcas e modelos para você colocar o capacete e acelerar! 
  • Desafio Multimodal – Com o App Quicko, registre como chegou ao Memorial da América Latina utilizando diferentes modais, preferencialmente compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.  
  • Ações de bike – Com o Projeto Bike Arte, o Instituto Aromeiazero vai oferecer oficinas no local para ensinar adultos e crianças a pedalar, além de permitir fazer um test ride com bicicletas elétricas. 
  • Bike Anjo – Ainda falando de bicicletas, com a Bike Anjo, além do test ride e da oficina para aprender a pedalar, o visitante vai aprender sobre como se comportar e conduzir a bicicleta no trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, e ainda pode participar de uma oficina de Mecânica Básica para quem se locomove a duas rodas.
  • KM Solidário – O Km Solidário é um aplicativo para desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades do dia a dia em apoio financeiro para mais de 10 ONGs cadastradas.​ O Aromeiazero é uma das organizações e você pode ajudar o Aro doando quilômetros de atividades físicas diárias como: ciclismo, corrida, caminhada ou natação.  Então, que tal doar os KM rodados no trajeto para o PMU? Para começar a doar e colaborar, basta baixar o app gratuito na loja de aplicativos do seu celular e, após o download, fazer um cadastro rápido com um e-mail válido, escolhendo o Aromeiazero e selecionando sua atividade.

E para proporcionar a Experiência Intermodal, no sábado, 25 de junho, serão realizados os Roteiros dos Bondes para quem estiver pela vizinhança das estações República e Anhangabaú. O visitante pode se encontrar com um dos bondes e continuar da estação do Metrô até o trecho final no Memorial da América Latina.

Haverá duas saídas, uma pela manhã, às 9h, com previsão de chegada ao Memorial às 10h, e outra saída às 14h, com previsão de chegada às 15h. O Bonde (aglomerado de ciclistas) terá coordenação e monitoria exclusiva das Anjas da Bike Anjo, mas a participação é aberta ao público de todos os gêneros. Confira os trajetos por meio do site do PMU.

Waze Carpool

Se não anda de bicicleta, ainda será possível pegar uma carona com desconto, nos três dias do evento. Pegue uma carona para o PMU com usuários do Waze que estejam dirigindo para a mesma região e ganhe um desconto de R$2,00 em cada viagem, entrando pelo link.

O Parque da Mobilidade Urbana é uma das ações que vai compor a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, e da 1ª edição do CUAM – Connected Urban Air Mobility, entre os dias 04 e 05 de outubro, no Frei Caneca, em São Paulo.  

Programe-se e confirme sua presença!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos