spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeENTRAMOS NA ERA DA MOBILIDADE SUPERDOTADA

ENTRAMOS NA ERA DA MOBILIDADE SUPERDOTADA

Denis Lopardo
Denis Lopardo
Founder e CEO da BDOO SMART MOBILITY Seu portfólio inclui fundação da 1ª startup de micromobilidade elétrica do Brasil, 1º case mundial de micromobilidade aplicada ao B2B delivery (iFood), integração bicicletários ao metrô (CCR Mobilidade), interconectividade apps/wallets (AutoPass, TicketLog), projetos de micro-fulfillment centers e discussões regulatórias.

A Mobilidade Superdotada passa a capturar, mapear, influenciar, sugerir, prever e antecipar respostas não somente sobre aquilo que está sob a sua responsabilidade individual, mas também sobre tudo o que está relacionado a você, seu entorno, o ambiente coletivo.

Veículos autônomos e que voam, portas e cancelas que se abrem sem a necessidade de tocar em nada, meios de pagamento dentro do smartphone, aplicativos para tudo que é gosto ou necessidade de locomoção e tantas outras coisas que conhecemos e que estão sendo desenvolvidas fazem parte do já conhecido ecossistema da Mobilidade Inteligente. 

E então o 5G chegou no Brasil! O sistema de quinta geração para transmissão, o mais moderno já desenvolvido, reduz a latência de transmissão de dados, proporcionando a hiper-ultra-interconexão entre máquinas em tempo real. A Mobilidade não é somente Inteligente, com o 5G a Mobilidade se torna Superdotada.



Se as soluções de Mobilidade Inteligente estão diretamente associadas às jornadas das pessoas e coisas, ao aumentar a conectividade e tempo de resposta, a Mobilidade Superdotada passa a capturar, mapear, influenciar, sugerir, prever e antecipar respostas não somente sobre aquilo que está sob a sua responsabilidade individual, mas também sobre tudo o que está relacionado a você, seu entorno, o ambiente coletivo.

Um exemplo simples: Os carros de hoje estão embarcados com tecnologias que evitam acidentes, tais como piloto automático, sistemas de frenagem inteligentes, sensores de sono, entre outros que preservam a vida de quem está dentro do veículo e de pessoas que estão nos veículos da frente ou mesmo pedestres próximos. Com o 5G, os equipamentos conversarão de tal forma que a ação de um motorista, ciclista ou pedestre desatento não implicará em desastres, simplesmente porque os equipamentos, veículos, celulares e semáforos em rede, de forma preditiva e coordenada, acionarão seus sistemas automaticamente evitando qualquer tipo de ocorrência. Agora imagine o seu celular ou um chip na sua própria roupa emitindo algum tipo de alerta para você não pisar na faixa naquele exato momento, pois um veículo está se aproximando em alta velocidade e ainda está fora do seu campo de visão. Isso só pode acontecer com o 5G e sua velocidade 100 vezes mais rápida do que sentimos hoje.

 Até aqui foi fácil entender como o aumento de performance e confiabilidade podem deixar nossas vidas ainda mais fáceis, fluidas , seguras e simples, mas existem desafios importantes que precisam ser tratados para tornar o 5G relevante para todos.

Iniciativas relacionadas a infraestrutura, regulações, arbitrariedade e limites éticos de uso de dados já estão endereçadas e certamente acompanharão essa nova Era, mas como toda tecnologia que encanta, para que a Era da Mobilidade Superdotada seja efetivamente mágica, nós seres humanos precisaremos utilizar mecanismos básicos para democratizar, gerar inclusão e acessibilidade. Esses mecanismos atemporais se chamam empatia, vontade e ação, e isso o 5G ainda não resolve!

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos