spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosLEGADO DOS JETSONS SERÁ LEMBRADO NA PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA...

LEGADO DOS JETSONS SERÁ LEMBRADO NA PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA QUE FARÁ CONEXÃO COM ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE NO BRASIL

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Programação do evento, parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão, já está disponível no site. Objetivo é discutir o deslocamento das pessoas nas cidades   

A Família Jetsons vivia em um futuro automatizado desde 1962, quando entrou no ar o primeiro episódio, exibido no Brasil pela extinta TV Excelsior. Seria possível, a partir de meados do século 21, que o futuro da humanidade fosse com carros autônomos, rodovias compostas por painéis solares, táxi aéreo (eVtols), robôs como criados, drones fazendo delivery, e, com tudo isso, a conexão de uma mobilidade urbana disruptiva e, em paralelo, sustentável e ainda inclusiva?

Discutir esses temas, e pensar alternativas para um mundo melhor, é o objetivo do PMU (Parque da Mobilidade Urbana), que será realizado, entre os dias 23 a 25 de junho, pelo  Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Connected e Estadão se unem com o propósito de promover a conexão desse ecossistema, por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias para a mobilidade no Brasil e no mundo.  



Programação

Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. Para a Conferência, que começa no dia 23 de junho a partir das 10h, a programação traz para as mesas redondas:

  • Como superar as barreiras da infraestrutura e preço dos carros elétricos no Brasil?
  • Como mobilizar a sociedade a favor de um trânsito mais seguro? 
  • De que forma a mobilidade como um serviço está avançando no Brasil?
  • Mobilidade urbana no Brasil: como é se mover em São Paulo? 
  • Quais são as mudanças previstas na revisão do Marco Legal do Transporte Público Coletivo? 
  • Como vão funcionar as rodovias do futuro? 
  • Como os sistemas de transporte convencionais podem favorecer a mobilidade compartilhada? 
  • E quais são os caminhos para a construção de cidades diversas, inclusivas e democráticas?

  No dia 24, as conferências continuam trazendo à discussão:

  • Como popularizar a utilização dos carros elétricos no Brasil?
  • Como serão as entregas por drones no Brasil?
  • Qual é a contribuição do setor corporativo para fazer com que as pessoas optem por meios mais sustentáveis de transporte?
  • Você sabia que o transporte público colabora com a desigualdade social?
  • Qual o papel das empresas para a transição da mobilidade sustentável?
  • Quais são as mudanças no cenário da mobilidade urbana com a operação dos eVTOLs?
  • Qual é a solução para a logística nas grandes cidades?
  • Oráculo da mobilidade: teremos drones entregando encomendas em nossas casas?
  • Como promover a transformação da mobilidade ativa nas cidades?
  • Como utilizar indicadores e dados para o planejamento da mobilidade urbana?
  • Compromissos da Amobitec pela Nova Mobilidade
  • Oráculo da mobilidade 2: teremos veículos aéreos funcionando como táxi sobrevoando as cidades?

Além das Conferências, o PMU será dividido em diversos espaços estratégicos com atividades interativas. No Espaço Mobilidade Disruptiva serão compartilhadas experiências e discussões com uma arena montada no local para demonstrar como se utilizam os drones. O público presente também poderá viver a experiência de conhecer um veículo autônomo neste espaço, além de soltar a imaginação com a realidade virtual. 

Já no Espaço Mobilidade Sustentável, serão priorizadas as discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária, com exposição e test-drive de carros elétricos; e test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas.

Haverá ainda o Espaço Mobilidade Inclusiva, para discutir o acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Serão apresentados neste espaço os jovens participantes da websérie “Me dá uma chance” do Summit Mobilidade Urbana do Estadão. E o Espaço Logística Inteligente Urbana vai discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Também será apresentado o Espaço Experiência Multimodal, em que os participantes poderão se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo. Após publicarem no mural da experiência multimodal os meios que foram utilizados, ganharão, ao final do evento, um presente exclusivo da organização.

O Parque da Mobilidade é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos