spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosSÃO CAETANO DO SUL E CAMPO GRANDE ESTÃO ENTRE AS CIDADES QUE...

SÃO CAETANO DO SUL E CAMPO GRANDE ESTÃO ENTRE AS CIDADES QUE SE DESTACARAM EM SEGURANÇA E DISCUTEM OS INDICADORES DESTE EIXO, NESTA TERÇA-FEIRA, NO DEBATE DOS EVENTOS TEMÁTICOS DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Os encontros online acontecem quinzenalmente nas redes sociais do CSC e a participação é gratuita 

Nesta terça-feira, 26, a partir das 9h, será a vez de discutir o eixo Segurança nos debates dos eventos temáticos do Ranking Connected Smart Cities 2022. Representantes de governo e especialistas apresentam como os municípios estão se desenvolvendo neste eixo. Estão confirmadas as presenças de Lourival dos Santos Silva, Secretário Municipal de Segurança da Prefeitura de São Caetano do Sul (SP); Valério Azambuja, Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social da Prefeitura de Campo Grande (MS) – 1º CO – Centro Oeste Segurança; Melina Risso, Diretora de Pesquisa do Instituto Igarapé; Evandro Roveran, Sales District Manager na divisão Building Technologies da Robert Bosch Ltda e de Jonny Doin, Sócio e Consultor de Tecnologias de Quarta Revolução Industrial na SPIn Soluções Públicas Inteligentes.

São Caetano do Sul, 1º lugar em Segurança do Ranking CSC em 2021, conta com Centro de Controle e Operações e apresenta a taxa de homicídios de 7,4 para cada 100 mil habitantes, com a taxa de 3,7 mortes por acidente de trânsito, para o mesmo número de moradores. As despesas per capita, pagas com Segurança, é de R $303, 32 por pessoa, e são 325,4 policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito para cada 100 mil habitantes. Mesmo estando na liderança do Ranking, a cidade ainda não possui monitoramento de área de risco. 



A Secretaria Municipal de Segurança apoia a Polícia Militar e a Polícia Civil na manutenção da ordem e da segurança pública no âmbito de São Caetano do Sul, elaborando ações estratégicas de combate à criminalidade. Seus objetivos são manter o efetivo de Guarda Civil Municipal (GCM) disciplinado, treinado e obedecendo firmemente a legislação em vigor; assegurando a integridade das praças e parques municipais; planejando e operacionalizando a Defesa Civil do município; além de apoiar a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em ações relacionadas ao trânsito e ao transporte.

Já Campo Grande, embora tenha ranqueado em 9º lugar, possui área de monitoramento de risco, além do Centro de Controle e Operações. A taxa de homicídios é de 18,7 para cada 100 mil habitantes, e a taxa de mortes em acidentes de trânsito não ultrapassa 18,5. As despesas per capita, pagas com Segurança, são de R$59,54 por pessoa, e são 222,6 policiais e similares para cada 100 mil moradores.

Por meio dos órgãos de regime especial, a SEJUSP – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Campo Grande – administra a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria-Geral da Polícia Civil, e a Diretoria-Geral de Administração do Sistema Penitenciário. 

Outro participante do temático desta semana é o Instituto Igarapé, que tem por objetivo propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias,  comunicação e influência em políticas públicas. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados. Melina Risso, Diretora de Pesquisa do Instituto, afirma que “há um uso crescente da tecnologia em todos os setores da sociedade e em especial na segurança pública. São diversos os potenciais e benefícios, mas eles não são livres de risco. Por isso, a discussão sobre a adoção responsável de tecnologias com a participação de diferentes setores da sociedade é tão importante”, diz.

Os Eventos Temáticos do Ranking Connected Smart Cities 2022 acontecem até 02 de agosto, sempre a partir das 9h. Para acessar o calendário com a programação visite o site do evento. Acompanhe os debates, gratuitamente, pelas redes sociais do CSC (Facebook, YouTube, Linkedin). Para interagir com os participantes, inscreva-se neste link.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos