spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA QUALIDADE DE VIDA

Atilio Rulli
Atilio Rulli
Vice-Presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, com contribuição significativa na construção de parcerias que alavancam a transformação digital no Brasil. O executivo já atuou como gestor de Rede e Data Center da Prodam – SP, passando por multinacionais como Cabletron, Enterasys e CISCO, onde foi responsável pela área de Diretorias Regionais de Vendas.

Empregar a tecnologia para promover a qualidade de vida das pessoas, melhorando a eficiência em suas atividades cotidianas, é a ideia central em torno do conceito das cidades inteligentes.

Quando imaginamos as cidades inteligentes, uma série de benefícios nos vêm à cabeça. Melhoria da mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, redução de desperdícios, menos poluição ambiental e sonora, exploração de energias limpas, de recursos renováveis e preservação do meio ambiente são algumas dessas potenciais conquistas. Empregar a tecnologia para promover a qualidade de vida das pessoas, melhorando a eficiência em suas atividades cotidianas, é a ideia central em torno do conceito das cidades inteligentes. E isso já começa a se tornar uma realidade para os brasileiros com a chegada do 5G, novidade tecnológica que vai possibilitar a efetivação desses projetos.

As redes 5G, que este ano já começam a ser implantadas nas capitais brasileiras, também foram protagonistas no Mobile World Congress (MWC), maior evento de tecnologia móvel do mundo, que acontece anualmente em Barcelona (Espanha). A edição 2022, que mais uma vez pude acompanhar presencialmente, reafirmou a importância dessa tecnologia, que oferece altas velocidades e baixa latência no tráfego de dados. O 5G vai permitir a utilização de centenas de sensores e aplicações, facilitando a implementação de projetos nas áreas de educação, saúde, transporte e segurança pública, tornando as cidades mais justas e eficientes. Ruas conectadas, semáforos que podem se ajustar para regular o fluxo dos carros e evitar engarrafamentos são alguns desses exemplos. Também se falou muito na questão de como o 5G vai mudar a vida das pessoas e principalmente dos mundos corporativo e industrial.



Além dos grandes temas, em eventos como o MWC também gosto de prestar atenção às novas tendências que vão construir o nosso futuro. A conectividade cada vez mais estável é uma dessas novidades, assim com o uso massivo de armazenamento em nuvem, uma das tecnologias que suportam as camadas de infraestrutura das cidades inteligentes, tanto pelo setor público quanto pelo privado.

Vale destacar o Fiber Wireless Access (FWA) e o Fiber to the Room (FTTR), esta última uma solução de fibra ótica de baixo custo para as residências, que permite, por exemplo, conexão estável em todos os cômodos. Esta tecnologia também poderá ser aplicada em repartições públicas, facilitando a implementação de diversos serviços para as cidades inteligentes. Com essas novas formas de infraestrutura de conectividade disponíveis, será muito mais rápido implementar projetos que estavam reprimidos justamente por limitações tecnológicas.

Aproveito ainda para citar outras tendências que observei, dessa vez voltadas aos indivíduos, e que prometem impactar diretamente a rotina das pessoas. A entrada no pavilhão que sediou o MWC era realizada por meio de identificação facial ou badge virtual, acessado diretamente pelo celular de cada visitante, evitando a formação de qualquer tipo de fila. Considerando que o público estimado foi de aproximadamente 60 mil pessoas em 4 dias, podemos imaginar mega eventos culturais e esportivos sem filas no futuro.

Outras aplicações que me chamaram a atenção foram as que utilizam Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (VA), tecnologias que têm potencial de se tornarem grandes geradoras de receita para diversos setores da economia. A rede 5G pode suportar vários modelos de utilização, melhorando as condições para renderização em tempo real para vídeos imersivos, otimização dos tempos de download e configuração.

No MWC, conheci também um museu virtual, que pode receber visitantes de qualquer lugar do planeta e tornar a arte mais acessível; entrei em um provador de roupas virtual, que aproxima a experiência de compra ao vivo à compra on-line integrando recursos de RA, com claros benefícios ao e-commerce; e fui apresentado a casos de gamificação em shoppings, onde os consumidores podem resgatar cupons e recompensas em aplicativos de jogos que utilizam RV e RA, o que torna a experiência de compra mais divertida, com enorme potencial de alavancar as vendas. São tecnologias muito recentes, antes restritas aos filmes de ficção científica, mas cujas possibilidades de uso vão muito além do que imaginamos hoje e estão cada vez mais perto de se tornarem corriqueiras.

À medida em que o 5G começar a ser implementado nas grandes cidades brasileiras, vamos ter a oportunidade de experimentar e vivenciar todos os benefícios que esse novo padrão de conectividade trará para as pessoas. O futuro está próximo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos