spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesUBERLÂNDIA É A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A INICIAR OPERAÇÃO DO 5G

UBERLÂNDIA É A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A INICIAR OPERAÇÃO DO 5G

Em solenidade na Prefeitura de Uberlândia, Algar Telecom dá início, na última quarta-feira (15/12), à operação da nova tecnologia de forma simultânea junto a Uberaba e Franca

A cidade de Uberlândia entra para a história como a primeira cidade do Brasil, junto a Uberaba e Franca, no interior do estado de São Paulo, a iniciar as operações da tecnologia 5G. O anúncio foi feito na última quarta-feira (15/12) em evento realizado na Prefeitura de Uberlândia, com a participação do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o vice-presidente de negócios da Algar Telecom, Osvaldo Carrijo.

A tecnologia de quinta geração vem sendo amplamente discutida por todo o mundo. Na prática, os moradores da cidade que tiverem celulares compatíveis com a nova tecnologia vão ter uma velocidade de navegação até 40 vezes mais rápida do que a do atual 4G. Permitindo, ainda, mais usuários conectados sem perda de qualidade.



“A possibilidade de o povo de Uberlândia ter acesso à essa tecnologia de forma tão rápida foi resultado de um trabalho que o nosso governo vem fazendo desde a minha primeira gestão, que teve início lá em 2007. São muitos anos de empenho, para que os frutos pudessem ser colhidos agora”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

O anúncio do lançamento aconteceu em uma reunião entre o prefeito e representantes da Algar Telecom, empresa que, junto à Anatel e ao Governo Federal, arremataram os lotes que atenderão Uberlândia. Com o início das atividades, 22 bairros da cidade passaram a contar com a nova tecnologia, oferecendo à população um grande aumento de possibilidades de conexões.

“A Algar Telecom tem mais de 30 anos de experiência em telefonia móvel, sempre oferecemos acesso aos mais inovadores e modernos serviços de telecomunicações nas cidades onde atuamos e foi por isso que empenhamos todos os esforços em disponibilizar o 5G o mais breve possível. Podemos dizer que hoje é o início de uma mudança relevante na forma como nossos clientes irão se conectar entre si e com as coisas”, comemora Márcio De Jesus, vice-presidente ServC da Algar Telecom.

O leilão do 5G às operadoras no Brasil aconteceu no dia 5 de novembro, e, desde então, o Município começou com a preparação para garantir que a novidade tecnológica fosse implantada de imediato na cidade, uma vez que não havia impeditivos no que se refere à instalação de antenas e outros equipamentos tecnológicos dentro da legislação local, como, por exemplo, a de Uso e Ocupação do Solo (Lei 525/2011).

Sempre à frente

Ao tratar em sua página oficial sobre as ações regulatórias no setor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também destaca Uberlândia como único exemplo de Minas Gerais entre os municípios com legislação aderente às melhores práticas para expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Ao lado de Uberlândia, figuram cidades como Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Brasília (DF) e Campo dos Goytacazes (RJ). No entanto, o polo logístico do Brasil Central se sobressai pelo pioneirismo.

Enquanto nos demais municípios a desburocratização do setor é fruto de legislação recente, em Uberlândia o atual cenário foi antecipado há 10 anos. Durante a gestão 2007-2012 à frente da Prefeitura, Odelmo Leão revogou a lei municipal 7.904, de dezembro de 2001.

A revogação (lei 10.783/2011) resultou da visão do Executivo de que a norma até então em vigor dificultava a ampliação do setor de telecomunicações. Além disso, apontou que a cidade se guiasse sobretudo pelas normativas federais, já que, além da cidade, o país já possuía legislações atualizadas de regulamentação e fiscalização desse tipo de serviço.

Confira os bairros já contemplados pela nova tecnologia:

Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Monica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE CIDADES

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos