spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeOPEN DELIVERY: UM ALERTA À MOBILIDADE

OPEN DELIVERY: UM ALERTA À MOBILIDADE

Denis Lopardo
Denis Lopardo
Founder e CEO da BDOO SMART MOBILITY Seu portfólio inclui fundação da 1ª startup de micromobilidade elétrica do Brasil, 1º case mundial de micromobilidade aplicada ao B2B delivery (iFood), integração bicicletários ao metrô (CCR Mobilidade), interconectividade apps/wallets (AutoPass, TicketLog), projetos de micro-fulfillment centers e discussões regulatórias.

O Open Delivery facilitará o relacionamento do restaurante com os softwares de gestão, fluxo e produção de pedidos, e acionará automaticamente o entregador para que o cliente receba a sua refeição na hora combinada e sem complicações.

Vem aí uma padronização sistêmica que reduzirá substancialmente a burocracia e a complexidade das integrações entre os players do ecossistema de delivery, que facilitará a entrada de milhões de novos restaurantes no mundo do e-commerce e que exigirá um novo olhar sobre a mobilidade.

Assim como o Open Banking facilita o acesso da população a diferentes produtos de múltiplos bancos, o Open Delivery segue a mesma linha facilitando a vida dos donos dos restaurantes.



De forma resumida, o Open Delivery facilitará o relacionamento do restaurante com os softwares de gestão, fluxo e produção de pedidos, e acionará automaticamente o entregador para que o cliente receba a sua refeição na hora combinada e sem complicações.

A pandemia evidenciou algo muito sensível e que você, que simplesmente escolhe um prato em um APP conhecido, talvez nem faça ideia do que acontece do pedido à entrega. Recentemente a Bdoo Smart Mobility, startup de tecnologia que também participa do Open Delivery, conectando serviços de logística, conduziu uma centena de entrevistas com donos de restaurantes, dos pequenos de bairro até os grandes localizados em nos centros urbanos e duas palavras se repetiram sobre o tema delivery: difícil e caro.

Difícil porque as mais diversas tecnologias disponíveis para restaurantes não se conversam (marketplaces, APPs, sistemas de PDV e operação logística) e caro porque para cada um dos sistemas há taxas ou mensalidades, “e pior, para coordenar a entrega final eu preciso ter alguém só para ficar buscando entregadores de forma manual”, disse dono de um restaurante.

É exatamente neste último item que a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta um dos maiores desafios: a perna de integração logística. Embora existam muitas empresas de entregas expressas, ou mesmo entregadores MEI disponíveis no mercado, os desafios da integração ainda são bastante significativos em um ambiente ainda pouco digitalizado. 

Outro ponto importante a ser verificado é a busca pelo equilíbrio entre a quantidade de pedidos e a quantidade de entregadores disponíveis para atender essa demanda.  Se em regiões como os grandes centros já encontramos um certo desequilíbrio, imagine agora o que acontece em um bairro mais afastado ou mesmo em uma cidade menor.  Não é raro ver o próprio dono do restaurante fazendo entregas, enquanto deveria estar preocupado com a preparação do pedido na cozinha.

Temos a certeza de que a demanda por delivery não vai faltar, mas como garantir que os pilares de geração de pedidos e entregadores disponíveis cresçam na mesma velocidade? Como proporcionar dignidade aos entregadores para que não fiquem parados nas calçadas? Como garantir que a batata frita chegue crocante na sua casa? Como reduzir o impacto no custo de uma pizza delivery para que o consumidor consuma ainda mais?

Todas essas questões têm a ver com a mobilidade, de coisas e de pessoas, e felizmente já há Startups focadas em iniciativas para a inclusão e a propulsão deste universo chamado logística urbana, para que o Open Delivery revolucione todas as frentes simultaneamente de forma sustentável.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos