spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEmpreendedorismoCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO QUARTO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES...

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO QUARTO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O Eixo Empreendedorismo foi pauta do programa que recebeu especialistas da área e gestores das Secretarias Municipais

Na última terça-feira, 12/04, a Plataforma Connected Smart Cities trouxe mais um Evento Temático 2022 do Ranking CSC para discutir o empreendedorismo, tomando por base as cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Recife (PE) e São José dos Campos (SP). Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 26 de abril, com o eixo Segurança.

Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, e pesquisador responsável pelo Ranking CSC, apresentou os 5 indicadores de empreendedorismo: o crescimento das empresas de tecnologia, crescimento das empresas de economia criativa, número de MEIs, e espaços de inovação (como as incubadoras e os pólos tecnológicos).



Letícia Wolf Justus, Coordenadora do Espaço Empreendedor da Prefeitura de Curitiba e do Programa Curitiba Empreendedora, comentou que a prefeitura da capital paranaense reuniu os stakeholders do ecossistema de empreendedorismo para desenharem o Vale do Pinhão (movimento do ecossistema de inovação para promover ações de cidades inteligentes), com a missão de recuperar o DNA inovador de Curitiba. O trabalho se expandiu à toda cidade, sendo reestruturado em 5 pilares: 

  • Legislação e incentivo: onde foram revistas as leis e incentivos fiscais para atrair novas empresas de tecnologia e inovação como o Tecnoparque e o ISS Tecnológico (que oferece desconto de 5% de ISS para quem investe em tecnologia e inovação na cidade); a Lei e Conselho de Inovação (com atuação do poder público na área de inovação), o Decreto 5G para implantação dessa tecnologia; e o Fundo de Aval Garantidor (com garantia de empréstimos em instituições financeiras).
  • Reurbanização e Sustentabilidade: ocupação dos espaços urbanos para economia criativa e de inovação; Novos Modais Compartilhados de Transporte; e Novas Energias (com adoção de novas fontes energéticas).  
  • Tecnologia: eGovernment | Governo Inteligente (com participação do cidadão); e Tecnologia Mobile (com Curitiba App, Saúde Já, e Nota Curitibana).  
  • Integração e Articulação do Ecossistema: apoio ao ecossistema Vale do Pinhão; Paiol Digital (com fórum de cases de sucesso); Conexões Vale do Pinhão; Business Round (com rodadas de negócios); além de outros eventos e workshops gratuitos.
  • Educação e Empreendedorismo: onde estão inseridos os programas do Bom Negócio Vale do Pinhão (com formação empreendedora); Empreendedora Curitibana (criado por mulheres); Espaço Empreendedor (atendimento aos MEIs); Worktiba (coworkings públicos); 1o. Empregotech (curso de programação para jovens); e o Fablab (fabricação por prototipagem).

“Com a pandemia da Covid-19, e a crise causada a partir de março de 2020, a prefeitura de Curitiba reforçou sua rede de proteção social e lançou o Programa de Retomada Econômica beneficiando quem mais precisa, com respaldo nos pilares da economia, proteção social e segurança alimentar”, afirmou Letícia Justus.

Willington Feitosa, Coordenador de Cidade Inteligente da Prefeitura do Rio de Janeiro, afirma que “o carioca também tem essa cultura empreendedora de inovação”. Feitosa diz que “inspirado na economia criativa, o empreendedorismo é uma grande força para a retomada do crescimento econômico e de inclusão social no Rio de Janeiro”. São 8 parques tecnológicos, 15 incubadoras, crescimento das empresas de economia criativa, e crescimento das micro-empresas individuais. Quanto ao crescimento das empresas de tecnologia, houve uma queda na capital de -2,85%. Por este motivo, a Prefeitura intensificou as ações para atrair essas empresas com o Crédito Carioca; a PL da Liberdade Econômica (que simplifica regras de abertura de novos negócios); o Porto Maravalley (para revitalizar a região central); o Laboratório de Inovação Ideia.Rio (para formação de programadores); e o Sandbox Regulatório. 

“As metas são reduzir a taxa anual de desemprego, fortalecer a economia, tornar o Rio a melhor cidade da América Latina para abertura de empresas, e atrair a criação de 400 novas startups”, comenta o coordenador. 

Gelisa Bosi, Secretária Executiva de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura do Recife, afirmou que a cidade está na Rota do Futuro. A capital pernambucana possui um Hub de tecnologia com o Porto Digital (Parque Tecnológico da cidade pernambucana), e a Politec (instituição de ensino superior privada). O crescimento do número de empresas continua, segundo a secretária. Na área do parque tecnológico, houve redução de 5% para 2% do ISS, e o faturamento das empresas de TIC alcançou R$ 3,5 bilhões.

“Recife é a maior cidade com estudantes de TI e, até 2024, o objetivo é que a cidade esteja bem posicionada na educação e segurança cidadã. Temos o escritório de parcerias inovadoras com as universidades, e o embarque digital. Também o Investe Recife para trabalhar a melhoria de negócios e o canal de investimento com políticas públicas baseada em evidências”, disse Gelisa. 

De acordo com Bosi, são 16.817 inscritos no CredPop (programa de crédito popular do Recife) pelo Conecta Recife. Além disso, “a Secretaria visita as comunidades e faz mutirão oferecendo crédito”, de acordo com a secretária. A capital nordestina também apresentou o Recife Parcerias e o Recentro para revitalizar o centro da cidade, além do projeto do Parque Capibaribe que prevê um sistema de parques integrados ao longo de 15km em cada margem do rio Capibaribe. 

Marcelo Nunes, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PqTec – Parque Tecnológico de São José dos Campos, disse que os principais programas de empreendedorismo do PqTec são o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o Colméia (integração universidade x empresa), o Empreenda On, os Laboratórios Compartilhados, a Internacionalização, o Distrito de Inovação, o Escritório de Negócios, e o Nexus Corp (um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas com investidores e instituições de ensino).

“A Nexus é uma plataforma de inovação para empresas residentes no parque. Toda empresa que entra é via edital de chamamento com diversos níveis. São 6 meses pelo Nexus Lab para a empresa ter a certeza que o novo produto tem desenvolvimento. As inscrições para o BATCH 019 estão abertas, até o dia 09 de maio, para novas startups participarem do processo seletivo, disse Nunes.

O Subsecretário Municipal da SEMTEPI de Manaus – Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Gustavo Igrejas, afirma que a secretaria de desenvolvimento vai além de implantar as ações de uma cidade inteligente. O Casarão da Inovação Cassina, segundo Igrejas, faz, hoje, 3.400 atendimentos no coworking com 208 eventos já realizados, atingindo mais de 10 mil pessoas e possibilitando startups de Manaus para o crescimento empresarial. Outro espaço existente na capital amazonense é o Proinfe (programa de incentivos fiscais e extrafiscais para criação e fomento do Polo Digital de Manaus). “Temos ainda o Instituto Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento, que usa os recursos destinados aos institutos públicos (Lei 8.387/91) para trazer inovação para Manaus, incluindo o apoio às startups e a implantação das smart cities. Além disso, o município conta com o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, para recuperar o escoamento do recebimento de insumos e entregas de mercadorias, ajudando os empreendedores rurais e as cooperativas”, comenta Gustavo.

O artesanato e economia solidária, de acordo com o subsecretário, fomenta o cadastro de artesãos, colocando as feiras próximas às empresas do distrito industrial para criar oportunidade de geração de renda. Além disso, Igrejas afirma que há investimentos sendo feitos como o local Casa de Praia onde será construído uma central de artesanato e um Duty Free para atrair os turistas em Manaus.

Iara Negreiros, Consultora Associada da Spin Soluções Inteligentes e Doutora da Escola Politécnica da USP e ABNT/CEE-268 de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, disse que é difícil medir inovação nas cidades. Os indicadores do Ranking Connected Smart Cities atendem melhor nesta medição da inovação tecnológica, de acordo com Negreiros. As patentes (concessão pública conferida pelo estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação), presentes na ISO 37120, não são um bom indicador para medir o progresso tecnológico das cidades, segundo Letícia Justus. “Acho bem importante medir através dos indicadores, como em Curitiba é feito com a redução do ISS, e conseguimos ver na prática onde está sendo aplicada essa verba”, comenta.

Willington Feitosa disse que, “estudando mais sobre os indicadores, há um cruzamento e um complemento desses índices que faz com se abra o leque de ação, estando mais próximos ao público que se quer atingir. Os indicadores nos permitem entregar mais ações para a comunidade de camadas mais baixas, com população mais numerosa”, complementa.

 Já Gelisa Bosi diz que concorda com patentes, mas que é preciso achar uma forma de medir soluções para cidades como desafios públicos. “O resultado de fato é o que é mais importante. No turismo, por exemplo, queremos direcionar roteiros para o eixo de saúde. Pernambuco é o único Estado que possui um Cluster de Turismo de Saúde, o Pernambuco Healthcare, que reúne trade turístico, entidades de saúde, empresas privadas e governo para apoio e desenvolvimento de ações voltadas para o setor”, afirmou.

Marcelo Nunes comentou sobre São José dos Campos: “Temos patentes que não gerou recurso algum e, com relação ao turismo, queremos levar a tecnologia para dentro da questão turística, com suporte em relação ao clima (evitando desastres naturais). No estado de SP, estamos trabalhando em um case com a Aprecesp – Associação das Estâncias Turísticas do Estado de SP, oferecendo em consórcio soluções ao turismo”,disse.

Gustavo Igrejas comentou que é muito importante ter os dados dos indicadores em mãos, mas sem perder a humanização para que ações possam, efetivamente, chegar à sociedade. “Todas as nossas ações aqui são voltadas no turismo para fomentar o empreendedorismo neste setor”, afirmou.

Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos