spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologia5G: A CONEXÃO COM O FUTURO COMEÇOU

5G: A CONEXÃO COM O FUTURO COMEÇOU

Confira a entrevista exclusiva de Carlos Baigorri, conselheiro da Anatel, para a KPMG

“O leilão do 5G foi um sucesso em todas as perspectivas e um marco na dinâmica concorrencial no mercado de telecomunicações para os próximos anos, com a entrada dos operadores regionais e um novo player em âmbito nacional”, destacou Carlos Baigorri, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e relator do edital do 5G, em entrevista exclusiva para a série “5G: a conexão com o futuro”, da KPMG. O conselheiro da Anatel conversou com Márcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil, sobre os resultados do leilão e as perspectivas para a aplicação da tecnologia no país.

Carlos Baigorri explicou que os vencedores dos lotes nacionais do leilão têm um cronograma de metas de cobertura para levar o 5G para todos os municípios com mais de 30 mil habitantes nos próximos anos. Já para os municípios com menos habitantes, a cobertura fica por conta dos vencedores dos lotes regionais. O 5G é uma plataforma de desenvolvimento econômico e inovação que irá criar a base para novas oportunidades, mas, para isso é preciso construir soluções tecnológicas específicas para cada setor. Entre as obrigações das operadoras, vale destacar a construção de uma rede na região Norte, levar fibra ótica para os municípios e ativar a faixa de frequência destinada a garantir a conexão nas escolas públicas para expandir o potencial da educação.



“Espero que daqui a alguns anos possamos olhar, por exemplo, para o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos de Educação, onde nós hoje não estamos tão bem colocados e, que os efeitos benéficos do leilão e do 5G, com todo seu impacto social, possam se refletir na educação das nossas crianças. Que a gente consiga elevar a nossa posição no ranking e levar educação, impacto social e desenvolvimento econômico para essas regiões inóspitas que hoje estão um pouco esquecidas por estarem à margem do mundo digital”, destacou Márcio Kanamaru, da KPMG.

“É o começo de uma nova etapa de uma longa jornada”, comentou Carlos Baigorri. “Existem desafios regulatórios e de infraestrutura pela frente, e o papel da Anatel é garantir que todos os compromissos previstos no edital do leilão sejam cumprimos”, disse.

A entrevista está disponível na íntegra no link .

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos