spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaCURITIBA SE UNE A CIDADES DO SUL PARA FORMAR A TECHROAD, ROTA...

CURITIBA SE UNE A CIDADES DO SUL PARA FORMAR A TECHROAD, ROTA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul lançam o Techroad, programa de ações conjuntas para valorização, fortalecimento e atração de novos negócios de tecnologia e inovação 

As cidades de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul lançaram, na última quarta-feira, 04, o Techroad, programa de ações conjuntas para valorização, fortalecimento e atração de novos negócios de tecnologia e inovação para a região Sul do Brasil, bem como a atração de talentos e de investimentos privados e públicos para as cidades pertencentes a esta região.

A assinatura do acordo foi durante um painel do South Summit Brasil, evento internacional de inovação que ocorreu em Porto Alegre. “O Techroad pode ser chamado de uma inovação social, pois, se propõe a fazer com que as cidades que o compõem se abracem e realizem atividades conjuntas em favor de seus cidadãos”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que foi representado no evento pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.



“São cinco cidades inovadoras e com potencial para, juntas, transformarem a região sul no principal polo tecnológico do Brasil”, disse Cris Alessi no evento, ao lado dos prefeitos Topazio Neto, de Florianópolis; Sebastião Melo, de Porto Alegre; Adriano Silva, de Joinville; e Adiló Didomenico, de Caxias do Sul.

“A iniciativa da Techroad é fundamental para promover a ação conjunta e colaborativa dos potentes ecossistemas regionais. A troca de experiências, a articulação de esforços e a divulgação integrada contribuem para atrair talentos e negócios, desenvolvendo as cidades participantes e suas regiões”, disse Sebastião Melo.

“As cidades têm perfis inovadores e grande capacidade de mobilização. Podemos consolidar a rota de inovação do Sul”, afirmou Adiló Didomenico, de Caxias do Sul.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou que a capital catarinense tem a maior densidade de empresas de tecnologia por mil habitantes, seguida de São Paulo e Curitiba. “As capitais do Sul, mais Joinville e Caxias, estão sempre em destaque nos rankings nacionais e internacionais de inovação, empreendedorismo e tecnologia. Vamos nos unir para consolidar ainda mais o desenvolvimento da região, gerando empregos e crescimento econômico.”

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou que os três estados juntos possuem 2.887 das startups do país. “Cada vez mais o sucesso da economia tecnológica vem abrindo novos postos de trabalho, intensificando a demanda formativa e pela capacitação dos trabalhadores nos setores da tecnologia”.

MISSÃO

O Techroad tem como missão formar um polo macroregional de alto impacto para integrar e articular a atuação e as capacidades dos ambientes regionais de inovação mais importantes do sul do país, visando acelerar a formação e atração de talentos e investimentos; compartilhar ações, iniciativas e boas práticas; induzir e apoiar a multiplicação e qualificação dos negócios inovadores; desenvolver estratégias conjuntas de aceleração da inovação, atuando sinergicamente para divulgar e explorar o potencial dos atores de inovação no âmbito de influência das cidades.

Entre as estratégias estarão ações para acesso ao capital; integração de programas; compartilhamento de informações; programas de treinamento e educacionais; articulação de projetos estruturantes; benchmarking de gestão pública; integração do calendário de eventos; e missões conjuntas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GOVERNANÇA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos